Família > Agenda Família > Música, Teatro e Filmes

IndieJúnior: Festival de Cinema para crianças e pais

O Festival IndieLisboa regressou e durante 11 dias, de 3 a 14 de Maio não pode perder a secção júnior do festival INDIE Lisboa!

O IndieJúnior é uma secção do IndieLisboa (Festival Internacional de Cinema Independente) dedicada aos mais novos e que visa contribuir para a formação estético-cultural das crianças e jovens através de uma experiência artística e lúdica.

É constituída essencialmente por sessões de cinema que incluem filmes de todo o mundo, em registos como a animação, documentário e ficção, e que possui duas vertentes principais: o IndieJúnior Famílias e o IndieJúnior Escolas.

A programação das sessões é feita criteriosamente tendo em conta a idade das crianças às quais se destina.

O IndieJúnior é dirigido a todas as crianças e jovens dos 3 aos 15 anos com sessões organizadas em dois grupos – Famílias e Escolas – programadas para faixas etários segmentadas: +3 anos, +6 anos, +9 anos, +12 anos e +15 anos.

As sessões Famílias são realizadas especificamente durante os feriados e fins-de-semana e todas incluem apresentação.

O seu principal objectivo é unir pais e filhos em torno de uma actividade comum que enriqueça ambas as partes e contribua para o aprofundamento dos laços afectivos.

A programação é constituída pelas melhores curtas e longas metragens da competição IndieJúnior.

Já são conhecidos alguns dos filmes da programação

A programação do IndieJúnior deste ano já ganha forma. Longas e curtas, ficção ou documentário, animação clássica, animação 3D ou imagem real. Filmes para todo o tipo de espectadores, dos 3 aos 15 anos.

Também exibidos na 1.ª edição do IndieJúnior Allianz no Porto, vários filmes dão o salto para Lisboa no mês de Maio.

Apontando a crianças a partir dos três anos, a sessão Bicharocos e Companhia junta um conjunto de animações que abrem novas portas à fantasia dos mais pequenos. Cão, lobos ou passarinhos são algumas personagens que transformam o grande ecrâ numa viagem de férias, o palco de um concerto ou uma visita a Marte!

Olhar O Mundo num Segundo é o título-proposta de secção dedicada aos jovens a partir dos 7 anos, onde viajaremos pelo planeta, descobrimos a amizade entre um homem pequeno e um cego, um urso e um pássaro que não sabem cantar e muitas histórias sobre a natureza e outros países.

A partir da Tenra Idade, a sessão com filmes para maiores de dez anos junta a animação à ficção num conjunto de histórias com música, histórias de amizade, escolas, super-heróis e crocodilos.

Com a entrada nos filmes para maiores dos 13 anos, a sessão Cresce e Aparece fala de namoros, meninas que não se integram em grupos, o despertar da vida sexual e o amor noutras culturas.

E porque o cinema é também uma experiência de grupo, o IndieJúnior tem também uma sessão dedicada a agregados familiares com filhos de diferentes idades (Para Toda a Família: O Meu Dia).

 

 

 

Consulte todo o programa do Indie Júnior Lisboa 2017

Festa do Bairro IndieJúnior traz cinema e outras actividades à Culturgest – Actividades para toda a família no Dia da Mãe

A Festa do Bairro IndieJúnior volta a assinalar, em ambiente de encontro, a programação infanto-juvenil do IndieLisboa. Marcada para Domingo, 7 de Maio, este é um dos momentos-chave da programação do festival, abrindo portas para um dia de família em torno do cinema, oficinas, música e teatro. As portas abrem às 15h00 com a primeira sessão de cinema dedicada a toda a família no Grande Auditório da Culturgest.
Nesta primeira sessão para todas as idades será possível ver um conjunto de filmes que vão agradar a todas as faixas etárias, adultos incluídos.

Esta sessão é antecedida de uma performance da Companhia de Teatro De Outra e a locução dos filmes é feita pelos actores deste colectivo. A tarde é ainda pautada pela actuação da fanfarra musical do Projecto BUG, que constrói um espectáculo especial em torno de um conjunto de temas icónicos do cinema.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, a secção infantil do festival é ainda pontuada com actividades e oficinas desenvolvidas em conjunto com entidades parceiras.

Desde as propostas de arte moderna a desenvolver no IndiePop, oficina do Museu Berardo sobre Pop Art, até à instalação multimédia proposta pela Escola António Arroio, passando pelo workshop sobre a importância do raccord no cinema (em parceria com o Serviço Educativo da Culturgest), os espaços de leitura propostos pelas Bibliotecas de Lisboa ou a “aula” sobre o uso das plantas na alimentação dirigida pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência, vários serão os momentos lúdicos e didácticos à disposição de todos.

A Festa do Bairro IndieJúnior realiza-se nos jardins do Edifício Sede da CGD, no Domingo, 7 de Maio, entre as 16h00 e as 18h30. Entrada livre.