Montra FESTinha: o FESTin para crianças - Pumpkin.pt

Montra FESTinha: o FESTin para crianças

Evento expirado
Festin 2023

A Mostra FESTinha, para crianças de 5 a 10 anos, é parte integrante da programação da 14ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa e traz 3 filmes a não perder. 

Na Mostra FESTinha de 2023 serão exibidos três filmes: “Chef Jack, o Cozinheiro Aventureiro” (Brasil, 2022, realização Guilherme Fiuza Zenha), “A Fita Cor-de-rosa” (Cabo Verde, 2022, Mon de Anjo) e “Caiçara” (Brasil, 2022, Oskar Metsavaht).

No final da sessão, as crianças vão eleger com votação em papel o filme de que mais gostaram. O vencedor recebe o Prémio Pessoa de Melhor Filme Infantil.


Chef Jack, o Cozinheiro Aventureiro” – 1 de julho, às 15h, Cinema São Jorge, sala 3.

A Fita Cor-de-rosa” – 1 de julho, às 17h30, Cinema São Jorge, sala 3.

Caiçara” – 4 de julho, às 19h15, Cinema Ideal.

“Chef Jack, o Cozinheiro Aventureiro”

Brasil, 2022, 75 min., Aventura, Livre| Leg. PT

  • Realização:: Guilherme Fiuza Zenha
  • Produção: Immagini Animation Studios Brasil Ltda
  • Montagem / Edição: João Marinho
  • Produtor Executivo: Luiz Fernando de Alencar e Giordano Becheleni
  • Diretor de Produção: Andressa Nowasyk
  • Guionista: Artur Costa / Matheus B. Oliveira / Roger Keesse
  • Diretor de Arte: Sarah Guedes

Elenco: Danton Mello, Rodrigo Waschburger, Tásia D’Paula, Renan Rammé, Cecília Fernandes, Álvaro RosaCosta, Ana Laura Salles, Rejane Faria, Carlos Magno Ribeiro, Cíntia Ferrer, Cecília Fernandes, Guilherme Briggs, Guilherme Mello, Marisa Rotenberg, Renata Corrêa, Rodrigo Waschburger, Giordano Becheleni

Sinopse: É uma animação de aventura que conta a história de Jack, um cara de bom coração, mas com uma pitada de excesso de confiança. Ele é um dos prodígios da Culinária de Aventura e viaja o mundo todo atrás dos ingredientes mais raros para completar suas receitas únicas. Contudo, as coisas azedam para o lado de Jack após cometer um grave erro em um prato e sua reputação vira uma piada. Para dar a volta por cima e provar para o mundo inteiro que ele ainda é o maior chef aventureiro da atualidade, ele só tem uma saída, participar da maior competição de culinária de aventura do mundo: a Convergência de Sabores! O que Jack pensava ser uma tarefa fácil, acaba se tornando um grande desafio e ele terá que aprender a trabalhar em equipe com o novato pouco confiante, o sonhador Leonard. Será que Jack vai conseguir deixar o orgulho de lado e, junto com Leonard, ganhar a competição? .

Biografia do Realizador: Guilherme Fiuza Zenha atua no setor audiovisual há mais de 25 anos. Como produtor e assistente de direção, trabalhou ao lado dos diretores Tizuka Yamasaki, Sylvio Back, Sergio Machado, Helvécio Ratton e Nelson Pereira dos Santos. Em 2014, foi o diretor e um dos roteiristas e produtores responsáveis por levar “O Menino no Espelho”, de Fernando Sabino, para telas de cinema e televisão ao redor do mundo. O filme se tornou sucesso de crítica no Brasil e exterior, sendo comercializado para 16 países da Ásia e Europa. Nos últimos anos, atuou como parecerista em diversos editais pelo Brasil e dirigiu as séries “Cientistas Brasileiros” e “Minha Família É”, para a TV Pública e o longa de animação “Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro”. Seu trabalho mais recente é a série em animação “Cosmo – O Cosmonauta”, na qual atua como diretor e produtor.

Prêmios:  ANIMATION STUDIO FESTIVAL (PARIS) 2022– Melhor FIlme

“A Fita Cor-de-rosa”

Cabo Verde, 2022, 16 min., Animação | Leg. EN

  • Realização: Mon de Anjo
  • Produção: JOVEMTUDO Cabo Verde
  • Montagem / Edição: Mano Preto
  • Produtor Executivo: Dai Varela
  • Diretor de Produção: Odair Varela
  • Guionista: Dai Varela
  • Diretor de Fotografia: Mon de Anjo
  • Diretor de Arte: Mon de Anjo

Elenco: Daniel Medina, Mirtó Veríssimo e Éder Xavier

Sinopse: No tempo em que se descobriam novas terras, a gata Li Rau Mau-Mau reina na nossa ilhota deserta com apenas dois desejos: um amor para partilhar seu reino e caçar o pombo cheio de cores, Li-Bai, o Pombo Pomposo. Agora conseguiu realizar o segundo desejo, porém antes de o devorar, o pombo promete-lhe que se o deixar partir iria voltar com um companheiro para amar. Trato feito, o pombo tempos depois regressa – como prometido – mas no final traz-lhe algo que não esperava..

Biografia do Realizador: Mon de Anjo (José Emanuel do Rosário Gonçalves Brandão) é um talentoso artista de Cabo Verde, atuando como coreógrafo, intérprete, cenógrafo, ator, artista 3D e produtor. Como Realizador, seu filme “A fita cor-de-rosa” foi premiado no DIFF2022 (Cabo Verde) e no Festival O CUBO (Brasil) para além de ser selecionado em vários festivais internacionais. Estudou dança com renomados artistas em todo o mundo e apresentou seus trabalhos em diversos países. Além disso, ministrou workshops de dança contemporânea e cabo-verdiana em escolas de arte e companhias de dança em todo o mundo. De 2007 a 2009, foi professor permanente do projeto “Culturarte”, formando jovens em dança, música, artes plásticas e teatro. Recebeu várias condecorações e homenagens por suas realizações, tanto individualmente como com seu grupo “Raiz di Polon”.

Participação em Festivais: Festival Internacional de Cinema de Avanca 2022, Portugal; Cinemagic Belfast 2022, Irlanda do Norte; Curt’Arruda 2022, Portugal.

Trailer

Prémios: “PRÉMIO CABO VERDE” no DjarFogo International Film Festival 2022

“JÚRI POPULAR” no IX Festival Internacional O CUBO de Cinema em Língua Portuguesa

“Caiçara”

Brasil, 2022, 10min., DocuFicção | Livre | Leg. EN 

  • Realização / Direção: Art For The World (realização) / Oskar Metsavaht (direção) +
  • Victoria Visco Mendonça (co-direção)
  • Produção: studio OM.art (produtora) + Cosmocine (co-produtora)
  • Montagem / Edição: Marcelo Lince
  • Produtor Executivo: Daniel Reznik + Maria Viveiros
  • Diretor de Produção: Daniel Reznik + Maria Viveiros
  • Guionista: Victoria Visco Mendonça
  • Diretor de Fotografia: Bernardo Negri
  • Diretor de Arte: Zé Tepedino

Elenco: Gabriel Diniz + Manasí da Silva Rebouças + Manoel Pereira Rebouças

Sinopse: ‘Caiçara’ é um curta-metragem sobre o consumo consciente de produtos (peixes) do ecossistema marítimo. Esse alerta pode estar em vários lugares por se tratar de uma emergência global, mas foi filmado no Rio de Janeiro, em uma das mais antigas colônias de pesca artesanal do Brasil.

A figura principal, o jovem caiçara, reflete sobre essa questão e por meio do olhar e do seu conhecimento ancestral traz para a superfície essa importante reflexão.

O curta faz parte da antologia INTERACTIONS, projeto da ONG ‘Art for the World’,que reúne trabalhos de doze cineastas internacionais que criam conexões entre Humanos e Animais por meio da Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Riscos Hídricos.

Biografia da Realizadora: Artista. Formação acadêmica em Medicina. Ativista ambiental. O trabalho de Oskar como artista, designer e ativista expressa o tema da preservação da floresta, da água e do empoderamento e proteção dos povos da floresta. Fundador e diretor de criação e estilo da Osklen. Fundador e presidente do Instituto-E, uma OSCIP que atua com conceitos e práticas de Sustainable Design Thinking por meio de projetos socioambientais. Diretor criativo do studio OM.art, onde reúne seu ateliê de artes plásticas e o estúdio para desenvolvimento e produção de projetos de arte. Embaixador da UNESCO para Sustentabilidade e Cultura de Paz. Embaixador ONU para Década do Oceano.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<