FIMFA Lx 23: Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas - Pumpkin.pt

FIMFA Lx 23: Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas

Evento expirado

O FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas regressa de 18 e maio a 4 de junho e leva espetáculos e atividades a 8 espaços da capital e também, pela primeira vez, a Tondela

O FIMFA Lx está de regresso a Lisboa! A 23.ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas realiza-se de 18 de maio a 4 de junho, em 8 espaços da capital, com uma programação composta por mais de 20 espetáculos e diversas atividades, com direção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro.

No ano em que comemora 30 anos, A Tarumba – Teatro de Marionetas preparou um Festival com propostas artísticas para todas as gerações, combinando diferentes estéticas e géneros, onde o objetivo é gerar uma reflexão sobre a atualidade, apresentando o que de mais importante tem sido criado no universo das marionetas e formas animadas.

Durante 18 dias, serão apresentados cerca de 20 espetáculos e atividades, na sua maioria em estreia nacional, de reputadas companhias e criadores, mas também de artistas emergentes, provenientes da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Holanda, Israel, Líbano e Portugal. 

O FIMFA Lx23 decorre em 8 espaços da cidade: São Luiz Teatro Municipal, LU.CA – Teatro Luís de Camões, Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Teatro do Bairro, Teatro Taborda, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Centro Cultural da Malaposta e Cinemateca Portuguesa. Este ano, pela primeira vez, o Festival viaja também para fora de Lisboa. No âmbito do projeto Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, o FIMFA Lx23 apresenta OiNK, uma criação dos Whalley Range All Stars, no Novo Ciclo Acert, em Tondela.

Para além de espetáculos, o Festival inclui ainda um conjunto de atividades paralelas, como a realização de workshops, apresentação de filmes, encontros com os criadores, e muito mais.

Veja toda a programação neste documento.

FIMFA para os mais novos

Para os mais novos, o FIMFA Lx23 destaca Llum, de Caroline Cornélis – Cie Nyash, um espetáculo para uma bailarina e um manipulador de luz, onde a luz ganha vida e transforma-se numa marioneta; e A Sombra das Coisas, do TANGRAM Kollektive, que promete surpreender miúdos e graúdos, com sombras que ganham vida e vontade própria. Do Líbano chega-nos ainda o Collectif Kahraba e Géologie d’une Fable, um espetáculo para todas as idades, desenvolvido por escultores-pintores-marionetistas, que trabalham a partir da manipulação do barro. 

Les Antliaclastes e Patrick Sims apresentam a sua mais recente criação, com o seu imaginário surrealista, máscaras e marionetas de todos os tipos, acompanhadas por mecanismos construídos com grande engenhosidade. Desta vez, trazem Batrachomyomachia, uma epopeia cómica que parodia a Ilíada. Combinando várias técnicas de manipulação de marionetas e música ao vivo, é um tributo às tradições orais do drama satírico grego e às canções do folclore americano.

O grupo Plankton: Sonja van Ojen & Hendrik Kegels vem da Holanda para apresentar o espetáculo Ao virar da esquina vive um arbusto, onde uma cidade em miniatura vai ganhando vida perante o olhar dos espectadores, sentados num dispositivo à sua volta. Já a companhia dinamarquesa Sofie Krog Teater apresenta Quacksalver, um espetáculo de rua, com “remédios” monstruosos e loucos, para toda a família. O Senhor Q mostra-nos o seu charme e, apenas com um movimento, transforma o seu “balcão” de manipulação, cheio de efeitos especiais, para nos levar numa aventura fantástica e hilariante.

No âmbito do Projeto Europeu IMPULSE! New Focus on Puppetry and Visual Theatre, a jovem finlandesa Niina Lindros apresenta um espetáculo intimista, The Unmentionable, onde mergulha apaixonadamente no mundo e na obra de Dora Maar. O que é deixado de fora das molduras das fotografias? O que acontece antes e depois do breve momento em que são capturadas em filme?

A criação portuguesa estará também em destaque no FIMFA Lx23. O Teatro de Marionetas do Porto festeja 35 anos e apresenta Kitsune, uma criação delicada, inspirada no oriente, que fala da morte, mas é, acima de tudo, um elogio da vida e do reencontro com a simplicidade. Luís Hipólito & Mónica Garcez apresentam Show Must Go… Over The Rainbow!, em estreia absoluta, um espetáculo de teatro de objetos com instalações criativas. O Teatro de Ferro traz Arquivo Zombie – o arquivo morto do Teatro de Ferro, uma instalação-performance, onde a companhia se propõe a reanimar objetos de espetáculos mais antigos, convidando o público a conhecê-los através de uma visita guiada, que inclui pequenas performances e curiosidades sobre as obras. A Trupe Fandanga traz também ao FIMFA Lx o seu mais recente espetáculo: Ai de Mim, Ai do Eu!, que explora a criação de personagens feitas de barro e mãos, num espaço cénico também ele feito de barro.

Este ano, a companhia mala voadora participa pela primeira vez no FIMFA Lx, com O papel do dinheiro. Uma viagem inesperada pelo mundo, que parte da anatomia do papel-moeda e começa com uma nota de 20 escudos… As notas são manuseadas sobre uma mesa, analisadas, combinadas e mostradas em tempo real, ampliadas para grande formato, cheias de brilho, num ecrã led.

E, pela primeira vez, o FIMFA Lx chega a Tondela, ao Novo Ciclo Acert, através da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II. OiNK é uma porquinha gigante, de 9 metros de comprimento, que cheira, ronca, observa e deixa-se admirar. Uma criação dos conceituados Whalley Range All Stars, que fez a sua estreia nacional no FIMFA Lx5 e que agora poderá ser vista pelo público de Tondela, que é convidado a conhecer esta porca gigante e a assistir a um pequeno espetáculo mágico dentro da sua barriga: o Big Magic Hap-PIG-ness Show.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<