Família > Agenda Família > Música, Teatro e Filmes

Festival Mini Córtex | Filmes e Workshop

Festival Cortex

A 9º edição do Festival Córtex apresenta mais filmes e mais secções competitivas. O Festival realiza-se de 3 a 10 de abril no Centro Olga Cadaval, em Sintra, e no Cinema Ideal em Lisboa.

Além da já anunciada homenagem ao trabalho de Gabriel Abrantes, com a exibição de 15 médias e curtas-metragens do realizador,  o Festival Córtex apresenta filmes em competição nacional, competição internacional e uma nova secção competitiva: a competição nacional de estreias, com 10 filmes portugueses que vão ser exibidos pela primeira vez neste certame.

Para acolher esta estreia convidámos o Cinema Ideal que se juntou numa parceria com o Festival Córtex, que pela segunda vez, estende a sua programação ao concelho de Lisboa.

“Circo do Amor”, de Miguel Clara Vasconcelos, “Agouro” da dupla David Doutel e Vasco Sá, “Russa” de João Salaviza e Ricardio Alves Jr., “Equinócio” de Ivo M. Ferreira, “Amor Avenidas Novas” de Duarte Coimbra ou “Como Fernando Pessoa Salvou Portugal” de Eugène Green são alguns dos 18 filmes que fazem parte da Competição Nacional e que representam o que melhor se faz no formato da curta-metragem no nosso país.

A Competição Internacional é composta por outras 18 curtas, entre elas: “Hombre“, de Juan Pablo Arias Muñoz, uma curta de terror que integrou a selecção oficial de Festivais como Seattle International Film Festival e o New York International Film Festival, o filme iraniano “Like a Good Kid”, de Arian Vazirdaftari (selecção oficial  do Cinéfondation),  “Gaze”, de Farnoosh Samadi, ou “En Attendant”, de Thomas Hakim.

A maior parte dos filmes desta competição foram produzidos em 2018, e vêm de países tão variados como Irão, China, Montenegro, Polónia, Eslováquia, Chile ou Argentina.

Dedicada ao público sénior e aos alunos do ensino secundário do concelho de Sintra, a secção Frontal  é composta por 3 curtas-metragens portuguesas.

Na programação do Mini-Córtex vão ser apresentadas 9 curtas-metragens para as escolas e uma sessão para pais e filhos no dia 6 de abril. As curtas do Mini-Córtex estarão sujeitas à votação do público mais novo.

O MU.SA (Museu das Artes de Sintra) continua a ser o espaço por excelência das atividades paralelas do Festival, com dois concertos, nos dias 5 e 6 de abril: Sequin e Filipe Sambado, respetivamente.

As sessões do Festival Córtex decorrem no Centro Cultural Olga de Cadaval, em Sintra, e no Cinema Ideal, em Lisboa.

O Córtex é uma iniciativa da Reflexo – Associação Cultural e Teatral, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *