Hospital da Bonecada: Leve os seus alunos a tratarem dos seus brinquedos! - Pumpkin.pt

Hospital da Bonecada: Leve os seus alunos a tratarem dos seus brinquedos!

Evento expirado
Hospital da Bonecada 2022

O Hospital da Bonecada está de volta ao Colombo entre os dias 22 de abril e 1 de Maio. Há por aí bonecos a precisar de ir ao médico?

O Hospital da Bonecada preparou mais uma edição e conta com a vossa presença!

Com esta iniciativa as crianças vão poder levar os seus bonecos ao “hospital”, dinamizado por estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, que assumem o papel de profissionais de saúde.

O mini hospital de brincar vai estar presente na Praça Central. Para colmatar o medo que os mais novos sentem dos médicos e das batas brancas, foi criada uma dinâmica em forma de um jogo de faz de conta entre crianças e “médicos”, estudantes universitários de diversas áreas da saúde. Trata-se de um espaço que reproduz a realidade, para que todas as crianças sintam a responsabilidade sobre o seu boneco e percebam que os médicos são seus amigos.

A Associação Europeia de Estudantes de Medicina criou o projeto Teddy Bear que em Portugal assume, desde 2001, o nome de Hospital da Bonecada

21ª Edição do Hospital da Bonecada

Nesta edição do Hospital da Bonecada® pretendemos alargar o projeto, ultrapassando a meta das 5000 crianças e estendendo o projeto para fora da área da Grande Lisboa. Para além disto, queremos integrar um maior número de cursos superiores na atividade. É ainda nosso objetivo formar jovens universitários tema da próxima edição: “A Criança e as Perturbações Sensoriais”.

Áreas da 21ª Edição do Hospital

Sala de Dinamização

Enquanto aguardam para serem chamadas para a Triagem, na “Sala de Espera”, as crianças podem desfrutar de várias atividades, como: pinturas faciais, desenhos, contadores de histórias, magia, e muito mais. Nesta sala, contamos com a colaboração de estudantes voluntários dos cursos de Animação Sociocultural e Educação Básica.

Sala de Triagem

Após algum tempo de espera na Sala de Dinamização, as crianças são encaminhadas para a Sala de Triagem, dando assim entrada nosso Hospital Modelo. Aqui, os estudantes de Medicina e Enfermagem fazem a triagem dos “amiguinhos” das crianças. É também nesta sala que é entregue o Boletim de Saúde e é atribuída uma cor a cada boneco, consoante a gravidade da sua doença.

Consultórios Médicos

Nos Consultórios Médicos as crianças são recebidas por estudantes de Medicina. Aqui podem explicar quais são as “doenças” dos seus bonecos. O “médico”, além de prescrever xaropes, “beijinhos” e “abracinhos” para tratar a doença, ainda explica todo o material que usou e incentiva a criança a experimentar por ela própria.

Sala de Desinfeção

Nesta sala, as crianças preparam-se para levar os seus bonecos ao Bloco Operatório. Têm a oportunidade de se vestir como um cirurgião com bata, luvas e máscara. Aprendem ainda a importância de lavar as mãos antes de entrar na Sala de Operações, para que os “bichinhos” que temos nas nossas mãos e roupa não passem para o seu “bonequinho” e ele fique doente.

Bloco Operatório

No Bloco Operatório, estudantes de Medicina ensinam às crianças como é que uma cirurgia se processa. O ambiente desta sala é o mais próximo possível de um Bloco Operatório real: há simulação de cirurgias nos bonecos, utilizando materiais como campos cirúrgicos, um monitor de sinais vitais, entre outros. Têm ainda a oportunidade de ver como é constituído o corpo humano, através de um modelo didático.

Laboratório

Com a ajuda de estudantes de Ciências Biomédicas e Laboratoriais, as crianças podem tirar sangue e vê-lo na na “super lupa” que é o microscópio, ver as bactérias crescer e perceber que “bichinhos” deixaram o seu amiguinho doente.

Gabinete de Enfermagem

Nesta sala, as crianças aplicam curativos aos seus bonecos, com a ajuda de estudantes de Enfermagem. Desde pensos, ligaduras e avaliação de temperatura, nada ficará esquecido.

Farmácia

Na Sala de Farmácia, as crianças podem perceber a importância do trabalho dos farmacêuticos. Sendo os últimos no percurso dos medicamentos, os estudantes de Farmácia demonstram que, em muitas situações, são os primeiros na linha de apoio às pessoas que necessitam de um aconselhamento detalhado e seguro sobre que medicamentos tomar.

Gabinete do Dentista

Esta é uma das salas mais temidas pelas crianças. Salvo raras exceções, todas as crianças têm medo dos “terríveis instrumentos” que são usados nos consultórios do Médico Dentista. Com a ajuda de estudantes de Medicina Dentária, recriamos o ambiente de um consultório real, onde é reforçada a importância de uma boa higiene oral.

Gabinete de Imagem Médica e Radioterapia

Aqui, as crianças podem observar o “Raio-X” do seu boneco. São dadas explicações básicas em relação a estruturas anatómicas que já conheçam. São, assim, desafiadas a reconhecer o corpo humano através de uma imagem radiológica, através de uma série de jogos.

Ginásio de Fisioterapia

Nesta sala, estudantes de Fisioterapia recebem as crianças, para as ajudarem na recuperação do seu boneco. Participando numa série de exercícios e alongamentos que visam tratar dos “dói-dóis”, a criança percebe que o papel do fisioterapeuta é fundamental para a melhoria física.

Sala de Nutrição

No Gabinete de Nutrição, as crianças podem conhecer um pouco mais sobre o universo dos alimentos. Os estudantes desta área promovem hábitos de vida saudáveis, ensinam os grupos alimentares da roda dos alimentos, e a leitura correta de rótulos.

Sala de Terapia da Fala

Nesta sala, é dada a conhecer a área de trabalho dos estudantes de Terapia da Fala. As crianças perdem a vergonha de ainda não saberem dizer todas as palavras como os mais crescidos, e aprendem a trabalhar os sons, a voz e a respiração.

Sala de Visão

Com a ajuda de Estudantes de Ortóptica, as crianças podem perceber se o seu “amiguinho” necessita de óculos. Através de várias atividades a visão da criança também é avaliada. Aqui, as crianças são recebidas por estudantes de Psicologia. É aberto um espaço onde as crianças podem esclarecer as suas dúvidas e falar sobre todos os seus sentimentos.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<