Família > Agenda Família > Exposições

Exposição a vida dos soldados portugueses numa trincheira

Exposição vida soldados portugueses numa trincheira

ATÉ 2018 – Está permanentemente patente no Museu do Combatente em Lisboa uma exposição sobre a vida dos soldados portugueses numa trincheira da I Guerra Mundial, até 2018.

A exposição surge no âmbito da evocação nacional do primeiro centenário da “Grande Guerra” que decorrerá ao longo do período 2014-2018.

Ao entrar neste espectáculo temático ficará frente a frente com os heróicos soldados portugueses que participaram na Primeira Guerra Mundial, estará retratada de forma realista a vida nas Trincheiras, onde os soldados passavam longos períodos de tempo, apenas a um passo entre a vida e a morte. 

Não se trata de uma exposição documental, mas sim um espectáculo temático único em Portugal, utilizando cenários reais e figuras híper realistas, onde se simulam com grande realismo não só os interiores da trincheira, mas também um verdadeiro cenário de guerra, na chamada terra de ninguém, que inclui rebentamentos de bombas, incêndios, explosões, tiros das várias armas utilizadas, tudo isto recorrendo a vários equipamentos de efeitos especiais de luz e som, habitualmente utilizados no cinema.

As figuras realistas são apresentadas em várias cenas que retratam com rigor a vida quotidiana dos soldados no interior de uma trincheira, como dormiam, como se alimentavam, como eram tratados os feridos, como tratavam da sua higiene, os poucos momentos de descanso e lazer, até à simulação de um verdadeiro cenário de guerra, na terra de ninguém, com a saída da trincheira para um ataque ao inimigo.

Finalmente uma cena onde é retratado o final da Guerra (Armistício)

Os figurinos (fardamentos, acessórios, armamento, adereços e cenários) são o resultado de uma rigorosa investigação.

A sequência das cenas e efeitos especiais de luz e som são controlados por computador, utilizando-se as tecnologias e equipamentos de efeitos especiais mais avançadas para a produção de museus temáticos, o que resulta no mais absoluto realismo, com uma qualidade só comparável com os melhores museus e espectáculos temáticos do mundo com especial atenção ao detalhe.

  • Preço: 4€ (adultos);3€ (crianças )