Família > Agenda Família > Música, Teatro e Filmes

IndieJúnior Lisboa: Festival de Cinema para crianças e pais

Indie Júnior 2018

IndieJúnior Lisboa está de volta! O Festival IndieLisboa regressa de 26 de abril e 6 de maio de 2018 e não podem perder a secção júnior!

A pensar nos mais novos, o IndieJúnior Lisboa é uma secção do IndieLisboa (Festival Internacional de Cinema Independente) cujo principal objectivo é unir pais e filhos em torno de uma actividade comum que enriqueça ambas as partes e contribua para o aprofundamento dos laços afectivos.

Este ano IndieJúnior Lisboa saltita pela cidade

Em 2018, o Indie Júnior vai saltitar pela cidade, entre o Cinema Ideal, a Culturgest, Biblioteca Palácio Galveias e o Cinema São Jorge, com muitos filmes e dias cheios de propostas maravilhosas.

IndieJúnior Lisboa: Uma festa do cinema para si

Este ano o IndieJúnior Lisboa apresenta uma programação diversificada, com cerca de 50 filmes em competição, onde o voto do público é soberano, sessões especiais de cinema, oficinas e eventos para toda a família.

Destacamos Strá…tum…pschh, dois bateristas dão som aos filmes, no dia 28 de Abril, na Culturgest, uma sessão única na qual as imagens das curtas metragens ganham vida ao ritmo de dois bateristas excepcionais, Quim Albergaria e Ricardo Martins.

As oficinas IndieJúnior Lisboa são pensadas como um prolongamento da programação de cinema.

Na oficina O teu “animanimal”, a realizadora alemã Julia Ocker, que já nos habituou aos seus filmes incríveis e cheios de animais (como Zebra em 2016, Lobo em 2017 e agora o Pinguim), vem a Lisboa partilhar com os mais pequenos de onde vêm as ideias para os seus filmes, tão simples e, ao mesmo tempo, tão divertidos.

Numa cine-oficina, a bailarina e coreógrafa Yola Pinto vai propor, a partir do filme Coisas e Maravilhas 2022, uma imersão no trabalho da artista plástica Anne Vasof, com exercícios de corpo para toda a família.

Nas outras três oficinas orientadas pela Volta Fica (oficina criativa), parceira deste ano do IndieJúnior, desenham-se outras pontes para outros filmes da programação.

Festarola para todos

E como já vem sendo hábito na programação, haverá um momento de festarola para os mais pequenos, os mais velhos e os de todas as idades.

Na rua coberta da Culturgest montarão, no dia 5 de Maio, a partir das 16h00, e logo a seguir à sessão de curtas para todas as idades Tu cá tu lá, um Bailarico!

Uma matiné dançante para esticar os braços e as pernas num baile à moda antiga, com cocktails coloridos para refrescar a tarde.

Uma oportunidade para estarem todos juntos… e a dançar! A entrada é gratuita.

…E ainda há mais

De 27 de Abril a 6 de Maio há ainda um filme para pequeníssimos espectadores de Jacques Rozier (um dos Heróis Independentes da edição deste ano do IndieLisboa), inúmeras estreias em Portugal, obras que passaram nos principais festivais internacionais de cinema, animação nos foyers com alunos do Conservatório de música, a sessão Eu programo um festival de cinema, com as escolhas da turma do 9.ºE da Escola D. Filipa de Lencastre, e mais, muito mais para ver.

Vejam também a programação dedicada ao público escolar, no IndieJúnior Escolas, dirigido a todas as crianças e jovens dos 3 aos 15 anos com sessões programadas para faixas etários segmentadas: +3 anos, +6 anos, +9 anos, +12 anos e +15 anos.

Vejam a grelha do programa IndieJúnior Lisboa para famílias:

grelha Indie Junior Lisboa Familias

Programação IndieJúnior Lisboa para o público mais jovem

Ao público mais jovem (+ 3 anos) irão  apresentar o trabalho de Julia Ocker, realizadora alemã que se especializou em animação para crianças.

O divertido Pinguim e vários outros dos seus filmes protagonizados por animais, irão integrar a programação das sessões para esta faixa etária e a realizadora estará presente durante o festival para partilhar a sua experiência com as crianças.

Uma surpresa em português está também reservada às crianças em idade pré-escolar: Flor de Papel, de Margarida Roxo Neves.

The Twin Islands de Manon Saillye e The Cook de Stella Raith são dois dos filmes a serem apresentados na sessão +7 anos (1º ciclo).

Os dois filmes respondem a duas importantes perguntas: será a simetria o caminho para a perfeição? Quem leva a melhor, um cozinheiro ou o seu crepe?

Programação IndieJúnior Lisboa para o 2º e 3º ciclo

A sessão +10 anos (2º ciclo) integra também um filme português, Em Lugar Algum, de Inês de Sá Frias e Leandro Martins. Uma obra que nos mostra como é ser criança e fazer parte da família de um circo itinerante.

Para a sessão para o público + 13 anos (3º ciclo) estão programados filmes desafiantes, comoventes, que promovem a reflexão sobre o lugar dos jovens num mundo que está constantemente a mudar e na suas relações nucleares com os amigos e família.

Negative Space, de Max Porter e Ru Kuwahata, fala-nos exactamente dessas relações, sob a belíssima metáfora que pode ser uma mala de viagem.

 

Programação IndieJúnior para família e amigos

Têm ainda sessões para toda a família e amigos! O objectivo aqui é quebrar barreiras e fronteiras, que todos se divirtam e entendam os filmes, seja numa família que tem filhos de 3 anos e de 12, primos de 15 e tios de 22.

Os filmes programados para as sessões famílias, que acontecem aos fins-de-semana e feriados, irão divertir todos os espectadores, dos 0 aos 100 anos!

A sessão será composta, entre outros filmes, por: The opposite day (Fabian Friedrich); Le loup boule (Marion Jamault); Threads (Toril Kove); Temptation (v. a.), Camino de agua para un pez (Mercedes Marro); Patchwork Dog (Angela Steffen); Voyagers (v. a.); Pinguin (Julia Ocker) e Moody Booty (Kathrin Kuhnert).

Estes filmes estão em competição e o público que visita o festival tem uma palavra a dizer no fim de cada sessão, votando nos filmes que gosta e contribuindo para a decisão do prémio do público.

Ou seja, preparem-se que escolher vai ser um desafio!

Consulte já todo o programa do IndieJúnior Lisboa 2018.

Podem saber mais informações sobre o Indie Júnior Lisboa Escolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *