Família > Agenda Família > Festivais, Mercados e Outras atividades

Festival Todos – Caminhada de Culturas

O Festival Todos regressa em setembro a Lisboa com espetáculos, exposições, visitas guiadas, arte urbana e gastronomia numa festa para toda a família.

Festival Todos – O Festival intercultural de Lisboa regressa de 8 a 10 de setembro 2018 no Jardim Botto Machado

Na 10ª edição, entre 20 e 23 de setembro, o TODOS parte à descoberta de um novo território: São Vicente.

Um território desde há muito tempo marcado pela presença militar, religiosa, mas também pelos seus habitantes.

O TODOS – Caminhada de Culturas, quer jubilar o Mundo que se vive em Lisboa, indo à descoberta de um novo território da cidade: São Vicente. Mantendo-se fiel à missão de ir ao encontro do outro, de criar através das artes, diálogos interculturais, interreligiosos e intergeracionais, convidamos uma vez mais à celebração do Mundo através de um programa de arte contemporânea internacional, de visitas a espaços extraordinários que escondem aspetos da História de Portugal e da gastronomia do mundo confecionada por estrangeiros que estão a chegar, a partir e a residir em Lisboa.

Apesar de todas as tensões que o Mundo viveu, vive e viverá, ele é o nosso Mundo e ao festejarmos 10 anos de vida em que promovemos espetáculos, exposições fotográficas e acontecimentos que nos encaminharam uns para os outros, queremos convidar todos para a grande alegria que é estarmos aqui.

Neste TODOS 2018, teremos criações em estreia absoluta que envolvem artistas e alunos estrangeiros e portugueses que estudam nas escolas deste bairro, com o envolvimento das suas famílias orientais, africanas, sul americanas, de Alfama também. Refugiados dos pontos mais díspares do mundo aproximam-se de Lisboa através do TODOS para cozinhar, dançar, costurar, martelar, preparar connosco esta grande Festa Humana.

Num chão de freguesia dedicado a São Vicente, ele mesmo estrangeiro, e ainda assim patrono da diocese de Lisboa, vamos criar um espaço de encontro e de troca sincera.

Quatro dias para palmilhar São Vicente e nele encontrar espetáculos de novo circo a dialogar com a feira da ladra, com a Voz do Operário, teatro, dança, música, performance, em palácios, armazéns, conventos, salões de festa antigos, ver fotografia feita por fotógrafos portugueses atraídos pelo mundo que o bairro contém, a infância intercultural ou o universo militar.

Vamos refletir em conjunto sobre as ameaças que a interculturalidade vive, numa grande conversa. Vamos abraçar o silêncio e a pausa também. Aqui está um bairro repleto de novidades que novos olhares, de caminhada em caminhada, permitem descobrir: o nosso mundo em falta!

Deixamos o programa do Festival TODOS, para que não percam nem um bocadinho da festa!

Comprar agora

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *