Reabertura do Museu do Oriente
O Museu do Oriente reabriu ao público no dia 2 de junho, com todas as limitações e medidas de segurança que se impõem no actual contexto de pandemia.
Podem voltar a visitar as exposições Presença Portuguesa na Ásia, A Ópera Chinesa e as mostras temporárias Fukuku Ando, Weaving (the) Cosmos, Frei Agostinho da Cruz e Espiritualidade Arrábida.
Para além das áreas expositivas, reabrem também a Loja, Restaurante/Cafetaria e o Centro de Documentação António Alçada Baptista.
A programação regular de espectáculos, cursos, conferências e ateliês será retomada em data a informar.
Até lá, continuam a realizar actividades online, bem como a partilhar fichas, jogos, podcasts e outros conteúdos, nas redes sociais do Museu no Facebook e Instagram.
A trabalhar à distância, a cuidar das famílias e a fazer a sua parte pela protecção de todos, para quem #FicaEmCasa, o Museu do Oriente partilha sugestões de atividades, leituras e histórias das suas colecções.
Tangram
Para esta semana, a primeira sugestão é um jogo em família: Tangram, indicado para todas as idades e sem limite de participantes. Com origens que remontam à China da dinastia Ming (século I a.C.), o Tangram é um jogo estilo ‘quebra-cabeças’ que desafia à construção plana de figuras, com regras simples e várias possibilidades.
É composto por sete peças, dividas em três formas geométricas, que podem ser conjugadas para criar uma infinidade de figuras, animais e objectos. As regras são simples: todas as sete peças devem ser usadas na composição de uma figura, sem se sobreporem.
Basta reunir a família e… mãos-à-obra! Modelos e sugestões de figuras estão disponíveis online e aqui.
Desafio criativo e amigo do ambiente
Damos também as boas-vindas à Primavera com um desafio criativo e amigo do ambiente: construir coroas, reciclando materiais diversos. Rolos de papel, jornais e revistas velhos, panfletos publicitários, caixas e embalagens vazias, tampas ou caricas, podem transformar-se com operações simples de recorte, colagem e pintura.
Para animar a divisão favorita da casa, ou pendurar à janela, estas coroas vão colorir e dar energia positiva a toda a casa.
Para tal, basta organizar a família e, em modo “caça ao tesouro”, percorrer a casa para identificar e recolher todos os materiais possíveis de serem utilizados. De seguida, instalar o “estaleiro criativo” numa zona de acesso e limpeza fáceis, proteger as superfícies com papel de jornal ou plástico, vestir bibes, t-shirts velhas ou aventais e dispor frascos de vidro vazios para as misturas de tinta.
Depois, trocar ideias e atribuir tarefas: quem fica responsável pelos recortes, pelas misturas de tintas, etc. Por fim, é só dar asas à imaginação e criar, compor e juntar, escolher o local certo e pendurar esta coroa original. 🙂
Desenhar e pintar um guerreiro Samurai
Uma última sugestão para entreter as pequenas mentes criativas é desafiá-las a desenhar e pintar um guerreiro Samurai, inspirado nas peças do Museu do Oriente.
A coragem, dedicação e lealdade destes guerreiros, sempre prontos para combater qualquer força do mal, podem ser representadas de várias formas, só depende da imaginação de cada um.
Estas e outras sugestões estão disponíveis na página de Facebook do Museu do Oriente.
Partilhem as vossas atividades!
O Museu do Oriente vai coligir uma galeria de imagens de trabalhos do público, por isso, quem quiser partilhar o seu, basta marcar a sua publicação com @museudooriente ou enviar por mensagem privada para o Museu do Oriente (os trabalhos serão identificados apenas com primeiro nome e inicial do sobrenome, ou apenas iniciais dos autores).
Também vos pode interessar:
- Espaços que reabrem em junho: onde podemos voltar a ir?
- Desconfinamento: perguntas e respostas sobre a reabertura do país
- Praia e COVID-19: perguntas e respostas para um verão responsável
- Escolher alojamento em tempo de pandemia: ideias, dicas e informações
Este artigo foi útil para si?