Festival Mental 2021 - Pumpkin.pt

Festival Mental 2021

Festival Mental

O Festival Mental regressa a Lisboa para a sua 5.ª edição já de 20 a 23 de maio no Cinema São Jorge com programação para os mais pequenos

Festival Mental é essencialmente um festival de cinema e informação que está naturalmente aberto a outras formas de expressão artística que refletem sobre um tema extremamente relevante: a saúde mental.

Festival Mental

Nesta edição, o Festival Mental reforça a sua missão de trazer para a discussão pública o tema da saúde mental, contribuindo para a diminuição do estigma a ele associado.

A decorrer anualmente desde 2017, o festival dedica-se essencialmente ao cinema e informação, estando, no entanto, aberto a outras formas de expressão artística que reflitam sobre a saúde mental, com vista à promoção e prevenção.

Programação do Festival Mental

A programação de 2021 inclui uma série de eventos integrados de várias áreas culturais e sociais como cinema, música, dança, teatro, literatura, debate e conversas temáticas. A pensar nos mais jovens, acontece também o Mental Júnior e o Mental Jovem, porque falar da saúde mental é também para os mais novos.

Este ano, o Festival Mental terá também um formato itinerante, passando também pelo Teatro Baltazar Dias, no Funchal, de 18 a 20 de junho, pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, de 17 a 19 de setembro e ainda pelo Cine-Teatro Mouzinho da Silveira, em Castelo de Vide, de 24 a 26 de setembro.

Neste novo formato, a programação do FestivalMental é ajustada mantendo o seu propósito principal de debater o tema da saúde mental através da cultura, contribuindo para a construção de novos públicos e chegando diretamente às comunidades sem centralismos.

Programação Mental Júnior

Mental Júnior – 23/05 Cinema São Jorge – 15h

Oficina de movimento – A menina que era diferente

A Menina que era diferente é uma Oficina de Movimento inspirada no filme de animação português História Trágica com Final Feliz de Regina Pessoa, em que se pretende refletir sobre a diferença, através de um conjunto de atividades artísticas, nas quais os participantes experienciam diferentes papéis.

“Algumas pessoas são diferentes e tudo o que desejam é ser iguais a toda a gente, misturarem-se deliciosamente na multidão. Umas lutam por isso, negando ou abafando essa diferença. Outros assumem-na, elevam-se e conseguem por fim um lugar…no coração.” (Regina Pessoa)

Pretende-se valorizar a diversidade, criando estímulos para a construção de um final alternativo e verdadeiro para cada um dos participantes.

Este projecto estreou no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão em 2014. Em 2015 integrou a programação do Cine-teatro Louletano, em Loulé e o Festival de Poesia & Companhia, no Museu Municipal de Faro no mesmo ano.

A autora Regina Pessoa teve oportunidade de valorizar o projecto, tendo referido a honra que sentiu pelo seu trabalho inspirar o nosso projecto artístico.

Descrição da Oficina:  

1ª parte – visionamento do filme de animação e conversa aberta  

2ª parte – Atividades de movimento onde se exploram as várias dimensões do filme 3ª parte – Construção plástica onde os participantes criam um final alternativo para a história

M-Talk Mental Júnior

André Maravilha 4.1

André Maravilha, Enfermeiro Especialista em Saúde Mental há 12 anos. Desempenha funções no departamento de psiquiatria da infância e adolescência essencialmente em regime de internamento mas também em ambulatório. 

Dinamizador de diversas ações de sensibilização sobre estigma e saúde mental. 

Criador do projeto Podcast digital Deu-me me pra isto. 

Cecília Galvão de Azevedo 4.2 

Psicóloga Clínica e da Saúde com 35 anos de experiência no Hospital Dona Estefânia. Pioneira na intervenção psicológica na área da Cirurgia Pediátrica. Especialista em Psicologia do Desenvolvimento. Especialista em Psicologia Pediátrica. Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde. Oradora em congressos nacionais e internacionais.

Mais Informações:

Duração: 105 min (sala 2 do Cinema São Jorge)

Bilheteira Mental Júnior 2021:

  • 2€ para todas as crianças até 12 anos de idade;
  • 5€ para maiores de 12 anos.

O Festival Mental é co-produzido pela Programa Nacional para a Saúde Mental da Direcção Geral de Saúde que, desta forma, reconhece o papel central que o evento desempenha na contribuição para a discussão pública sobre o tema da saúde mental.

Também vos pode interessar

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<