Família > Agenda Família > Música, Teatro e Filmes

Monstrinha: Filmes para os mais novos

Monstrinha 2019

A MONSTRA I Festival de Animação de Lisboa regressa entre 20 e 31 de março, com uma programação especial para pais e filhos!

O Programa MONSTRINHA 2019 está completo.  Já é conhecida a programação da MONSTRINHA 2019 para escolas e Pais e Filhos, que este ano se realiza entre 20 e 31 de março 2019.

Sente-se hoje, muito mais que há 19 anos, quando aconteceu a primeira MONSTRINHA, que há uma crescente aceitação do cinema de animação como uma arte muito importante, não apenas como momento lúdico, mas fundamental para a integração de conhecimentos, pedagogias, saberes e saber pensar.

Os filmes que compõem a MONSTRINHA apresentam assuntos e temáticas importantes para o crescimento e para o desenvolvimento de crianças e jovens. As questões do conhecimento, da amizade, da tolerância, mas também da diferença e do respeito pelo outro estão presentes nas obras que escolhemos, apresentadas com uma grande diversidade estética e técnica. Daí que o lema da Monstrinha deste ano seja MONSTRINHA, a aventura do pensar! 

Mas o festival propõe sempre ir além dos que se vê nos ecrãs, haverá assim várias iniciativas paralelas que revelam o cinema de Animação em diálogo com as outras artes. Nesta linha de pensamento, será apresentada uma exposição no Museu da Marioneta dedicada às marionetas que foram usadas em alguns dos mais premiados filmes do mundo produzidos pelo Aardman Studios!

Para as escolas, a MONSTRINHA apresenta três programas, para diferentes faixas etárias: sessões dos 3 aos 6 anos, dos 7 aos 12 anos e maiores de 13 anos, num total serão 28 curtas-metragens, na sua grande maioria produzidos em 2018. Nesta que será a 18ª edição do Festival, os filmes que compõem a MONSTRINHA 2019 apresentam, mais uma vez, assuntos e temáticas importantes para o crescimento e para o desenvolvimento de crianças e jovens.

Em 2018 o festival levou a magia do cinema de animação a mais de 20 000 crianças, jovens e famílias. Em 2019 a MONSTRINHA quer continuar a crescer por isso continua a alargar o número de locais e parceiros.

Composta por um programa bem recheado, pais e filhos podem contar com diversas exibições de filmes: a antestreia, as longas, as curtas e, claro, o adorável Baby Monstrinha!

Antestreia

Cai na Real, Corgi

cai na real corgi

“Cai na Real, Corgi” conta a história de Rex, o cachorrinho mais mimado pela Rainha de Inglaterra e todos os membros do Palácio Real. Um dia, Rex aventura-se, foge do palácio e encontra um gang de cães de todos os tipos, que se enfrentam e lutam entre si. Durante a sua jornada épica para voltar para junto da rainha, Rex apaixona-se assolapadamente e descobre o seu verdadeiro eu.

País de produção: Bélgica.

Longas

Capitão Morten e a Rainha das Aranhas

Todos ao mar num sapato.

Morten é um rapaz que aprende a dar rumo à sua vida quando é reduzido para o tamanho de um inseto e tem que comandar o seu barco de brincar por um café inundado. Morten tem que encolher antes de poder crescer.

A partir de um sapato, Morten constrói um barco de brincar, com uma tripulação de insetos. Este é o seu escape do mundo infeliz que é o café em que vive com a sua tia Anna.

Quando um truque mágico corre mal, Morten encolhe e acaba a navegar pelo café entretanto inundado. A tripulação de insetos é estranhamente parecida com a sua tia e com as  pessoas que trabalham para ela. Morten tem que reavaliar as suas relações, salvar a tripulação de um naufrágio e aprender a controlar a sua vida.

País de produção: Estónia, Irlanda, Bélgica, Reino Unido.

MARY & MAX

Ao longo de 20 anos e percorrendo dois continentes, “Mary & Max” conta a história da relação entre dois ‘pen-pals’ muito diferentes: Mary Dinkle, uma menina gordinha e solitária de 8 anos, que vive em Melbourne, na Austrália; e Max Horovitz, um judeu obeso de 44 anos com síndrome de Asperger, que vive no caos nova-iorquino.

Enquanto nos descreve a passagem da adolescência para a vida adulta de Mary, e a passagem da meia-idade para a velhice de Max, o filme também explora o laço que os une e que consegue sobreviver a tudo. “Mary & Max” é simultaneamente hilariante e comovente ao levar-nos numa viagem que explora amizade, autismo, taxidermia, alcoolismo, de onde vêm os bebés, obesidade, cleptomania, confiança, acasalamento de cães, agorafobia e muitas outras surpresas da vida.

País de produção: Austrália.

Leo da Vinci – Missão Mona Lisa

Um filme sobre o enigmático e fascinante jovem Leonardo da Vinci e a sua capacidade de recriar o seu mundo, feito de descobertas brilhantes, invenções inteligentes e momentos dedicados à diversão e ao seu maior sonho: ser capaz de voar.

Nesta aventura, Leo reúne velhos e novos amigos, entre os quais se destaca Lisa, uma rapariga forte e determinada, por quem Leo, sem se aperceber, está apaixonado. Nesta aventura, entram também piratas que recorrem a táticas violentas para atingir o seu objetivo: chegar ao tesouro que está debaixo do mar, ao lado da ilha de Montecristo.

Graças às suas invenções futurísticas, especialmente ao fato de mergulho, Leo encontra o tesouro antes dos piratas…mas eles não ficam de braços cruzados a olhar!

País de produção: Itália

Tito e os Pássaros

Tito é um menino tímido de 10 anos que vive com a mãe. De repente, começa a alastrar-se uma epidemia invulgar que faz com que as pessoas fiquem doentes sempre que ficam assustadas. Tito rapidamente descobre que a cura está de algum modo relacionada com a investigação do seu pai desaparecido sobre a música dos pássaros.

Tito embarca então numa aventura para salvar o mundo da epidemia com os seus amigos. A busca de Tito pelo antídoto  torna-se numa busca pelo pai desaparecido e pela sua própria identidade.

País de produção: Brasil.

Curtas

Competição Curtas Pais & Filhos

Compostas por conjuntos de curtas de diferentes países, as Curtas Sessão 1 e Curtas Sessão 2 são uma autêntica maratona de pequenos filmes que vão entusiasmar miúdos e graúdos.

História da Animação Húngara

60 minutos de curtas húngaras! A apresentação deste programa foi possível com o apoio amável do National Hungarian Film Fund – Arquivos de Filmes, Kecskemétfilm, KEDD Estúdio de Animação, MOME Anim, KGB Studio e Szent.

Curtas do Canadá para Pais & Filhos

73 minutos de curtas canadianas encantadoras.

Baby Monstrinha

Com curtas do Japão, da Alemanha, da Letónia, da Alemanha, do Reino Unido e de França, são 37 minutos de animações pensadas especialmente para bebés.

O Festival de Animação de Lisboa | MONSTRA nasceu no ano 2000 com o objectivo de celebrar a transversalidade artística, fazer encontrar pessoas de diferentes artes, transmitir novos olhares artísticos, usando como base a linguagem mais pluridisciplinar que conhecemos, o Cinema de Animação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *