Família > Agenda Família > Exposições

Exposição Harry Potter: Hogwarts, afinal, fica em Lisboa!

exposição harry potter lisboa

Accio exposição! O universo de Harry Potter chegou ao Parque das Nações para vos oferecer uma experiência mágica e única!

Atenção, feiticeiros e feiticeiras… A Exposição mais mágica de Harry Potter já chegou a Lisboa! 

A exposição mais mágica do mundo – a Harry Potter™️: The Exhibition – materializou-se em Lisboa no dia 16 de novembro e vai fazer do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, a sua casa até 8 de abril de 2020.

Esta é a primeira vez que Portugal recebe a grande exposição temática da mais famosa escola de magia do mundo, que já passou por Nova Iorque, Sydney, Tóquio, Suécia, Paris, Xangai, Bruxelas, Amesterdão, Madrid, Milão, Berlim e Valência.

Quem já visitou o Estúdio Harry Potter Londres da Warner Bros vai reconhecer alguns dos adereços e personagens, mas ninguém se vai arrepender de visitar a Exposição de Lisboa: há muito para ver e experiências únicas para viver.

Quem é que nunca quis testar a sua pontaria no Quidditch? Não garantimos que seja a muitos metros de altura, mas aqui vão poder marcar quantos golos quiserem, nos três aros à vossa disposição! Querem saber tudo sobre esta e outras atrações mágicas? A Pumpkin visitou a Exposição de Harry Potter em Lisboa e conta-vos tudo!

Mega exposição para feiticeiros de todas as idades

harry potter exposição lisboa

A Harry Potter™️: The Exhibition em Portugal é um autêntico parque de diversões para quem, lado a lado com Harry, Ron e Hermione, viveu tantas aventuras inesquecíveis! Desde o resgate da Pedra Filosofal à participação no Torneio Cálice de Fogo, foram muitos os momentos de emoção replicados agora nesta exposição.

Ao longo de 1500 metros quadrados são recriados alguns dos cenários mais conhecidos dos filmes, com o selo de autenticidade da Warner Bros, o que torna possível aos fãs “entrar” literalmente na história.

Isto significa que, sim, vão conhecer Hogwarts! Podem passear pelo Great Hall, visitar Hagrid e as suas criaturas fantásticas na sua cabana (a nossa abobrinha adorou refastelar-se no seu enorme cadeirão), e juntar-se a todos os alunos de Gryffindor na sua sala comum.

É, aliás, aqui que a exposição propriamente dita começa, mas first things first. Todos os bruxinhos com bilhete para embarcar no Expresso de Hogwarts (que também vemos e é lindo!) são  convidados a entrar por uma enorme porta de madeira onde, do outro lado, nos espera a primeira grande emoção.

Cenários mágicos (e um chapéu muito especial!)

chapéu selecionador amelie

Tal como acontece com os nossos personagens quando chegam pela primeira vez a Hogwarts, a aventura na Exposição de Harry Potter começa com um momento de tensão: qual será a Casa que melhor representa o nosso coração e as nossas qualidades? Depois de algumas perguntas e de o Chapéu Selecionador analisar atentamente os nossos pensamentos e emoções, descobrimos que na Pumpkin somos um pouco de tudo: tivemos alunos espalhados por Gryffindor, Ravenclaw e Slytherin!

É depois que a visita começa. Podem optar por utilizar um audiobook – existem versões adaptadas para crianças e em várias línguas – ou fazer a visita por vocês, procurando na memória as referências a cada objecto. Foi impressionante perceber todos os detalhes que, às vezes, nos escapam durante os filmes, mas que compõem os cenários na perfeição.

A exposição está organizada por zonas e não cronologicamente, pelo que as surpresas são constantes! Descubram o que vão encontrar… à distância de um Accio!

Hogwarts

gryffindor exposição harry potter lisboa

Conseguem passar pela Madame Gorda e a sua não-assim-tão afinada voz?

Um dos primeiros cenários que podemos ver é o do dormitório masculino de Hogwarts, onde as camas, as vestes (meio velhinhas, no caso das de Ron) e os objectos são dispostos com um detalhe incrível. Dentro da arca de Ron podemos ver uma cópia da Seeker Semanal, a revista de Quidditch favorita dos jovens feiticeiros, e vários artigos da equipa favorita do ruivinho.

Sabemos que Severus Snape é uma personagem controversa, mas quem gosta do Professor de Poções vai adorar ver a sua veste impecavelmente negra. Quase o conseguimos ouvir provocar Harry na sua voz arrastada e anasalada. Também se vão cruzar com outros professores muito especiais!

E quem é que nunca se imaginou membro da Armada de Dumbledore, a aprender com Harry alguns dos mais poderosos feitiços de defesa? Encontrámos o papel de papiro assinado pelos 29 alunos de Hogwarts que, contra tudo e contra todos, se reuniram para fazer frente ao perigo anunciado.

Vão também ver a pena com que Harry escreveu, muitas vezes, que não se devem dizer mentiras (não garantimos que não fiquem cheios de raiva de Umbridge outra vez!) e ficar enfeitiçados pelos adereços, vestuários e objetos utilizados para gravar os filmes. Referências ao trio, a Luna e a Neville em cada canto – tão bom!

mapa do salteador harry potter exposição

Não podemos trazer connosco o Mapa do Salteador, que nos dava um jeitaço para não nos perdermos pelos caminhos da exposição, mas tudo bem! Juramos solenemente não fazer nada de bom! 🙂

Além dos objetos expostos, também adorámos perceber que algumas das estações são interactivas. Lembram-se das mandrágoras que Harry, Ron e companhia tiveram que replantar no segundo ano? Aprenderam bem a lição? Agora toca-vos a vocês! Mas cuidado com o seu grito, que é mortal… ou, neste caso, no mínimo arrepiante!

mandrágoras

E ainda se lembram de alguns dos mais marcantes professores de Hogwarts? Gilderoy Lockhart é um deles – se pelos melhores motivos já não sabemos dizer! A sua varinha e a sua auto-biografia “O Meu Eu Mágico”.

Se nos perguntarem, adorámos ver de perto os óculos e a varinha de Harry, o viratempo, o Espelho de Osejed, o armário de onde saiu o Sem Forma, os muitos livros cheios de Histórias e feitiços, e, claro, a réplica do Buckbeak, mesmo à entrada da Cabana do Hagrid e da Floresta Proibida!

Podem entrar… mas com cautela, porque a névoa e as criaturas ancestrais esperam-vos por lá! Antes, explorem a decoração peculiar da casa do nosso grande amigo. Atenção ao chapéu de chuva cor-de-rosa, porque é capaz das magias mais surpreendentes. E cuidado com o Monstruoso Livro dos Monstros… ouvimos dizer que morde!

Quidditch

quidditch exposição harry potter

Acham que sabem jogar Quidditch? Vão poder prová-lo! A exposição de Harry Potter em Lisboa marcou um golo que vale muito mais do que 10 pontos ao preparar uma área temática focada no desporto mais popular do mundo dos feiticeiros.

Além das vestes das casas de Hogwarts e das vassouras de Harry e Draco, podem ver também vários adereços daquele jogo épico que opôs a Irlanda à Bulgária na final do Campeonato Mundial de Quidditch. Será que ainda se cruzam com o Viktor Krum?

Inspirados por estes heróis, tentem a vossa sorte: basta agarrar na Quaffle e tentar marcar! Quem sabe não são convocados para o próximo jogo dos Chudley Cannons…

frank amelie quidditch harry potter exposição

Ah, por favor tentem não levar convosco a Snitch de Ouro! É ainda mais linda ao vivo!

Artes Negras

Preparem as varinhas para lançar um Expeliarmus, pelo sim pelo não! Ao entrarmos na zona das Artes Negras a tensão é palpável e o ambiente muito mais tenso e assustador. Além dos cartazes preparados pelo Ministério da Magia para ajudar à captura dos Devoradores da Morte – brrrr! – e dos que acusam Harry de ser o “Indesejado Número 1”, nesta área muito especial podem também ver os Horcruxes!

exposição harry potter artes negras

O medalhão de Slytherin, a Diadema de Ravenclaw, a Taça de Hufflepuff, o anel de Gaunt e o Diário de Tom Riddle (e o dente de basilisco que o destruiu!) são alguns dos itens mais importantes da história de Voldemort e têm, claro, um lugar privilegiado na exposição.

Também podemos ver a área do cemitério onde Cedric Diggory foi sacrificado e Voldemort ressurgiu, mais forte do que nunca, após a colaboração do traidor Pettigrew. É de engolir em seco…

area negra harry potter exposição

O filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, que abriu a tantos de nós os corações para este mundo mágico, tem também um destaque… assustador. Vemos o Professor Quirrell, o jogo de xadrez, as chaves voadoras… e, claro, a Pedra, agora em segurança!

Temos a certeza de que, apesar das presenças intimidantes de Lucius Malfoy, Fenrir Greyback, Bellatrix Lestrange e companhia, a concentração de alegria e felicidade, vai permitir-vos conjurarem um Expecto Patronum para se despedirem desta zona sem que o Dementor vos afecte!

Grande Salão

baile harry potter exposição

Nesta área regressamos a um dos cenários mais icónicos de de toda a série! Somos recebidos pela mesa preparada a rigor para um jantar especial e pelos trajes do Baile de Inverno (que não correu lá muito bem…).

