Família > Agenda Família > Música, Teatro e Filmes

Festival Mini Córtex | Filmes e Workshop

Festival Córtex

A 8ª edição do Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra, ficará assinalada na história do festival como o ponto de viragem. 

Em 2018 vamos explorar novas frequências. Cinco rumos em diferentes sentidos.

Este ano arriscámos tudo na maior transformação do festival desde o seu nascimento, e começámos por dar mais quatro dias de vida ao Córtex, que passa assim a ter 8 dias de programação.

Pela primeira vez iremos estrear uma longa metragem a nível nacional, na sessão de abertura, abrindo a porta a um novo formato. “Safari” é o polémico filme do incontornável realizador austríaco Ulrich Seidl, nunca antes exibido em território nacional.

Para acolher esta estreia convidámos o Cinema Ideal que se juntou numa parceria com o Festival Córtex, que pela primeira vez, estende a sua programação ao concelho de Lisboa.

O Centro Cultural Olga Cadaval continuará a ser palco da mais importante programação do nosso festival. A homenagem dedicada ao Ulrich Seidl conta ainda com a exibição das suas primeiras curtas metragens que também vão ser exibidas em estreia absoluta em Sintra.

Para além disso, será também em Sintra que as sessões da competição nacional e internacional terão lugar, como é hábito.

Mas a nossa transformação não fica por aqui. Foi criada uma secção de curtas metragens que pretende unir jovens adolescentes e seniores. Em vez de separarmos estes dois mundos como é habitual no nosso contexto social, criámos uma secção com uma programação que vai aliar avós e netos adolescentes.

Juntam-se assim às secções Minicortex e Hemisfério, uma nova secção chamada Frontal. O objetivo é derrubar a barreira que tantas vezes separa os mais velhos dos mais novos e usar o cinema como motor.

Foi preparada e pensada toda uma seleção de curtas metragens nacionais que comunicam perfeitamente e de forma transversal com estas idades.

A proposta é aliar diferentes gerações e decifrar o que os une em vez de sublinhar o que os separa, dando a conhecer aos mais velhos a realidade dos mais jovens e vice versa.

Programação Mini Cortéx:

CORNERLUCIJA MRZLJAK, ESTÓNIA, ANIM, 2016 – 2’

A vida é difícil no canto, no ângulo onde as arestas se encontram. Tudo é geometricamente relativo quando as leis da perspetiva e da gravidade começam a pregar partidas.

GOOD BOYRACHEL BELTRAN, NICOLE MYERS, EUA, ANIM, 2017 – 6’43’’

Esta história encantadora segue George, um cavalheiro ansioso e esperançado, que terá aquilo que pensa ser a noite da sua vida. Determinado para conquistar a rapariga dos seus sonhos no primeiro encontro, terá de lidar com um convidado teimoso que recusa ir embora sem dar luta.

IN A HEARTBEATESTEBAN BRAVO E BETH DAVID, EUA, ANIM, 2017 – 4’5’’

Sherwin é um adolescente que ainda está a aprender a lidar com a sua sexualidade. Quando se cuza com Jonathan, o rapaz mais popular da escola, o coração de Sherwin salta do peito atrás rapaz dos seus sonhos. Sherwin terá de perseguir o seu coração antes que ele revele o que sente ao Jonathan e a toda a Escola.

LE PETIT BONHOMME DE POCHEANA CHUBINIDZE, FRANÇA, SUÍÇA, GEÓRGIA, ANIM, 2016 – 7’

Um pequeno homem vive numa mala. Um dia encontra um amigo – um velhote cego. O pequeno homem salta para o bolso do senhor cego. Através da música, o pequeno homem ajuda o cego a atravessar a rua. Juntos são muito felizes.

NOBODYELHAM TOROGHI, IRÃO, ANIM, ANIM, 2016 – 9’17’’

Um Gato Branco vive numa cidade de pretos. Ninguém lhe presta atenção pois é diferente.

TEMPTATIONCAMILLE CANONNE, LAURA BOUILLET, MICHAEL HOFT, CATHERINE LE QUANG, PAULINE, FRANÇA, ANIM, 2017 – 5’

Um urso glutão tenta roubar um cesto de pic-nic de um acampamento de escuteiros. Infelizmente para ele, este campo é liderado por um escuteiro ex-militar obcecado com rótulos. O urso não se apercebe que está prestes a embarcar numa perseguição de alta velocidade.

THE HOUSEVERONIKA ZACHAROVÁ, REPÚBLICA CHECA, ANIM, 2016 – 5’

Curta-metragem de animação sobre um Mundo semelhante ao nosso, ainda assim, um pouco diferente. Tudo começa quando a família deixa a sua pequena casa no subúrbio. Ele, contudo, não pode simplesmente sair. Embarca numa viagem para procurar a sua família. A única pista é um cartão de visita vermelho que o leva pela cidade até uma zona particularmente estranha. Neste sítio, onde encontra ele os donos das casas?

TWO TRAMSSVETLANA ANDRIANOVA, RÚSSIA, ANIM, 2016 – 10’

Klick e Tram – dois elétricos da cidade sem todas as manhãs.
Desde bem cedo até à noite, viajam pela cidade, enchendo-a com de harmonia, cor e alegria. Mas nada na vida dura para sempre…

 

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.