Família > Agenda Família > Festivais, Mercados e Outras atividades

Hospital dos Pequeninos

Hospital Pequeninos

A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) organiza este ano a XV Edição do Projeto “Hospital dos Pequeninos”.

Nesta, que é já a décima quinta edição do projeto, pretende-se, através de um jogo de representação, reduzir a ansiedade que as crianças sentem quando confrontadas com um profissional de saúde. Por outro lado, pretende-se que os futuros profissionais de saúde utilizem os seus conhecimentos para ajudar as crianças a perderem o medo da “bata branca”, de uma maneira lúdico-didática adaptada à sua idade.

Para participarem, as crianças só precisam de trazer um boneco que tenha um “dói-dói” e vontade de brincar!  

Para este ano estima-se a participação de mais de 2300 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos, englobando diferentes escolas e infantários, que receberam convites para a participação neste evento e ainda das famílias que nos irão visitar no Pavilhão do Conhecimento.

Visto que uma iniciativa destas implica uma grande mobilização a nível de recursos humanos e materiais, esta atividade conta com a colaboração de estudantes dos cursos de Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Medicina e Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

Durante o evento, as crianças são recebidas numa Sala de Espera, onde se preparam algumas brincadeiras e jogos. Os “doentes” não são as crianças, mas sim os bonecos que elas trazem.

Como numa ida ao Hospital o percurso começa com uma Sala de Triagem onde as doenças dos bonecos são avaliadas pelo “profissional de saúde”, e onde é lhes colocada uma fita colorida com o seu nome.

Seguem então para a Consulta, as Análises, o Laboratório de Imagiologia, o Bloco de Cirurgia e a Sala de Tratamentos. Para além destas estações existem ainda as consultas de Medicina Dentária e Nutrição, assim como a “Farmácia”.

Em cada uma destas estações as crianças podem participar no processo de tratamento, validar o seu cartão-de-visita e receber diversas prendas relacionadas com as áreas em questão.

No final receberão um certificado de participação e ser-lhes-á oferecido um lanche e um saco de brindes.

O Hospital dos Pequeninos terá a capacidade de receber 60 crianças por hora, num trabalho conjunto e sequencial de todos os colaboradores das diferentes estações do evento.

Este projeto ajudará as crianças a compreender melhor o “mundo da saúde” e, por outro lado, será uma mais-valia para os estudantes universitários que aprendem assim, não só a criar e a desenvolver projetos, como também a interagir com as crianças num “contexto hospitalar”.