Se quiserem participar no Torneio dos Três Feiticeiros, tentem deixar um papel com o vosso nome no Cálice de Fogo! Os de Cedric Diggory, Vitor Krum, Fleur Delacour e Harry Potter já lá estão, mas pode ser que o cálice vos ache corajosos e capazes o suficiente…

Já quem tinha pouca coragem para dizer a verdade – e se tornou um bocadinho irritante! – foi Rita Skeeter. Alguns dos seus escritos mais pérfidos também estão aqui expostos, com destaque para a biografia não autorizada (e muito maldosa) de Dumbledore.

doces harry potter exposição

Nesta sala, onde também nos podemos deliciar com todas as iguarias trazidas pelos alunos de Hosgmeade, os grandes destaques são a espada de Gryffindor, reluzente e cheia de poder, a Fénix de Dumbledore e, claro, o nosso amado e livre Dobby. Não se esqueçam de dizer a Dumbledore e a McGonagall o quanto gostam dlees!

Como visitar a Exposição Harry Potter em Lisboa

harry potter meninas exposição

Enriqueçam a vossa visita com o áudio guia com comentários exclusivos dos bastidores dos criadores dos filmes de Harry Potter. Desde os produtores do filme aos designers de adereços, figurinos e criaturas mágicas desta saga épica, todos têm alguma curiosidade para vos contar! Descubram a inspiração por trás dos desenhos de Nimbus 2000, das Mandrágoras, dos trajes do Baile de Yule e muito mais…

O audio guia está disponível para compra durante o processo de compra dos bilhetes, online ou diretamente na exposição, e está disponível em português, espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, japonês e mandarim.

Quais são os horários disponíveis para visitar a Exposição de Harry Potter em Lisboa?

De segunda a quinta: das 10h às 19h00.

Sexta, sábado e domingo: das 10h às 20h30.

O tempo médio para visitar Harry Potter: The Exhibition é de 1 hora, mas poderão permanecer o tempo que desejarem.

Para assegurar uma visita agradável a todos os visitantes, o acesso à exposição organiza-se por slots de meia hora de duração. Recomendamos que seja pontual. Não é possível garantir o acesso à exposição fora do horário indicado no bilhete, quando a lotação estiver completa.

Quais são os preços dos bilhetes da Exposição de Harry Potter em Lisboa?

Os bilhetes têm um custo variado consoante a idade dos visitantes e os dias da semana. Preços de segunda a sexta:

  • Entrada geral: 16€.
  • Crianças (até aos 12 anos): 12€.
  • Família I (2 adultos + 1 criança até aos 12 anos): 38€.
  • Família II (2 adultos + 2 crianças até aos 12 anos): 44€.

Ao sábado e domingo os preços variam:

  • Entrada geral: 19€.
  • Crianças (até aos 12 anos): 15€.
  • Família I (2 adultos + 1 criança até aos 12 anos): 45€.
  • Família II (2 adultos + 2 crianças até aos 12 anos): 52€.

Não há idade mínima para entrar na exposição. Para crianças dos 0-3 anos o acesso é gratuito. Um número máximo de uma criança dos 0 aos 3 anos por adulto com entrada válida. Crianças até aos 12 anos deverão ser acompanhadas por um adulto. Os menores de idade deverão fazer prova da idade através da apresentação de cartão de identificação.

Não é permitida a entrada na exposição de carrinhos de bébé. Terão de ser depositados no bengaleiro. Mochilas de pequena dimensão podem entrar. Não é permitida a entrada de bicicletas, skates, trotinetes, ou outros sistemas de transporte com rodas, excepto cadeiras de rodas para pessoas com mobilidade reduzida.

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais (FNAC, Worten, CTT, El Corte Inglés e everythingisnew.pt) e no site oficial da exposição.

Como chegar à Exposição de Harry Potter em Lisboa?

A Exposição está instalada no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações em Lisboa. Podem deixar o carro estacionado em vários parques próximos ou optar por transportes públicos. Os parques de estacionamento existentes são:

Parque Oceanário: 274 lugares.

Parque da Doca: 700 lugares.

FIL: 830 lugares.

Torre Vasco da Gama: 250 lugares.

Parque da Estação do Oriente: 2000 lugares.

Podem também optar por metro, comboio ou autocarro:

Metro:  Oriente (Linha Vermelha);

Comboio: Oriente (Linhas de Santa Apolónia-Azambuja e Sintra – Oriente).

Autocarro: 728, 744, 759, 782.

Também vos pode interessar:

Everything is New

  • Preço: A partir de 16€ para adultos e 12€ para crianças.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *