Família > Agenda Família > Festivais, Mercados e Outras atividades

Há Luz no Parque – Noite de Verão no Parque de Serralves

Há Luz Parque Noite Verão Parque Serralves

Há Luz no Parque é a iniciativa para as noite de Verão, promovida pelo Parque de Serralves.

No verão de 2017 volta o “Há Luz no Parque”, já na sua terceira edição.

Os públicos de Serralves podem visitar o Parque à noite nos meses de julho e agosto e conhecer, ou revisitar, percursos, árvores e elementos construídos icónicos, decorativamente iluminados, que transformam o ambiente noturno do Parque numa experiência única de magia e luz.

Durante o período em que decorre a instalação “Há Luz no Parque”, o público poderá também assistir a concertos, sessões de cinema ao ar livre, performances, integrar as visitas noturnas orientadas que contam a história do Parque ou que levam a conhecer a vida que desperta no Parque à noite, participar em atividades lúdico-pedagógicas ou em workshops de fotografia noturna.
Há Luz no Parque - Serralves.
Horários:
As luzes da instalação acendem às 21h00 e a entrada é pelo portão da Avenida Marechal Gomes da Costa:
– dias de semana: 21h00-00h00 (durante a semana o Parque encerra entre as 19h00 e as 21h00);
– fins de semana: 20h00-00h00 (ao fim de semana o Parque está aberto em contínuo das 10h00 às 00h00).
  • Entrada: portão da Avenida do Marechal Gomes da Costa.
  • Acesso: mediante aquisição de bilhete Parque (5€) ou Parque+Bienal (7€) – bilheteira aberta até às 23h00.
  • Acesso gratuito: exclusivo para Amigos de Serralves

 

Destacamos algumas iniciativas desta edição – consulte todo o programa

Há Luz no Parque – ARTES PERFORMATIVAS

TEATRO/DANÇA

29, 30, 31 JUL e 1, 2, 3, 8, 9,10 AGO

CATABRISA

Joana Providência, Gémeo Luís, Eugénio Roda e Manuel Cruz
Uma encomenda do Maria Matos Teatro Municipal em co-produção com Centro Cultural de Vila Flor, Cine-Teatro Joaquim d’Almeida, Comédias do Minho, Companhia Instável, Fundação Casa da Música, Fundação Lapa do Lobo.
Um menino, em tudo igual a todos os meninos, vive as maiores aventuras de sempre: a aventura da curiosidade, do desejo, da descoberta, do espanto, da invenção, a aventura de quem nasce e cresce com o corpo e a mente aos rodopios. Do livro Catavento (Eterogémeas), nasceu um espetáculo: Joana Providência encenou e coreografou, Manuel Cruz musicou, Luís Mendonça desenhou cenografia e figurino, Emílio Remelhe escreveu e Filipe Caldeira interpretou. Juntos criaram um espaço de ideias em forma de sensação, um lugar de sensações em forma de gesto, um sítio de gestos em forma de som, um mapa de sons em forma de sombra, um mundo de sombras em forma de história para todos. Para todos verem, ouvirem, sentirem e pensarem com a forma de ver, ouvir, sentir e pensar de cada um.
Duração: 50’
Público-alvo: crianças dos 6 aos 10 anos
Lotação: 50 crianças

TEATRO FÍSICO VISUAL E FORMAS ANIMADAS

28 AGO

OS TRANSPORTADORES

Companhia Radar 360º
A sua história é construída a partir dos seus percursos efémeros. O seu património é material e imaterial. Deixam as suas marcas: histórias, objetos, sons, memórias e emoções. Pelo caminho, vão encontrando e acumulando. Os personagens transformam e são transformados. Passam uma noite mas a viagem continua numa deambulação contínua….
“Os Transportadores” são “nómadas contemporâneos” que, nas suas viagens, encontram, acumulam e criam narrativas poéticas para questionar os excessos consumistas da sociedade contemporânea.
O projeto da companhia Radar 360, dirigido por António Oliveira e Julieta Rodrigues, nasceu em 2005 e está sediada no Porto, dedicando-se à pesquisa e escrita no domínio das artes de rua, do circo contemporâneo e do teatro físico.
Duração: 60’

 

OFICINAS LÚDICO-CIENTÍFICAS

 Há Luz no Parque - Serralves.

Faça-se Luz!

Através de experiências simples e de algumas brincadeiras, miúdos e graúdos são envolvidos ativamente na exploração e descoberta de diversos princípios e fenómenos que, mais direta ou indiretamente, estão relacionados com os fenómenos da Luz.

Local: Clareira dos Teixos
Acesso: mediante a aquisição do bilhete Parque (entrada livre para crianças até aos 12 anos de idade)
Lotação: funcionamento contínuo
15 JUL (SÁB), 12 AGO (SÁB), 21h00-22h30

EXPERIMENTAR COM A LUZ!

O que é a Luz? Nada como responder experimentando! Discos de Newton, prismas, espelhos e lentes, permitirão simular arco-íris, construir espetroscópios ou compreender por que vemos a cores.
Orientação: Mundo Científico
16 JUL (DOM), 21h00-22h00

NAVEGANTES DA LUZ

De pé ante pé, bem devagar e sem fazer barulho, vamos partir à descoberta das luzes noturnas que habitam Serralves. Serão mágicas? Serão coloridas? Por entre as árvores, arbustos e clareiras, a iluminação servirá de inspiração para criarmos uma lanterna florescente!
Orientação: Catavento
22 JUL (SÁB), 19 AGO (SÁB), 21h00-22h30

EFEITOS ÓTICOS DIVERTIDOS

Filtros, hologramas e anamorfismos são propostas lúdicas de criação de efeitos óticos fascinantes. Utilizando as propriedades da luz como ingrediente principal, vamos criar imagens distorcidas manipulando ângulos, dividindo feixes de luz, filtrando cores.
Qual será a mais original?
Orientação: Mundo Científico
23 JUL (DOM), 21h00-22h00

PLASTICINA MÁGICA

Plasticina caseira que brilha no escuro é a nossa matéria-prima! Para a trabalhar há que por as mãos na massa e misturar, amassar, moldar e, por fim, dar cor! Desafiamos-te a dar asas à tua imaginação e realizar pequenas esculturas florescentes.
Orientação: Catavento
29 JUL (SÁB), 26 AGO (SÁB), 21h00-22h30

PIGMENTOS LUMINOSOS

Fosforescência, fluorescência, bioluminescência…Apesar de processos quimicamente diferentes, todos se baseiam na emissão de luz por uma substância quando submetida a um estímulo.
Vamos produzir soluções luminescentes com materiais comuns e deixarmo-nos encantar com os seus efeitos, recorrendo a luz negra.
Orientação: Mundo Científico
05 AGO (SÁB), 21h00-22h30

VAMOS CRIAR LUZ

Com fios, casquinhos, microcontroladores, LEDs e lasers, conseguiremos criar efeitos luminosos? Vem experimentar tocar uma harpa laser, construir circuitos elétricos ou aprender a programar.
Orientação: Mundo Científico