Família > Agenda Família > Contos e Leitura

Ler In – Projeto de Leitura Inclusiva

Ler In – Projecto de Leitura Inclusiva

Na Biblioteca de Belém.

Pela Associação Mão Guia.

Esta é uma atividade inclusiva pois tem como eixo central a leitura de obras infantis adaptadas (por exemplo para braille e letra aumentada) e que permitem numa mesma sessão ter leitores com e sem necessidades especiais, nomeadamente leitores cegos e surdos, a partilhar os mesmo recursos.

Esta atividade cria condições de leitura novas onde as bibliotecas têm a hipótese de apresentar ao público um formato de leitura inclusiva. As Sessões são abertas uma vez, mensalmente, às escolas e uma vez às famílias por forma a chegar a toda a comunidade envolvente.

Esta atividade permite uma maior abertura da biblioteca a toda a comunidade e de forma inclusiva trazendo -lhe novos leitores nomeadamente os leitores cegos. Pretende começar se a atividade ainda em Dezembro de 2018 e terminar em Outubro de 2019.

As sessões são dinamizadas sempre de forma diferente consoante a obra e o público e podem ter vários agentes: um leitor braille; um professor de ensino especial; uma cadela (a Molly: atividades assistidas por animais – uma metodologia moderna onde o recurso ao animal permite uma dinâmica diferenciada e integradora) onde todos se ajudam a ler. Estimula-se a co-leitura, a partilha de experiências, a promoção da leitura braille ou da linguagem gestual.

Para crianças dos 6 aos 10 anos.

Máximo: 8 crianças.

Também lhe pode interessar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *