A 24.ª edição do FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas decorre de 9 de maio a 2 de junho, em Lisboa, e integra mais de 20 propostas artísticas.
A 24.ª edição do FIMFA LX – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas decorre de 9 de maio a 2 de junho e integra mais de 20 propostas artísticas. A edição de 2024 decorre em 9 salas de espetáculo da cidade de Lisboa.
Ao longo de 25 dias, o FIMFA Lx24 apresenta-se no São Luiz Teatro Municipal, LU.CA – Teatro Luís de Camões, Castelo de São Jorge, Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Teatro Romano, Teatro do Bairro, Teatro Taborda e ainda na Cinemateca Portuguesa.
Com uma programação que parte da ideia de Liberdade, o Festival apresenta mais de 20 propostas artísticas de reputadas companhias e criadores nacionais e internacionais, mas também de novos valores. Uma produção da companhia A Tarumba – Teatro de Marionetas, com direção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro.
Para além de espetáculos, o Festival inclui, ainda, um conjunto de atividades paralelas, como a realização de workshops, apresentação de filmes, encontros com os criadores e muito mais.
No FIMFA Lx, o foco está nos objetos, na marioneta, nas formas, na matéria, na imagem. Em criações que estimulam os sentidos e na beleza das grandes e pequenas coisas.
O Que Motiva a Edição FIMFA Lx 24
Segundo Luís Vieira e Rute Ribeiro, que constituem a Direção Artística FIMFA Lx24:
No contexto de turbulência mundial, esta edição foi pensada como um espaço de partilha e de discussão. Contrariar a realidade, romper com o que é comum, procurar novos caminhos, pensar e experimentar formas diferentes de viver, ser e fazer. A partir da ideia de liberdade, os temas abordados vão desde o amor, ao direito de ser diferente, às convulsões sociais, à guerra ou aos campos de refugiados, mas são também assinalados os 50 anos da Revolução dos Cravos. Temáticas atuais e fraturantes que marcam o nosso quotidiano e seguem o lema do Festival – a marioneta para ver e pensar o mundo com outro olhar.
Durante 25 dias, Lisboa transforma-se novamente na plataforma internacional do teatro de marionetas e formas animadas, com a apresentação de cerca de vinte e dois projetos e de mais de cem apresentações de reputadas companhias e criadores, e de novos valores, na sua maioria em estreia nacional, vindos da Bélgica, Brasil, França, Holanda, Jordânia, Lituânia, República Checa, Reino Unido e Portugal, com uma programação dirigida a todas as idades, com espetáculos de sala, de rua e de pequenas formas.
FIMFA Lx 24 – Programação para toda a família!
Castelo de São Jorge
A abertura oficial da 24.ª edição do FIMFA Lx decorre no Castelo de São Jorge com 4 espetáculos de rua, para toda a família.
Tim Davies, do Reino Unido, apresenta um dos grandes destaques desta edição: Arachnobot, uma gigante aranha-marioneta com 5 metros de altura e um complexo esqueleto de cabos que controlam oito pernas articuladas.
A companhia belga PikzPalace traz Boucherie Bacul e um universo de curiosos talhantes, que trabalham apenas com animais de peluche e bonecos abandonados, enquanto a companhia francesa La Femme Invisible apresenta Kamidopof, uma marioneta com uma enorme cabeça, surpreendente e misteriosa.
Também de França, chegam Les Goulus, com The Horsemen e uma humorística demonstração de equitação, que se tem revelado um sucesso mundial.
São Luiz Teatro Municipal
O São Luiz Teatro Municipal acolhe um dos nomes maiores desta edição: Johanny Bert, destacado encenador da cena francesa, que apresenta La (Nouvelle) Ronde. Um espetáculo poético e ousado, inspirado na obra de Arthur Schnitzler.
Também para ver no São Luiz: Étienne Saglio, um importante nome da nova magia e da manipulação de objetos em França, com Goupil & Kosmao; Husam Abed, com War Maker, espetáculo baseado na história de um artista visual palestiniano e na forma como a guerra o moldou; Sursum Corda, do compositor e artista sonoro Fernando Mota, uma criação que explora as possibilidades expressivas dos elementos naturais; e ainda a reputada companhia brasileira Pigmaleão Escultura que Mexe e as suas Fábulas Antropofágicas para Dias Fascistas – uma proposta que cruza artes visuais, teatro e filosofia, para refletir sobre a atualidade e os novos desafios da democracia.
Teatro do Bairro
O Teatro do Bairro é palco de outro grande destaque do FIMFA Lx24: Os Miseráveis, da companhia belga Karyatides. Uma adaptação do romance de Victor Hugo, com centenas de figuras de barro e de madeira, que retratam uma humanidade em busca de justiça e liberdade. Uma criação apresentada no âmbito do ciclo Abril Abriu do Teatro Nacional D. Maria II.
Também no Teatro do Bairro: a companhia francesa Sacékripa apresenta Vue, um humorado espetáculo de manipulação de objetos do quotidiano; Dura Dita Dura, dos portugueses Teatro de Ferro, numa criação para todas as idades que relembra os 50 anos de ditadura em Portugal; e ainda Polaroid, da companhia MECANIkA, que explora um álbum de família e os temas do exílio e emigração.
LU.CA – Teatro Luís de Camões
O LU.CA – Teatro Luís de Camões recebe 3 espetáculos para toda a família! Apneia, dos franceses Le Poisson Soluble, propõe uma aventura noturna com marionetas e uma extraordinária cama, numa viagem entre o sonho e a realidade.
A companhia inglesa String Theatre apresenta O Circo de Insetos, um espetáculo que dá vida a escaravelhos, gafanhotos, vespas e borboletas e às suas impressionantes habilidades. Lichtbende, dos Países Baixos, trazem Ring-Ring, uma história cheia de sombras e efeitos visuais, com música ao vivo.
A companhia Formiga Atómica, de Inês Barahona e Miguel Fragata, apresenta O Estado do Mundo (Quando Acordas), uma criação sobre o ambiente e o impacto das ações humanas no planeta, para ver no Teatro Taborda.
Museu de Lisboa
Teatro Romano
No Teatro Romano, o FIMFA Lx24 preparou 2 espetáculos de marionetas: Mogrr, do criador francês Julien Aillet, inspirado no universo de Todd Browning e de Jacques Tati; e Onirotóptero, da companhia Trupe Fandanga – uma proposta de marionetas em miniatura, para uma ou duas pessoas de cada vez.
Palácio Pimenta
Le Faux-Orchestre é a proposta da companhia La Mue/tte e Santiago Moreno para o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta. Um concerto para um músico e o seu duplo, numa fusão entre marionetas, máscaras e música. Nos jardins do Palácio Pimenta, o Teatro Invisível dá a conhecer Estranhões e Bizarrocos e a história de Jácome, um inventor que descobre na criatividade uma boa companhia.
No âmbito do projeto IMPULSE! New Focus on Puppetry and Visual Theatre, que visa promover o teatro contemporâneo de marionetas e visual, o grupo lituano Kosmos Theatre apresenta The Dilettante (*who dreamt of an Angel). Um espetáculo audiovisual que mergulha no mundo surreal de Jean Cocteau.
FIMFA Lx 24 – Oficinas, cinema e outras atividades
No âmbito das atividades complementares, o São Luiz Teatro Municipal recebe o workshop Poesia da Precisão, com coordenação de Isabel Barros (Teatro de Marionetas do Porto).
Na Cinemateca Portuguesa terá lugar um ciclo de cinema, cuja programação será brevemente anunciada.
Nos vários espaços culturais que recebem a programação do FIMFA Lx24, serão ainda promovidas conversas e encontros com os criadores dos espetáculos que integram a programação desta edição.
Podem consultar o programa completo aqui.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- 14 sítios para visitar em Lisboa com miúdos que não podem perder!
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?