Hora do Planeta 2024: juntos pelo planeta! - Pumpkin.pt

Hora do Planeta 2024: juntos pelo planeta!

Evento expirado
Hora do Planeta 2024

Estamos todos desafiados a participar na Hora do Planeta, desligando as luzes, no dia 23 de março, entre as 20h30 as 21h30. Em Lisboa haverá, ainda, um Arraial pelo Planeta e dezenas de oficinas. Participem!

O maior evento mundial dedicado à consciencialização para a proteção do planeta terá lugar a 23 de março (sábado) em todo o mundo, incluindo em Portugal, entre as 20h30 e as 21h30 (hora local).

A iniciativa é promovida pela WWF e reconhecida pelo icónico desligar de luzes e de aparelhos eletrónicos não essenciais levado a cabo por milhões de pessoas como incentivo a agir por um planeta mais sustentável.

Segundo Ângela Morgado, diretora-executiva da ANP|WWF, estas ações complementares são muito importantes porque “o apagão não é passivo nem tem como finalidade a poupança energética. A ideia é aproveitar aquela hora para trazer à luz uma reflexão sobre o que realmente podemos fazer pelo ambiente no dia a dia”.

A responsável acrescenta, ainda, que “o objetivo da Hora do Planeta é pôr as questões ambientais na agenda do poder local. Isto porque que as autarquias — pela proximidade real, física e efetiva — ao efetuarem ações coletivas, servem de exemplo, mobilizam e contaminam de forma positiva crianças e adultos para, em conjunto, se discutir e apresentar soluções e compromissos com futuro.”

A Hora do Planeta é um evento histórico da WWF, que surgiu a 31 de março de 2007, em Sidney, Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes durante 60 minutos como alerta sobre a perda da natureza devido às alterações climáticas e sobre a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Portugal foi um dos países que se juntaram logo em 2008, tendo já desligado luzes de espaços como: Castelo de S. Jorge, Ponte 25 de Abril, Cristo Rei e MAAT (Lisboa), Convento de São Francisco (Açores), Mosteiro da Serra do Pilar (Gaia), Estação de S. Bento, Ponte da Arrábida e Ponte do Freixo (Porto), Castelo de Beja, Castelo de Sesimbra e Farol da Nazaré, entre outros.

Hora do Planeta 2024 em Portugal

Arraial pelo Planeta | Lisboa

A Hora do Planeta é um momento criado pela WWF que se tornou um movimento cívico de união mundial. Destaca a perda da natureza e a crise climática e inspira milhões de pessoas a agir e defender mudanças urgentes. Todos os anos, trabalhamos juntos para transformar uma única Hora do Planeta em milhares e milhões de horas de ação para proteger a nossa casa comum – o planeta Terra.

Este ano, vamos fazer mais!

Desde o seu início em 2007, a Hora do Planeta é conhecida pelo momento de “luzes apagadas” – um evento simbólico para mostrar o nosso apoio colectivo ao planeta. Mas este ano, estamos a passar à ação, dando nova vida ao nosso movimento e missão de criar a Maior Hora pelo planeta. A ANP|WWF, a Câmara Municipal de Lisboa, a EPAL e as Águas do Tejo Atlântico juntaram-se para preparar o Arraial pelo Planeta 2024.

Arraial Hora do Planeta | 23 de março | 16h00 | Mercado de Alvalade

A festa oficial da Hora do Planeta — uma iniciativa da organização não-governamental ANP|WWF — vai decorrer no próximo dia 23 de março (sábado) no Mercado de Alvalade, em Lisboa, a partir das 16h00.

Pela primeira vez, o formato escolhido pela ONG em Portugal para celebrar a natureza e lutar contra as alterações climáticas foi o arraial, integrando o mesmo um programa bem recheado para pessoas de todas as idades, com foco nas famílias: animação permanente (música e danças), cerca de 20 oficinas de sustentabilidade de várias áreas (nomeadamente um showcooking), ioga, jogos, leitura de contos, pintura coletiva de um mural (artistas urbanos Edis One e Pariz One com a comunidade) e um concerto semiacústico e intimista de Selma Uamusse. 

O clássico apagão de um simbólico interruptor gigante está agendado para as 20h30, contando, à partida, com o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, para protagonizar este momento.

Oficinas | Lisboa

Porque pequenas ações têm grande impacto, junta-te às oficinas sustentáveis e dedica uma hora ao Planeta!

Dentro do Mercado de Alvalade:

  • Das 16h00 às 19h30 – Todas as oficinas carecem de inscrição por ordem de chegada.

Sinfonia da Terra
Entra num espaço natural e deixa-te envolver nos sons da natureza! Aqui podes parar, escutar e agradecer à Natureza por tudo o que ela nos dá, deixando-lhe uma carta de homenagem.

Oceano na Corda Bamba
Junta-te a este jogo de jenga inovador que te mostra os perigos que o Oceano enfrenta!

