Vamos pôr as mãos na terra?
Plantar. Cuidar. Colher. O cultivo de legumes, vegetais e ervas aromáticas é mais simples do que parece. No Alegro Alfragide vamos pôr as mãos na terra com vários workshops na nossa Horta Biológica, entre 10 de Agosto e 1 de Setembro. No final, levamos para casa os produtos que plantámos. Saboroso, não é?
Tudo o que precisam de saber para construir uma Horta Biológica em casa está na Praça Principal do Alegro Alfragide. Vão ser quatro fins de semana com workshops dedicados à horticultura, abertos ao público. Das ervas aromáticas aos jardins verticais passando pela reutilização de materiais, temos verdadeiras sementes do conhecimento para partilhar.
1, 2, 3 vou plantar outra vez
A primeira fase diz respeito à instalação das culturas. Nos dias 10 e 11 de agosto, plantamos alfaces, couves, cenouras e outras variedades. O vermicomposto, um nutritivo húmus de minhoca, vai dar uma ajudinha. O fim de semana seguinte é dedicado às aromáticas. Juntamos à horta salsa, aipo e cebolinho, ótimas para proteger as hortícolas.
Nos dias 24 e 25, arranca a segunda fase, com workshops sobre os cuidados da horta. Sabiam que para além de regar, há que sachar e mondar? Pois é, as ervas daninhas não se arrancam sozinha. Vamos ainda aprender sobre os insetos amigos da horta, aliados de sonho que a natureza nos dá. (Joaninhas e abelhas, obrigado por tudo.)
A experiência chega ao fim nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. Na terceira e última fase é para dar tudo na colheita. Finalmente vamos poder colher e levar para casa o que plantámos e ajudámos a crescer. Até os que se juntaram mais tarde à aventura vão poder participar nos trabalhos – a maravilha das hortas biológicas é mesma essa: hortícolas saborosas para partilhar.
Foi na Horta do Tio Alegro que eu plantei uma cenourinha
Os workshops vão decorrer ao fim de semana, na Praça Principal, entre 10 de agosto e 1 de setembro, das 11h as 19h. A participação é gratuita.
Miúdos e graúdos, já imaginaram a cara dos vossos amigos e familiares quando levarem para casa os hortícolas que plantaram? Mãos à horta!
Este artigo foi útil para si?