Escolas > Agenda Escolas > Ciência e Natureza

Jovens portugueses desafiados a apostarem na eficiência energética e na sustentabilidade

Jovens portugueses desafiados apostarem eficiência energética sustentabilidade

Missão UP | Unidos pelo Planeta e Missão POWER UP – Jovens portugueses desafiados a apostarem na eficiência energética e na sustentabilidade

A Galp lançou, novamente, o desafio às escolas portuguesas para sensibilizar as crianças e os jovens para a importância da eficiência energética no consumo de energia e sustentabilidade, com enfoque nos temas: fontes de energia, mobilidade sustentável, pegada energética e profissões ligadas à energia.

Na sequência do sucesso das edições anteriores dos projetos educativos – Missão UP | Unidos pelo Planeta e Missão POWER UP – que já chegaram a mais de um milhão de crianças e jovens, dos 6 aos 15 anos – a Galp está novamente presente nas escolas do 1.º, 2.º e 3.ºciclos do ensino básico no ano letivo 2016/2017.

Contando com o apoio e parceria institucional da Direção-Geral de Educação do Ministério da Educação e Ciência, da ADENE, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Comissão Nacional da Unesco e da Direção-Geral de Energia e Geologia, ambos os projetos educativos apresentam novidades para este ano letivo, na sua dinâmica e nos conteúdos, com um novo módulo sobre profissões ligadas à energia.

Missão UP | Unidos pelo Planeta

Para este ano letivo 2016/2017, a Missão UP, que conta com sete anos de existência nas escolas portuguesas do 1.º ciclo, tem como objetivo garantir uma maior orientação e acompanhamento do trabalho nas escolas.

Assim, as escolas que aderirem ao projeto vão receber um “Selo Escola Aderente” e um “Guião de Atividades” com os temas principais abordados no âmbito do projeto e sugestões de atividades específicas para cada um deles, relacionadas com a promoção de um consumo mais eficiente de energia.

As atividades devem ser desenvolvidas ao longo do ano letivo por equipas de alunos – formadas pelas escolas – com o acompanhamento e orientação dos professores.

As 400 primeiras escolas que comprovarem a realização de, pelo menos, uma das atividades enunciadas no guião terão direito a receber na sua escola uma “Visita Missão UP”, facultada por colaboradores da Galp. Esta visita formativa tem prevista uma mini-aula sobre os principais temas do projeto e esclarecimento de eventuais dúvidas.

Adicionalmente, as 5 primeiras escolas a reportarem de forma completa o desenvolvimento de cinco atividades associadas a diferentes temas propostos no Guião de Atividades da Missão UP, receberão uma Visita Especial Missão UP, com atividades lúdicas e muita animação.

Missão POWER UP
A Missão POWER UP, que se encontra na sua terceira edição, lança este ano letivo o desafio aos jovens de serem professores por um dia, dando uma aula de energia aos seus colegas mais novos sobre os vários temas do projeto. Estas aulas terão como destinatários os alunos do 1.º ciclo.

De forma adaptada às metas curriculares respetivas, a Missão POWER UP tem como principal ferramenta uma plataforma online composta por Jogos que pretendem facilitar a transmissão de conteúdos, promovendo uma maior participação dos jovens e potenciando o seu envolvimento no projeto e na exploração das suas temáticas.

Paralelamente, as escolas são convidadas a promover a criação de equipas multidisciplinares – compostas por alunos, professores e restantes membros da comunidade escolar – que deverão delinear e pôr em prática um conjunto de ações para promoção da eficiência no consumo de energia da escola.

Estas ações, realizadas com base num diagnóstico energético da escola, devem permitir a alteração de comportamentos em prol de uma diminuição efetiva dos consumos energéticos da escola.

Paralelamente, as primeiras 150 escolas inscritas na plataforma recebem uma Visita Missão POWER UP, que tem como objetivo fazer um acompanhamento da fase inicial do projeto em conjunto com as equipas criadas: analisar o diagnóstico previamente preenchido e ajudar a programar as ações que serão desenvolvidas pelas equipas.

Impacto dos projetos educativos Galp

Ao longo dos últimos seis anos letivos, foram dadas pela Galp mais de 3.000 aulas de energia, impactando mais de 1 milhão de alunos com o projeto e os seus temas.

A Missão POWER UP, durante as suas duas edições esteve presente em 115 escolas, impactando cerca de 2.000 alunos, 200 professores e outros membros da comunidade educativa.

Os Projetos Educativos Galp, Missão UP | Unidos pelo Planeta e Missão POWER UP, foram uma vez mais reconhecidos em 2016 pelos Energy Globe Awards, o mais prestigiado prémio ambiental, que distingue projetos regionais, nacionais e globais que preservem os recursos como a energia ou utilizem fontes renováveis ou fontes isentas de emissões.

Com mais de 170 países participantes e mais de 1.500 inscrições de projetos por ano, o Energy Globe Award visa aumentar a consciencialização em soluções ambientais sustentáveis e de fácil aplicação e de motivar as pessoas para se tornarem mais ativas nesta área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *