O Film Fest - Festival de Cinema Musicado ao Vivo regressa a Setúbal na sua 4ªedição - Pumpkin.pt

O Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo regressa a Setúbal na sua 4ªedição

O Film Fest 2022 – Festival de cinema musicado ao vivo traz cinema com com bandas sonoras originais tocadas ao vivo e oficinas a Setúbal de 6 a 16 de outubro 2022

FILM FEST – Festival de Cinema Musicado ao Vivo desenvolve e expande o formato tradicional do cine-concerto, criando encontros interdisciplinares únicos, exibindo filmes reconhecidos do público e simultaneamente abordando o cinema de autor, particularmente o cinema mudo, dando, porém, enfoque ao som e à música através do olhar criativo de vários artistas que, ao acompanharem ao vivo a exibição destas obras, criam bandas sonoras singulares.
 
Os cineastas da era do cinema mudo produziram obras-primas que permanecem assombrosamente modernas. Num notável curto período após o surgimento do filme, estes cineastas desenvolveram todas as técnicas que tornariam o cinema numa forma de arte distinta. A única técnica que lhes escapou foi a capacidade de aliar o som à película, mas estes filmes nunca foram pensados para serem vistos em silêncio e é frequentemente evidente que a música era parte da produção tanto quanto a sua exibição.

Foi através destes filmes que o mundo primeiramente se apaixonou pelo cinema e aprendeu a apreciá-lo enquanto arte. Eles influenciaram cada geração de cineastas e continuam a inspirar audiências quase um século após terem sido feitos.

O Film Fest, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, vem partilhar o prazer de assistir estes filmes maravilhosos filmes musicados no momento, em sessões para todos os públicos a realizar no Fórum Municipal Luísa Todi e no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

Programa do Film Fest 2022

A sessão inaugural da quarta edição do Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo, marcada para dia 6, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, é dedicada ao cinema português com a exibição dos filmes “O Pintor e a Cidade” e “Douro, Faina Fluvial”, de Manoel de Oliveira, acompanhados da música criada pelo projeto Sensible Soccers.

Film Fest – Sessões de Cinema para Famílias

A quarta edição do Film Fest encerra no dia 16 outubro, às 16h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com a “Sessão Família” dedicada à exibição das Comédias de Alice, com cinco curtas-metragens que relatam as aventuras de uma menina chamada Alice e do seu cão.

Compilação de cinco animações de Walt Disney sobre as aventuras de uma menina chamada Alice.

As curtas-metragens da série “Alice Comedies” foram produzidas entre 1924 e 1927, sendo a primeira incursão de Walt Disney no género, que apenas atingiria maturidade décadas depois: a combinação de personagens reais com animação.

As curtas-metragens contam as peripécias e aventuras de Alice e do seu cão, que são as únicas personagens de ”carne e osso” no mundo imaginário de animação.

A música está a cargo do Disruption Ensemble e de um grupo de alunos do Conservatório Regional de Setúbal. A atriz Célia David, do Teatro Animação de Setúbal, faz a locução dos intertítulos.

Film Fest – Sessões de Cinema para Escolas

“O cozinheiro”, de Roscoe “Fatty” Arbuckle, e “A cabra”, de Buster Keaton, são os filmes a exibir no dia 12, em duas sessões para escolas, a realizar às 10h30 e às 15h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, e acompanhados de música ao vivo pela pianista Joana Rolo.

As sessões para escolas têm entrada livre mediante inscrição prévia para o endereço de correio eletrónico [email protected].

Film Fest – Oficinas e outras atividades paralelas

Atelier “Na cabeça de Alice”

A Alice é uma menina de carne e osso que vive no mundo do cinema de animação. Vais conhecer as suas aventuras através de um filme e, no final, teremos um desafio para ti: poderes criar uma obra inspirada no que viste. Além disso, no dia 16 de outubro, quando fores assistir ao cine-concerto com muitas mais aventuras da Alice, o teu trabalho estará exposto no Fórum Municipal Luísa Todi.

  • 8 outubro10h00 – 12h30
  • Atelier :2Pontos
  • Info e inscrições em [email protected] ou 919 142 246.
  • Formadores: Rita Melo, Ricardo Crista
  • Público: 5 – 12 anos
  • Duração: 02h30
  • Preço: 3 €

Cinema de Animação: Areia sobre vidro

Nesta oficina vamos dar vida a um conto e através de outra técnica de animação: areia sobre vidro. Vamos desenhar com areia, desenvolver figuras, transformá-las, fazendo-as surgir gradualmente na tela. Para esta oficina vamos inspirar-nos no trabalho da realizadora Caroline Leaf.

Brinquedos óticos: Cinema de Animação

Os brinquedos óticos surgem no início do século XIX como simples mecanismos que induzem a ilusão de movimento das imagens. Quando nos referimos aos brinquedos óticos estamos a invocar toda uma época que antecedeu o cinema – o pré-cinema – e o fascínio que, quase como magia, provoca (ainda hoje) em todos aqueles que o exploram. Neste workshop faremos uma breve introdução ao Fenaquistoscópio, um brinquedo óptico do século XIX.

Film Fest – Outras sessões

No dia seguinte, 7, às 21h30, o Cinema Charlot – Auditório Municipal presta homenagem a mulheres pioneiras no cinema com uma sessão de curtas-metragens coloridas à mão por Élisabeth e Berthe Thuillier, com música ao vivo a cargo de Filipe Raposo.

O programa do Film Fest prossegue a 8, às 16h00, igualmente no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com a sessão “Politicamente Incorreto”, que contempla a exibição das curtas-metragens “Tenho seguro”, “A mão que rouba”, “Artheme engole o clarinete”, “Princesa nicotina; ou, a Fada do fumo” e “O mistério do peixe saltador”. A banda sonora está a cargo do Trio Phi, de Sylvain Barreto, João Toscano e Vasco Faim.

À noite, às 21h30, no mesmo espaço, é exibido o filme “Uma página de loucura”, de Teinosuke Kinugasa, com música ao vivo e performance benshi por Atsuko Kamura.

A 9, às 16h00, o certame regressa ao Fórum Municipal Luísa Todi com a exibição de “Sol e Sombra”, de Musidora e Jacques Lasseyne , acompanhado de música composta por Gonçalo Simões e interpretada ao vivo, sob a direção musical de Nuno Batalha, por Rita Malão, Samuel Santos, Tiago Alexandre, Gonçalo Simões e o Coro Feminino TuttiEncantus.

Segue-se, a 13, às 21h30, igualmente no Cinema Charlot – Auditório Municipal, a sessão “Ilustres Desconhecidos”, dedicada às Coleções do San Francisco Silent Film Festival, com a exibição dos filmes “Ao que o mundo chegou!” e “Agora estamos no ar (fragmento)”, de Frank R. Strayer, com música a cargo de Armindo Neves, guitarra, e Luís Martins, contrabaixo.

“Náufragos da Vida”, de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack, é o filme a exibir no dia 14, às 21h30, Cinema Charlot – Auditório Municipal, com música ao vivo por Eduardo Ramos, alaúde árabe, gamry e zukra, e Carlos Mendonça, flautas e percussão.

A “Sessão Dupla”, no dia 15, às 21h30, igualmente no Cinema Charlot – Auditório Municipal, apresenta dois filmes de Robert Florey, “A vida e morte de 9413, um figurante de Hollywood” e “O amor de Zero”, acompanhados de música ao vivo por Von Calhau!, e “O Ferróviário”, de Gerald Potterton, musicado por Um Corpo Estranho.

Film Fest – Preços

As entradas para as sessões do Film Fest têm o custo de 5 euros para o público em geral e 4 euros para menores de 25 ou maiores de 65 anos.

Podem ainda optar o passe Film Fest, de acesso a todas atividades, por 25 euros, se adquirido até 30 de setembro, valor que passa 30 euros a partir de 1 de outubro.

A “Sessão Família” é gratuita para menores de 10 anos.

A quarta edição do Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo conta ainda com um conjunto de workshops com inscrições a 3 euros.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<