Modos de Ver: Parque dos Poetas - Pumpkin.pt

Modos de Ver: Parque dos Poetas

Evento expirado
modos de ver

“Uma escultura que nos desperta a atenção, um poema que teima em permanecer na nossa memória, uma personagem que nos intriga, uma paisagem que nos surpreende, uma estranha inscrição numa árvore… Durante todo o caminho, uma cidade secreta surgirá através das vozes e dos sons que vamos escutando nos auscultadores. Assim, através do som altera-se a nossa perceção da paisagem visual, o mundo exterior é apreendido de outro modo e novos territórios são explorados. E, cada um de nós inicia a sua viagem – como na leitura de um conto, como na escrita de um romance, como poderia sugerir a ideia de uma performance da leitura – pelo interior da(s) história(s), das memórias e das narrativas criadas em torno da imagem deste espaço magnífico. Na mesma rede, que se vai expandindo lentamente, descobrirá outros atores. E, se somos todos atores, quem serão os espetadores?”

Este é o ponto de partida de um conjunto de audiowalks que o teatromosca e o Município de Oeiras têm vindo a disponibilizar aos visitantes do Parque dos Poetas, tornando-os espetadores-atores destas performances criadas em formato site-specific. “Jardins Esquecidos”, que estreia no dia 5 de junho, às 21h, na plataforma eletrónica Zoom, é o segundo volume do projeto MODOS DE VER: Parque dos Poetas, que abriu em 2019 com o “Proémio”, uma performance de 30 minutos que decorreu tanto nos jardins do Parque dos Poetas, como no Templo da Poesia. Já no início de 2020, a companhia tinha estreado um primeiro “capítulo”, para o público escolar, dedicado à obra de Sophia de Mello Breyner

Imaginando ligações entre obras e autores nacionais e internacionais, o teatromosca propôs-se a criar um espetáculo inovador, construído, especificamente, com recurso às tecnologias digitais – nomeadamente, a aplicação Zoom, que a companhia foi utilizando, ao longo do período de quarentena, para a emissão online dos espetáculos criados em abril e maio -, que transformará a casa de cada espetador no cenário desta produção. Partindo de um conjunto documentos autênticos (pequenos objetos, cartas, postais, fotografias etc.), a equipa do teatromosca concebe aqui uma intrincada narrativa em torno da vida de um pescador e uma professora de Oeiras, uma história romanceada que, progressivamente, se vai complexificando, à medida que cada espetador vai sendo convidado a “submergir” na história deste casal que viveu em Portugal nas décadas de 1950 e 1960, e enquanto vamos sendo “transportados” pelos caminhos desse maravilhoso parque em Oeiras, explorando-se as imagens de “jardim” e “paisagem” associadas a noções como Crença, Poder, Ordem, Expressão Cultural, Expressão Pessoal ou Identidade.

Performance

Esta performance vem desafiar os espetadores a encontrarem na sua própria casa, nos seus objetos pessoais, na sua mobília, nos cheiros, nas memórias, o cenário e os adereços deste espetáculo que acabará por juntar, de modo surpreendente, espetadores e artistas e que colocará em causa o posicionamento e o papel de uns e de outros durante os processos de criação e de realização do evento teatral. Ao longo de dois meses, às sextas e sábados, às 21h, de 5 de junho a 25 de julho, o espetáculo realizar-se-á online. Não se trata somente de um espetáculo transmitido em live streaming, mas, efetivamente, uma performance multimédia que se serve dos recursos digitais, para criar um elaborado jogo, como uma mise-en-abyme, em que espetadores e atores se confundem, em que ficção e não-ficção nem sempre se distinguem.

Participação

Os participantes deverão instalar a aplicação Zoom num dispositivo móvel – telemóvel, tablet ou computador portátil com autonomia suficiente para 2 horas (https://zoom.us/download) – e utilizar auscultadores.

Cada participante deverá fazer a sua inscrição e utilizar o seu aparelho.

Deverá entrar na sessão a partir das 20h30 e antes das 21h, para que possam ser feitos testes de som e imagem – ao iniciar sessão, deverá habilitar a entrada com vídeo e áudio.

Espetáculo

O espetáculo tem uma duração aproximada de 120 minutos, a participação é gratuita, limitada a 30 espetadores por dia, mediante inscrição prévia na sessão Zoom pretendida, através do link:
https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZMlcuGsqjsiHNCArAr-YPgtqEBRD9-4SIDq

Reservas e outras informações:

Email: [email protected]
Tel.: 963 403 255

Duração: 120 minutos
Classificação etária: A classificar pela CCE

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *