O Frenesim é uma cooperativa cultural que promove a música e a arte, não apenas como um fim, mas também como catalisadores de mudança, desenvolvimento e aproximação de pessoas. A abordagem múltipla da expressão artística é chave para a exploração pessoal e em grupo, permitindo trabalhar quatro grandes áreas de competências: SER – SABER – FAZER – CONVIVER.
Frenesim Aqui: Formação ao longo da vida
Música à minha Volta
Estimulação, exploração e expressão musical e movimento.
Divididos em pequenos grupos com fases de crescimento semelhantes, e fora da típica sala de aula, em formato de sessão-oficina, faz-se experiências, com texturas, sons, ritmos, movimentos, dança e cor , tornando a aprendizagem em algo prático e envolvente.
Desde bebés, os alunos são postos em contacto com a Música e as músicas nos seus mais diversos estilos e conceitos, abrindo os ouvidos e as portas às aprendizagens globais que se interligam com o movimento e a plástica.
Procura-se aexploração de inúmeros instrumentos musicais, assim como de objetos do dia-a-dia: tudo é som, temos é de dar asas à imaginação! Mesmo sem saber ainda falar (no caso dos bebés), a exploração artística com base nas histórias, na fantasia e nas rotinas vão ficando no ouvido e provocam sensações de êxtase, iniciando-os, de forma natural, neste mundo da escuta, da reprodução e da criatividade: ora percutindo ritmos, ora esboçando sons, ora dançando, ora pintando, tudo serve para nos exprimirmos!
Para quem: Sessões Bebés – até aos 36 meses | Sessões Infantil: dos 3 aos 6 anos.
Cantos das Artes
Expressões artísticas e trabalho de projeto na formação do cidadão.
Abordagem artística transversal e indivisível onde as crianças, em coletivo, projetam, criam e integram o espetáculo. Explora-se a música, dança, teatro, plástica e escrita criativa em torno de um projeto: entre o pensar e o fazer desenvolve-se o processo criativo até à sua materialização em palco!
Por outro lado, o processo cognitivo é colocado em paridade com as aprendizagens sociais: a partilha dos lanches e experiências, os passeios, as conversas espontâneas, a interação entre crianças de diferentes idades, a inclusão dos pais. O trabalho constante e coletivo, permite uma natural e prática aprendizagem, importantíssima para o crescimento pessoal e social de cada um.
Para quem: Dos 6 aos 16 anos.
Aprender ao Contrário
Aulas particulare de instrumento e formação musical.
Um novo modelo de aula do fim para o princípio, que ultrapassa a dificuldade e frustração de começar a tocar um instrumento ou de aprender teoria, focando-se na
vontade e objetivo de cada aluno.
Com programa aberto e adaptável a todo o tempo, a ser combinado com cada aluno, de acordo com a sua meta, fornece ferramentas e aprendizagens aos alunos para que até sozinhos consigam evoluir e aprender organicamente, colocando a tónica no FAZER música: há espaço para a audição, a experiência, a conversa, e a orientação.
Os alunos são preparados, caso se pretenda, para o ingresso ou os exames externos do Conservatório de Música do Porto. Oferta: guitarra-baixo, guitarra acústica, guitarra elétrica, prática de teclado, percussão, violino, flauta transversal, clarinete, composição e formação musical!
Para quem: aulas individuais ou em pares, a partir dos 6 anos.
Música para a Sensibilidade
A expressão artística como subterapia.
Sessões particulares dedicadas a cada pessoa e sua individualidade que utilizam a expressão artística como forma de expressão pessoal e social.
A música torna-se numa ferramenta de trabalho das emoções, das dúvidas e certezas, da memória e comportamentos, e do nosso bem-estar físico e mental. São sessões com base experimental, onde o limite é a imaginação e vontade de cada um, e existe porque sabe bem e faz bem!
Ensina-nos a pensar e a não pensar, a criar, a ser sozinho e com o outro, a sermos mais completos.
Para quem: Dos 3 aos 103 anos.
Sendo um espaço que se quer próximo e familiar, as vagas para cada projeto são limitadas.
Mais Informações:
Tudo sobre o Regresso às Aulas:
- Início das aulas: tudo para começar o novo ano letivo com tranquilidade
- As melhores Escolas de Música para crianças
- Calendário Escolar: conheça as datas oficiais
- Manuais Escolares gratuitos: sim!
- Mochilas Escolares: como escolher a ideal e as escolhas da Pumpkin
- Material Escolar: o que deve mesmo comprar?
Este artigo foi útil para si?