Família > Agenda Família > Ciência, Ambiente e Tecnologia

IAstro Júnior – Mistérios dos Buracos Negros

IAstro Júnior – Mistérios dos Buracos Negros

O que sabemos dos buracos negros? O que é Sagitário A*? Como é que os buracos negros afetam a evolução das galáxias? De que tamanho é o maior buraco negro já detetado?

Os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Universidade do Porto, Francisco Lobo, Catarina Lobo e Rui Agostinho, vão falar do conhecimento atual sobre buracos negros, partilhar com os jovens as perguntas para as quais ainda procuram resposta e revelar quais os instrumentos que vão ajudar a desvendar estes mistérios.

São três intervenções muito curtas, simples e interativas, seguidas de um espaço de perguntas e respostas, numa viagem pelo Universo para ser desfrutada em família.

Vai ser já no próximo dia 16 de junho, no Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva, às 17h30.

Os participantes podem igualmente deixar perguntas, em folhas cedidas para o efeito, que serão posteriormente respondidas pelos investigadores do IA e publicadas na revista Visão Júnior ou no seu site.

IAstro Júnior é uma iniciativa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da revista Visão Júnior, especialmente concebida para jovens dos 7 aos 12 anos, e que conta com o apoio do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e do Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva. A segunda edição IAstro Júnior conta também com o apoio da Rádio Miúdos.