Na linhagem multissensorial de outras aventuras (re)criadas pelo OCUBO, a Immersivus Gallery volta a agitar-se em pleno desconfinamento.
Depois da mais recente revisitação do universo criativo de dois génios da pintura, Monet e Klimt, OCUBO lança uma nova proposta dedicada a dois importantes artistas renascentistas: Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci.
Juntar Michelangelo e Leonardo Da Vinci numa mesma exposição constitui à partida uma ousadia de monta. Com o
formato multissensorial a ganhar cada vez mais adeptos e o carácter lúdico somado à componente pedagógica, faz com que este espetáculo possa ser apreciado em família, a partir das 11h00 de 16 de abril, na Immersivus Gallery, na Alfândega do Porto.
Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci: uma viagem que é uma obra prima!

A viagem proporcionada por Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci começa pelo legado de Michelangelo
(Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, 1475-1564), também conhecido como “O Divino”.
A obra do artista é percorrida desde os primórdios da atividade criativa, passando pelas influências que o marcaram nas diversas vertentes artísticas: pintura, escultura e arquitetura.
Nesta paleta digital criada pelo OCUBO são exibidas várias das suas obras icónicas, como a mão do fresco de A Criação de Adão (1511) ou as esculturas de David (1501), de Baco (1596) e de Pietà (1498). Constam, também, referências ao conjunto de pinturas que figuram no Teto da Capela Sistina (1508-1512), onde é possível observar O Dilúvio e O Julgamento Final.
A experiência, com um cunho de circularidade, prossegue com a origem das ideias de vanguarda do outro génio do binómio expositivo, Leonardo Da Vinci (Leonardo di Ser Piero da Vinci, 1452-1519).

É aqui que contemplamos a mente do inquieto artista visionário, por via de um espetáculo visual com recurso aos seus escritos, pesquisas, invenções e estudos — onde se incluem o Codex Leicester e o Codex Atlanticus —, até às suas principais obras, com destaque para Homem Vitruviano (1490), A Última Ceia (1495-98) e a mais do que representativa Mona Lisa (1503-06).
Não faltam, também, referências a algumas pinturas de cunho cristão, como A anunciação, Salvator Mundi ou São
João Batista, assim como à Batalha de Anghiari, uma das obras mais enigmáticas de Da Vinci.
Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci: preços e horários
Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci permanecerá no espaço até 11 de Julho, com cinco sessões diárias de terça a domingo (11h, 13h, 15h, 17h, 19h).
Caso o Governo decida prolongar as medidas de confinamento durante o fim de semana, o espetáculo contará apenas com uma sessão, às 11h00, aos sábados e domingos.
Os preços dos bilhetes variam entre os 5 euros e os 10,50 euros. Crianças até aos 3 anos têm acesso gratuito.
Também vos pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?