Escolas > Notícias para escolas > Passatempos e iniciativas

Hoje é o Dia! – Open Call 1.ª Edição Concurso das Escolas

Hoje é o Dia! – Open Call 1.ª Edição Concurso das Escolas

O Teatro Maria Matos, depois de conquistar o prémio Linguagem Simples da Acesso Cultura, traz-nos mais um importante projeto de ligação à comunidade.

Com este concurso, o Teatro Maria Matos pretende expandir-se até às escolas secundárias do concelho de Lisboa, de uma forma completamente gratuita, promovendo novas experiências para estes alunos.

Um trabalho inovador para o Teatro Maria Matos que procura fortalecer a sua ligação com as escolas secundárias da cidade, procurando não só desenvolver novos públicos, mas também potenciais artistas.

Durante muito tempo o teatro foi um reflexo do mundo que existia fora dos palcos, e nunca deixou de o ser, transformando-se da mesma forma que se transformam as épocas. No entanto, revelando-o, o teatro que fazemos é também uma forma de agir no mundo e não só de o representar.

A partir desta ideia, e pela primeira vez, o Teatro Maria Matos lança o desafio às Escolas Secundárias do concelho de Lisboa a receberem um laboratório de Teatro na sua Escola durante um ano letivo.

Pretende-se estimular os alunos a criar um objeto teatral que reflita aqueles que consideram serem os temas centrais do nosso tempo, explorando também o que podem ser novas formas de intervenção e ação artística, através das quais o próprio formato do que normalmente entendemos como Teatro é interrogado.

Juntando criadores das áreas da literatura, do teatro, das artes visuais e da fotografia que construirão connosco um programa sequenciado de ações a decorrer entre o teatro e uma escola selecionada, o projeto Hoje é o dia tem como objetivo desenvolver um projeto artístico e pedagógico de sensibilização e experimentação prática das diferentes áreas artísticas que trabalham no contexto atual da criação performativa e teatral.

Como exercício final, será apresentado um objeto performativo na própria escola com o apoio da equipa do Teatro Maria Matos, em articulação com a equipa de professores e alunos envolvidos: uma apresentação que será também uma oportunidade de troca de práticas, experiências e saberes.

Aceda ao regulamento do concurso e mais informações.

  • Gratuito

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *