De 1 a 5 de outubro, Sagres será novamente palco do maior evento de natureza e das aves em Portugal.
Sagres volta a acolher o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de 1 a 5 de outubro, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila do Bispo organizada em conjunto com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem, que este ano, tem como estrela de cartaz o alcatraz.
Trata-se da 13ª edição do evento que promete trazer um programa repleto de atividades, a maioria de participação gratuita, para todas as idades e interesses.
Entre outras, podem contar com as habituais sessões de observação e anilhagem de aves, saídas de campo, palestras e ateliers educacionais, caminhadas, passeios de barco, visitas guiadas e minicursos, iniciativas que ao longo dos anos têm cativado os visitantes deste Festival.
Podem também aproveitar outras sugestões como caminhadas, cursos de fotografia, visitas guiadas históricas ou observação de golfinhos.
Entre as novidades este ano têm passeios noturnos, análise de regurgitações de mochos e corujas (egagrópilas), passeios de bicicleta na Rota Vicentina, e como as baleias ajudam a regular o clima.
As inscrições nas atividades arrancam online no website oficial no dia 1 de setembro, permitindo planear as suas férias em função das iniciativas que mais lhes interessam.
Os milhares de aves que sobrevoam o Algarve em outubro, rumo aos territórios onde irão passar o inverno, voltarão este ano a ser um dos pontos altos do festival.
Entre elas está o alcatraz, que num dia bom pode ser visto às centenas a passar ao largo do Cabo de São Vicente. Esta espécie, facilmente reconhecível pelas asas brancas compridas e bico pontiagudo, é uma mergulhadora nata e chega a atingir os 40 metros de profundidade nas entradas espetaculares que faz na água, para apanhar o peixe de que se alimenta.
Acompanhe o Festival no seu website oficial, no Facebook e no Instagram.
Consultem o programa completo para não perderem nada!
Sagres é uma localidade com um charme inegualável, e durante estes dias ganha ainda mais vida, tornando-se no ponto de encontro da biodiversidade e dos amantes da natureza.
Mas o festival não tem apenas as aves como atrativo e, mais uma vez, terá um programa de atividades diversificado, cobrindo temáticas como arqueologia, geologia, história, flora, mamíferos marinhos, e muito mais.

Tal como tem vindo a acontecer nas últimas edições, o Festival de Observação de Aves em Sagres incluirá também atividades dirigidas aos mais novos – dos bebés aos adolescentes.
Destacamos as atividades para crianças:
Quebra-cabeças das Aves

Venham descobrir as aves migradoras (e não só) que passam todos os anos em Sagres, e fiquem a conhecer um pouco mais da sua ecologia, através de diversos desafios e quebra-cabeças que estarão espalhados pelo Forte do Beliche.
Um desafio divertido, e nem sempre fácil, para fazer em família!
Esta atividade irá estar a decorrer durante todo o dia, a partir das 9h. Para jogar, basta dirigir-se ao Secretariado, pedir as instruções e jogar.
Um conto por dia (na praia)

Todos os dias do festival iremos ler um conto infantil/juvenil diferente.
O conto será lido na praia, permitindo explorar aquilo que nos rodeia, e perceber o que há em comum entre o nosso conto e o meio onde nos encontramos.
Em busca do mamífero perdido

Os participantes terão que encontrar, num percurso pré-definido, vários modelos de mamíferos escondidos ao longo do mesmo.
Com a ajuda de guias de identificação irão tentar identificar as espécies de cada modelo e poderão assim aprender um pouco mais sobre cada uma delas!
À descoberta do Plâncton

O Plâncton está na base da cadeia alimentar, o que o torna extremamente importante nos sistemas marinhos.
Nesta atividade vamos recolher, observar e identificar ao microscópio fitoplâncton (microalgas) e zooplâncton (larvas de peixes e crustáceos, entre outros) existentes na baía da praia de Burgau.
Biólogo por um Dia

Esta atividade tem a duração de 1h30.
Os participantes vão ter a oportunidades de ser “Biólogos por um dia” através de jogos interativos que abordam a temática do lixo e poluição, da pesca sustentável e do que fazer quando um cetáceo arroja.
Outras atividades para toda a família
Além das atividades especialmente desenvolvidas para crianças, existem imensas atividades para todas as idades.
Por exemplo podem fazer um passeio de kayak pela costa, como a família Pumpkin fez, adequado para crianças a partir de 3 anos. Vale mesmo a pena pelo passeio, pela simpatia da equipa e pelo muito que aprendemos!

Consultem o programa completo para não perderem nada!
Festival de Observação de Aves em Sagres – Informações úteis
Onde Ficar:
Existe uma lista de alojamentos parceiros deste evento que irão oferecer preços especiais aos participantes. Para os consultar, basta aceder à secção “Parceiros – Alojamento“.
Onde Comer:
Pode usufruir de desconto em vários restaurantes da Vila de Sagres. Aceda à listagem dos mesmos no menu “Parceiro – Restauração”.
Como chegar:
O ponto de encontro é no Forte do Beliche. É aí o secretariado do Festival e onde pode levantar a sua pulseira de participante. É também aqui o local de início de muitas das atividades. A partir do centro de Sagres, seguir as indicações para o Cabo de São Vicente. O Forte fica a meio do caminho (3km desde Sagres), do lado esquerdo.
Pulseira do Festival
Para participar nas atividades do Festival é necessário ter uma pulseira do Festival, que é gratuita e pode ser obtida no secretariado do evento (no Forte do Beliche) ou através das empresas de animação turística parceiras quando participar nas atividades das mesmas. Esta pulseira permite aos participantes aceder aos preços especiais que os parceiros locais irão praticar durante o festival.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- Museus gratuitos aos domingos: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?