Reutiliz’Arte
Desperta a tua criatividade, transformando o descartado em arte! Para esta oficina, traz embalagens usadas e limpas ou objetos que tenhas em casa e que jã não tenham uso.

Oficina Piu-Piu
Explora a magia da natureza connosco! Nesta oficina, mergulha na alegria da construção de ninhos e bebedouros, criando habitats e harmonia para os nossos amigos com asas!

Showcooking Sustentável, by Francisca Gusmão
Junta-te a esta Chef e aprende a inovar com ingredientes locais e técnicas sustentáveis, inspirando paladares e consciências.

Jogo “Viva os Objetivos”
Descobre o teu papel no futuro do planeta enquanto indivíduos, membros de uma equipa e – mais importante – enquanto cidadãos responsáveis.

Abraça a Frescura
Explora a sustentabilidade na cozinha! Aprende a criar películas reutilizáveis – uma solução amiga do ambiente para preservar a
frescura dos alimentos.

Jogo “A Essência da Água”
A Água é essencial à vida. Vem aprender a preservar este líquido precioso. Vem descansado/a pois não te vais molhar!

“Vamos Todos ao Mercado” e “O Peso Certo”
Vem aprender a comer equilibradamente, conhecer profissões diferentes e como as nossas escolhas podem ajudar o Planeta. Sabes a importância das balanças e do comércio justo nos bens alimentares?

Jogo Eco Alimentação
Sabias que nós somos o que comemos? Vem aprender como podes ajudar o planeta com escolhas alimentares mais sustentáveis.

Oficina de Papel Reciclado…com sementes!
Papel com sementes? É para comer? Vem aprender a transformar papel velho em papel novo nesta oficina e ainda ficas a perceber como no final lhe podes dar um novo uso.

Planta, Cuida e Vê Crescer
As frutas e os legumes não nascem nos supermercados. Vem aprender a semear e cuidar da espécie que connosco vais plantar. Traz uma garrafa de plástico ou um pacote de 1 litro vazios!

Jogo de Tabuleiro “Scoutspólio”
Junta-te a este jogo para descobrir mais sobre o uso da água e como podemos auxiliar no combate ao seu desperdício!

Botão Sabichão
O mundo das plantas tem muitos mistérios. Através deste jogo vem conhecê-los assim como alguns dos seus segredos mais bem guardados.

As Plantas da Estufa Fria comem-se?
Sabias que na Estufa Fria de Lisboa há plantas que podes comer? Nesta atividade, com um mapa de exploração, vais descobrir essas plantas e ainda construir uma ficha de identificação.

Culinária com Espécies Silvestres
Sabes o que são espécies comestíveis? E silvestres? Vem aprender a identificar estas espécies e a sua importância no equilíbrio natural, na alimentação, na saúde e na biodiversidade, confecionando salada, patê e tisana. Traz o teu copo ou caneca reutilizável!

Cultivo Biológico em Casa
A tua varanda, terraço, marquise, cozinha ou pátio, pode ser uma horta. Vem aprender técnicas de agricultura biológica, para poderes cultivar alimentos saudáveis e isentos de resíduos. Traz uma garrafa de plástico ou um pacote de 1 litro vazios!

Fruta da Época
Sabias que tal como há 4 estações do ano, também há épocas próprias para cada fruta e legumes. Nesta atividade, com recurso a jogos pedagógicos e lúdicos, vamos perceber isso mesmo e como as nossas escolhas têm impacto na sustentabilidade ambiental e no Planeta.

Oficina de Terrários
Sabes o que são Soluções de Base Natural? E um terrário? Vem aprender mais sobre eles nesta oficina.

Água “Limpinha, Limpinha”
Vem ver como se analisa a água utilizada no mercado. Nesta atividade poderás acompanhar um processo de análise à água e gelo do mercado, e conhecer os seus componentes constituintes.

Fora do Mercado de Alvalade:

  • 15h00 às 16h00: Grafitti para crianças com Edis One e Pariz One
    • Passeio Pedonal ao lado do Mercado de Alvalade, junto aos Bombeiros.
    • Inscrições esgotadas!
  • 16h00 às 17h00: Grafitti para todos com Edis One e Pariz One
    • Passeio Pedonal ao lado do Mercado de Alvalade, junto aos Bombeiros.
    • Inscrição limitada, por ordem de chegada no local.

Animação ao longo da tarde

Programação:

  • 16h15: Escola Abadá-Capoeira Lisboa
  • 16h45: Histórias Planestásticas
  • 17h30: Espetáculo da Udance
  • 18h15: Yoga
  • 19h15: Conto “meninos que comem a sopa toda”
  • 20h00: Discursos e Apagão – Hora do Planeta
  • 20h30: Concerto de Selma Uamusse

Vejam como foi a Hora do Planeta em 2023 em Portugal!

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<