A Oficina promove visitas a várias espaços em Guimarães. - Pumpkin.pt

A Oficina promove visitas a várias espaços em Guimarães.

Evento expirado

Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Casa da Memória de Guimarães e Palácio Vila Flor são os sítios que as famílias podem visitar e participar em oficinas bem giras!

Agora chegou o momento de desconfinar, mas sempre em segurança. Aqui ficam algumas propostas de atividades na Casa da Memória, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães e no Palácio Vila Flor.

É possível fazer visitas em pequenos grupos, com família, com amigos, com a proximidade de sempre.

CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães

Visita Orientada ao CIAJG

O CIAJG reúne peças de diferentes épocas, lugares e contextos lado a lado com obras de artistas contemporâneos, propondo uma releitura da história da arte e um novo desígnio para o museu, enquanto lugar para o espanto e a reflexão.

O novo ciclo expositivo, Caos e Ritmo, lança o mote para uma reflexão encantada e desencantada, poética e política, sobre o lugar do homem e, em particular, da criação artística.

Viagem ao OrienteOficina de Artes PlásticasCom Catarina Braga

A partir da coleção de José de Guimarães vamos viajar no tempo: uma viagem à China Antiga. Juntando o desenho e a colagem, vamos explorar formas, cores, linhas, texturas e caracteres chineses. Vamos trabalhar como um artista, desde a inspiração, ao processo e até à criação, pelo caminho aprender algumas histórias de uma das civilizações mais antigas do mundo!

A Escala da Fronteira – Oficina de Artes Visuais com Francisco Neves

O que é que a escala diz sobre a forma como vemos e conhecemos as coisas? Que fronteiras se revelam ou ocultam alterando a escala?Através do desenho, da imagem e da palavra, recorrendo a retroprojetores, folhas, tintas, livros, lupas, elementos minerais e vegetais, vamos experimentar e refletir sobre a nossa existência, as formas de vida que habitam no mesmo planeta e relativizar fronteiras.

CDMG – Casa da Memória de Guimarães

Visita Orientada à Casa da Memória

A Casa da Memória é um centro de interpretação e conhecimento que expõe, reflete e comunica testemunhos materiais e imateriais que contribuam para um melhor conhecimento da cultura, território e história de Guimarães e das suas pessoas. Nas visitas orientadas criam-se narrativas no encontro com os objetos expostos e na relação que cada pessoa tem com o significado do que vê.

Um Tapete e o que Mais? – Oficina de Tapeçaria com Rita Senra

Diz-se por aí que a freguesia de São Faustino tem uns tapetes dignos de bonitas salas, quartos e cozinhas, feitos por mãos de tempos menos apressados. Mas será que esses mesmos tapetes, dessas mesmas mãos, não falarão de outras tantas coisas? Desafiamos pequenos e grandes a festejar e a reconhecer a tradição com os olhos postos no futuro: passaremos pelos Artistas Populares para refletir sobre a dita erudita Arte Contemporânea. Vamos fazer e tirar tapetes!

Memórias Reveladas – Oficina de Fotografia

Vamos explorar o território e analisá-lo até ao mais ínfimo detalhe. Num olhar atento de investigadores, iremos pôr em relação duas imagens do mesmo lugar, registadas em tempos diferentes. Através de uma técnica de fotografia, que é a cianotipia, vamos criar novas memórias fotográficas desses mesmos lugares.

CCVF / Palácio Vila Flor

Visita Orientada à Exposição “Transmissão | Patrícia Almeida, Obras 2001-2017”

A exposição de Patrícia Almeida é um exercício de observação. Reúne um corpo de trabalho forte e abrangente, organizado numa sequência alargada de imagens que exprimem as diversas facetas de uma obra.A visita orientada a esta exposição lança um desafio aos olhares mais desprevenidos, convidando-nos a fundir-se com o olhar observador e atento da artista.

Informações Gerais

  • Público-alvo Maiores de 6
  • Duração 90 min. aprox.
  • Lotação máx. 7 pessoas por atividade
  • Atividades gratuitas, realizadas por marcação prévia obrigatória com, pelo menos, 5 dias de antecedência, através de telefone 253 424 716 ou e-mail [email protected]
  • Nota: Para marcações para grupos com mais de 7 pessoas, devem contactar-nos, para definirmos alternativas. As oficinas decorrerão preferencialmente no espaço exterior da Casa da Memória e do Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *