O Espaço Guimarães vai colocar a comunidade a falar, aprender e colocar em prática tudo sobre alimentação saudável, agricultura biológica, preocupações ambientais e espírito solidário, através do seu mais recente projeto. : uma horta urbana.
A Horta Urbana é uma parceria com a start-up portuguesa Noocity, focada no desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes para a prática da Agricultura Urbana doméstica.
Projeto de Horta Urbana no Espaço Guimarães
Com um conceito de permacultura, estas hortas são capazes de gerar alimentos durante todo o ano, de forma eficiente, ecológica e saudável.
Este espaço de cultivo estará disponível de forma permanente na esplanada, no piso 1, de acesso livre para visitar, onde crianças e adultos vão poder assistir ao crescimento das frutas, legumes e vegetais, à colheita e nova sementeira, para além de reforçar a mensagem de que é possível e, cada vez mais necessário, encontrarmos formas de produzir alimentos sustentáveis que permitam alimentar a população de forma nutritiva e cuidar do planeta.
Em números:
- Área verde produtiva: 10 m2
- Produtividade anual de hortícolas: 240 kg
- Economia anual de água: 64.000 L *
- Redução anual CO2: 500kg
- Reciclagem anual de resíduos orgânicos: 90kg
- * Por comparação com uma horta tradicional, no solo, da mesma dimensão.
A Horta Urbana inaugura dia 13 de setembro, às 17h através de uma Green Talk e primeira sementeira por um Groower da Noocity. Durante todo o ano vão ser promovidos workshops e iniciativas relacionadas com esta temática.
Adicionalmente, o Espaço Guimarães vai ser palco de workshops anuais com Groower da Noocity para partilhar os seus conhecimentos e envolver o público nesta tendência crescente, para além de desenvolver ações com a população, escolas, instituições e associações locais.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- O que fazer no Porto com crianças?
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?