Gulbenkian Online – Vamos continuar a descobrir!

Evento gratuito!
continuar-a-descobrir-

Depois de termos parado e ficado em casa, aos poucos podemos voltar à normalidade. E a Gulbenkian ajuda a passar o tempo!

As atividades educativas na Gulbenkian ainda estão canceladas, mas queremos continuar a partilhar ideias criativas e artísticas para fazer em casa, sozinho ou em família.

Nesta página da Gulbenkian, podem encontrar várias propostas – desde videotutorias (que foram pensadas para professores mas que podem ser aproveitadas pelas famílias), a documentos e registos de algumas atividades – que são convidamos a ver, a explorar e a criar.

Deem uma espreitadela nas atividades giras que a Gulbenkian preparou!

Videotutorias

Porque não aproveitar para aprender a fazer um livro pop-up, treinar a escrita e criar personagens literárias ou melhorar as técnicas de desenho? Aqui encontra ideias para serem aproveitadas dentro de portas, pensadas para todas idades, fáceis de acompanhar e repletas de exemplos práticos.

No final, não se esqueça de partilhar connosco os resultados desses momentos criativos, através do do e-mail [email protected] ou das redes sociais, usando os hashtags #GulbenkianEmCasa. 

Ilustração: da sala de aula para casa

Estas videotutorias convidam a fazer uma viagem pelo processo criativo da ilustração para livros, com muitos exemplos práticos de utilização de diferentes técnicas e materiais. Com a ajuda da Margarida Botelho vamos fazer a ilustração de um livro de autor.

Construção de narrativas: da sala de aula para casa

A partir destas videotutorias, poderá experimentar – em família – várias ferramentas e dispositivos para “massajar a criatividade”. A Catarina Requeijo ajuda.

Livro de autor: da sala de aula para casa

Nestes vídeos, Ana João Romana dá a conhecer diferentes tipos de construção, ensinando a fazer um livro pop-up, um leporello, um livro instantâneo ou uma encadernação japonesa.

Escrever sobre mim: videotutorias para jovens

Como pôr os jovens a escrever? Como pôr os jovens a escrever de uma forma que não seja penosa e dolorosa para eles, mas também para os pais e professores.

Desafios passo-a-passo

Estas ideias são fáceis, divertidas e podem ser feitas com os materiais que tiver em casa. Desenvolvidas tendo em conta os interesses das diferentes faixas etárias, explore estas propostas originais e mantenha toda a família entretida nestes dias de isolamento. No final, não se esqueça de partilhar connosco os resultados desses momentos criativos, através do do e-mail [email protected] ou das redes sociais, usando os hashtags #GulbenkianEmCasa. 

Cadavre exquis: as mãos «cá de casa»

O cadavre exquis é um jogo coletivo inventado pelos artistas surrealistas. Neste desafio, covidamos as mãos “aí de casa” a construírem através do desenho o seu cadavre exquis a partir de uma obra do Museu Gulbenkian. Aceitam o desafio?

Um laboratório na cozinha

Neste desafio, vamos transformar a nossa cozinha num laboratório e fazer tintas de várias cores usando ingredientes que todos temos em casa. Uma ideia sustentável e divertida para passar uma tarde em família.

Um autorretrato por dia, não sabes o bem que te fazia

Para estes tempos de quarentena, temos uma ideia: fazer um autorretrato por dia. E não se esqueçam de pôr a data, para mais tarde recordar! São vários os desafios que propomos.

Aguarelário I: começar

Desafios para experimentar diferentes técnicas e processos, descobrir as cores e as muitas misturas de aguarelas. Então vamos meter água, dar-lhe cor e salpicar muitas ideias por aí!

Aguarelário II: pintar uma árvore

Vamos continuar a meter água, mas no bom sentido! Neste laboratório, vamos complicar um pouco mais (mas não muito!). Vamos continuar a experimentar diferentes técnicas e processos, mas desta vez vamos pintar uma árvore. Preparados?!

Sem prego, nem estopa: desafios de equilíbrio e puzzles

Vamos agarrar em objetos que temos em casa e que usamos no dia a dia: molas da roupa, cápsulas de café, formas pequenas, tampas, clips… e com isso vamos fazer o jogo do equilíbrio… e puzzles!

Histórias cantadas e contadas

Histórias para adormecer ou para aprender, conversas e ideias para estimular a reflexão e apurar o sentido crítico e outras sugestões estimulantes para dar uso à imaginação… Sem sair de casa. Fique atento às redes sociais, para ser o primeiro a saber quando sairá o próximo vídeo!

O meu coração é árabe

Um vídeo para recordar uma viagem entre tapetes, cerâmicas, estórias e cantos, onde os ritmos e a poesia islâmica se cruzam com a nossa portugalidade.

Azul sonoro

A Susana Quaresma convida-nos a visitar a Coleção Moderna, e em particular a obra Relevo Azul de Nuno Barreto.

A partir daqui vamos viajar por lugares dos quais temos muitas saudades nestes tempos de quarentena. E esta viagem vai ser monocromática… vamos estar num mundo de uma só cor. Qual será? Prontos para a viagem? E fiquem atentos porque no fim temos um desafio.

Chrome Music Lab

Ideias para aprender música em família, duma forma mais acessivel, prática e divertida. Descubra tudo através do website do Chrome Music Lab (mas atenção que é preciso ter o Chrome instalado).

Podem ainda partilhar alguns dos resultados desses momentos criativos, através das redes sociais, usando os hashtags #GulbenkianEmCasa, ou do e-mail [email protected].

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *