Família > Agenda Família > Festivais, Mercados e Outras atividades

10.º Festival Internacional de Gigantes | 5 a 7 de julho

Festival Internacional de Gigantes

Entre 5 e 7 de julho, a vila do Pinhal Novo, vive dias diferentes e mágicos, em que gigantones, cabeçudos, zés pereiras, marionetas, máscaras tradicionais e máquinas gigantes povoam as ruas e fazem as delícias de crianças e adultos.

A 10.º Edição do Festival Internacional de Gigantes apresenta um programa recheado de espetáculos e propostas de animação, em áreas como o teatro, a música, a performance ou o novo circo.

Muitas atividades para o público infantil, artesanato, arruadas com as figuras tradicionais e desfiles com centenas de participantes também integram o programa, onde os bombos e as gaitas de foles têm presença incontornável.

A música árabe dos Al-Bashirah, os espetáculos “Papers” do Xarxa Teatre, “Olea”, pelo Visitants Teatro (Espanha) e “Calor”, de Jean Philippe Kikolas, de Espanha; o espetáculo “Oyun”, pelo El Fedito, da Argentina; o espetáculo “Insomnio”, pelo Teatro do Mar (Portugal) e o “O2 Oxigen” pela PIA/Long Fung (Portugal/China) são algumas das propostas em destaque na programação 2019, que apresenta, ainda, espaços onde será possível degustar a gastronomia regional.

FIG

Presença bienal no calendário cultural do concelho, o  FIG já conquistou  um lugar no panorama nacional e europeu de festivais, ostentando o selo de qualidade EFFE 2019/2020, que o identifica como parte integrante da plataforma EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe, criada pela Associação de Festivais Europeus. Esta plataforma reúne festivais de 45 países europeus.

O FIG é a grande festa das culturas, do teatro que, entre tradição e invenção, traz à rua a gente que, a um mesmo tempo, se espanta, mas também se reconhece.

Também lhe pode interessar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *