Família > Agenda Família > Festivais, Mercados e Outras atividades

Festival Internacional de Circo do Porto com 40 espetáculos de circo contemporâneo

Festival Internacional de Circo do Porto

Fotografia: NIT

São mais de 40 espetáculos espalhados pelo Coliseu Porto, Largo de Santo Ildefonso, Praça da Batalha, Praça dos Poveiros e Jardim de São Lázaro.

O evento acontece em setembro, com 40 espetáculos com entrada grátis.

O Porto vai ter o seu primeiro grande evento internacional de novo circo. Entre os dias 13 e 16 de setembro de 2018, o Coliseu do Porto, em parceria com a Porto Lazer, vai oferecer aos moradores da cidade e a todos os que a visitam mais de 40 espetáculos gratuitos, quase todos ao ar livre e em estreia nacional.

O Coliseu assume para o Festival Internacional de Circo um objetivo claro: ser o maior evento de circo contemporâneo em Portugal e entrar no roteiro dos maiores festivais internacionais, reforçando o posicionamento do Porto como centro das artes e da cultura.

As companhias dos vários países europeus trazem espetáculos para todas as idades. A primeira revelação do festival é a companhia francesa Lapsus, com “Six pieds sur terre” (Coliseu, 15 + 16 de setembro). A cenografia foi pensada para transmitir uma ideia de (des)construção, através de movimentos mas também de tijolos e até de cascas de ovo. Tudo material lúdico para um jogo coletivo que combina uma narrativa engenhosa, humor, domínio de movimento e criatividade.

Performances de rua poéticas, que chegam a fazer cócegas à criança que há em nós, é o que podemos esperar da companhia belga D’irque & Fien, com o espetáculo “Sol Bemol” (Santo Ildefonso, 13 + 14 + 15 de setembro). “Obrigado pela forma como amplificam a poesia… Vocês são criadores de felicidade”, lia-se no bilhete que um anónimo deixou no pára-brisas do carro da D’irque & Fien.

A primeira apresentação do projeto foi dia 1 de julho, integrada no programa Cultura em Expansão, da Câmara Municipal do Porto. Componente fundamental do Festival Internacional de Circo do Porto, o Circo Social também se dará naturalmente a conhecer ao público entre os dias 13 e 16 de setembro, através de algumas performances no Festival.

  • Gratuito

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *