Meet Vincent Van Gogh para Escolas - Pumpkin.pt

Meet Vincent Van Gogh para Escolas

Evento expirado
Meet Vincent Van Gogh

Pela primeira vez em Portugal, a experiência oficial do Museu Van Gogh abre as portas à história do homem por trás do artista e da sua obra!

Lisboa recebe uma viagem única, imersiva e multissensorial através da história de um dos mais famosos pintores de todos os tempos, Vincent van Gogh. Depois de conquistar mais de dois milhões de pessoas noutros países, “Meet Vincent van Gogh” dá a conhecer a obra e a vida do artista às famílias portuguesas e todos os visitantes da capital.

Mais que uma exposição premiada, é uma viagem pela vida de Van Gogh, pelos seus sentimentos, angústias, amores, pensamentos, em que interagir e tocar é uma obrigação. Please, do Touch!

Experimentar, descobrir e fazer!

meet vincent van gogh exposição

Ao longo do percurso são recriados os principais locais da vida do pintor, como o café Le Tambourin, em Paris, o hospital de Saint-Rémy onde esteve internado, a Casa Amarela em Arles ou o seu famoso quarto, que através de diversas projecções, filmes e fotografias permitem o aprofundamento do conhecimento da vida de Van Gogh. Existem, neste sentido, diversos pontos interactivos que desafiam o visitante a testar as suas capacidades artísticas aplicando as técnicas desenvolvidas pelo pintor.

Tecnologicamente inovadora, a experiência “Meet Vincent van Gogh” tem também diversas estações multimédia onde é possível recriar o estilo das pinceladas de Van Gogh, “restaurar” os seus quadros, estudar a ciência por trás das obras de arte, tornando-se quase um curador de museu, ou descobrir a influência que a obra deste artista tem ainda na actualidade.

Esta experiência disponibiliza a cada visitante áudio-guias gratuitos, em versão infantil e adulta, através dos quais o artista, seus amigos e família revelam excertos da sua vida, retirados da vasta correspondência que o pintor manteve ao longo da vida com os que lhe eram queridos.

Desenvolvida por especialistas do prestigiado Van Gogh Museum, em Amesterdão, “Meet Vincent van Gogh” é uma experiência única, que permite a estudantes com mais de 8 anos de idade conhecer o Homem por trás da obra.

Por favor, toque!

meet vincent van gogh tocar

Em “Meet Vincent van Gogh” fazemos parte da vida e dos trabalhos mais famosos do pintor. Não há limites! Puxe uma cadeira e sente-se à mesa com os Comedores de Batata ou suba ao monte de feno, em Arles. Numa recriação em tamanho real, tire uma selfie no quarto de Van Gogh, ouça as histórias por trás das obras e toque na tinta da sua paleta.

Ao longo do trajecto, projecções de tirar o fôlego e um áudio-guia gratuito fornecem informações detalhadas sobre Van Gogh.

Seis galerias inspiradas na vida de Vincent Van Gogh:

galerias meet vincent van gogh

Introdução

Através de vídeo e materiais visuais, os visitantes são apresentados à família de Vincent e ao Museu Van Gogh.

Campo de Trigo

O barulho de um tiro ecoa sobre o campo de trigo do Norte de França onde Vincent disparou sobre si próprio. Uma projecção imersiva transporta os visitantes através de flashbacks dos seus primeiros anos de vida.

Artistas emergentes

Desde a Holanda rural às ruas de Paris, os visitantes poderão sentar-se à mesa do “The Potato Eaters”, ou do Café Tambourin, em Montmartre, vivenciando o início da sua vida artística e as suas lutas na época.

Arles

Cores, sons e cheiros da paisagem de Provence rodeiam os visitantes para uma experiência interactiva e multissensorial, como se estivessem com Vincent em Arles.

O Quarto

Os visitantes entram numa recriação em tamanho real do famoso quarto de Van Gogh e podem tirar fotografias sentados, por exemplo, na sua cama.

A Casa Amarela

A fachada da Casa Amarela, o estúdio de Vincent na Place Lamartine, em Arles, surge, imponente, aos visitantes. No interior, ocorre uma cena dramática com um jogo de sombras e uma instalação artística.

Jogo de Sombras

Em jogo de sombras, Van Gogh dialoga com Gaugin. Na Casa Amarela, a acesa discussão decorre perante os visitantes, viajando por sentimentos como a esperança e a decepção.

Esta é a discussão que marca a separação dos dois amigos.

Doença e Criatividade

Os visitantes percorrem os corredores do asilo, explorando a luta de Vincent pela sua recuperação. Através da projecção e do som são conduzidos para St. Remy e, depois, de volta aos campos de trigo, como se a história de Vincent completasse um ciclo.

Sucesso

Meet Vincent van Gogh termina na “vida” do artista após a morte, demonstrando a enorme fonte de inspiração que ainda é e que se verifica em diferentes vertentes culturais um pouco por todo o mundo. Da moda à arte pop, pelo cinema e pelo teatro, Van Gogh é hoje um dos mais proeminentes artistas de sempre.

“Meet Vincent Van Gogh” para escolas:

vincent van gogh experimentar

Ao imergir nesta viagem pela vida de Vincent van Gogh, os alunos usarão o tacto para, a brincar, interagir, investigar e aprender:

  • Teoria da cor, desenho em perspectiva e História de Arte;
  • De que forma a obra e a arte de van Gogh se relacionam com princípios científicos gerais;
  • De que forma se aplicam técnicas científicas na investigação da obra artística de van Gogh.

Os mais pequenos irão também aprender muito sobre eles próprios; a vida de Vincent enquanto artista foi um constante desafio e, através das cartas que agora conhecemos, percebemos que ele próprio pensou muito sobre a sua identidade, o significado de ser criativo, em como desenvolver a sua paixão e sobre a importância da amizade.

Para mais informações sobre reservas para escolas, por favor, contactem [email protected].

Podem também fazer o download da Brochura Educacional de Meet Vincent van Gogh em inglês.

As perguntas mais frequentes sobre “Meet Vincent Van Gogh”:

meet vincent van gogh lisboa

Qual é o horário de funcionamento da exposição?

A exposição “Meet Vincent Van Gogh” estreia a 28 de fevereiro e os horários de funcionamento são os seguintes:

De segunda a quinta: das 10h às 19h.

Sexta e sábado: das 10h às 20h.

Domingo: das 10h às 19h.

Quais são os preços da exposição?

Para mais informações sobre reservas para escolas, por favor, contactem os responsáveis através do número 924 031 844 ou do e-mail [email protected].

Como é que podemos chegar à exposição?

A exposição “Meet Vincent Van Gogh” estará localizada em Belém, no Terreiro das Missas.

A morada é a seguinte:

Terreiro das Missas, 1300-598 Lisboa.

Autocarros (Carris):

Paragem Estação Fluvial de Belém. Autocarros: 728.

Comboio:

Estação de Belém.

Barco:

Estação Fluvial de Belém.

Contactos do serviço educativo da exposição “Meet Vincent Van Gogh”:

Email: [email protected].

Telefone: 924 031 844.

Podem também visitar o site da exposição.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *