Festival de Observação de Aves e atividades da Natureza em Sagres - Pumpkin.pt

Festival de Observação de Aves e atividades da Natureza em Sagres

Evento expirado
Festival de Observação de Aves

Prontos para migrar até Sagres? De 2 a 5 de outubro não deixem de visitar o Festival de Observação de Aves em Sagres!

De 2 a 5 de outubro, Sagres volta a receber o maior evento de natureza do país, o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza que este ano apresenta uma vertente online.

As inscrições para o evento abrem dia 28 de julho, às 9h e o programa será igualmente divulgado no mesmo dia.

Para além das habituais saídas de campo, passeios e ateliers, haverá um rol de atividades online que permitirá que pessoas de todo o mundo participem em atividades como palestras e workshops, entre outras.

Tendo em conta a pandemia da COVID19, as atividades e espaços do Festival serão adaptados para garantir a segurança de todos os participantes, seguindo as orientações da DGS.

Este ano a cabeça-de-cartaz do Festival é a alvéola-amarela, uma das pequenas aves que visita a zona de Sagres em maior número no final do verão e início do outono. Esta ave graciosa faz jus ao seu nome: o peito e ventre amarelo-vivos e o dorso amarelado saltam à vista quando passa em voo, pousa nas vedações ou anda no solo, abanando a cauda comprida para cima e para baixo.

Estas aves migradoras são das primeiras a chegar ao nosso país, podendo ser vistas no sul de Portugal logo a partir de fevereiro. Ao longo da primavera e verão a maior parte das alvéolas-amarelas que se veem por cá têm a sobrancelha e garganta brancas: pertencem à subespécie ibérica, que nidifica no nosso país. No início do outono, juntam-se-lhe várias outras subespécies que estão de passagem, vindas do norte e centro da Europa. A maior parte deixa o território português em finais de outubro, para ir passar o inverno a África.

Tal como as alvéolas-amarelas, milhares de outras aves sobrevoam o Algarve em outubro, a caminho dos seus territórios de invernada em África. Desde águias a cegonhas, alcatrazes e pardelas, o 11º Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza será mais uma celebração destes visitantes alados, do espetáculo incrível que é a migração de aves, e de todo o encanto da Natureza.

O Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza é organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem.

Atividades dedicadas para crianças:

2 de Outubro:

3 de Outubro

A família Pumpkin e as suas abobrinhas participaram na edição do ano passado e adoraram!

Festival de Observação de Aves de Sagres- jogos com sensibilização

Vila do Bispo e Sagres são localidades com um charme inegualável, e durante estes dias ganham ainda mais vida e torna-se no ponto de encontro da biodiversidade e dos amantes da natureza.

O festival, que vai na sua 11ª edição, conta mais uma vez com a Câmara Municipal de Vila do Bispo como entidade organizadora e com o envolvimento da Associação Almargem e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Mas o festival não tem apenas as aves como atrativo e, mais uma vez, terá um programa de atividades diversificado, cobrindo temáticas como arqueologia, geologia, história, flora, mamíferos marinhos, e muito mais.

Podem descobrir como as tradições e a conservação de natureza podem ser aliadas, num passeio com um pastor e um guia local. E para ajudar a descontrair, podem dar um passinho de Biodanza ou ter uma verdadeira conversa de esplanada com um especialista, na sessão “Cerveja, tremoços e aves”.

Festival de Observação de Aves de Sagres

Para além das já habituais sessões de observação de aves em terra e no mar, haverá sessões de captura de traças, passeios para observar baleias e golfinhos e até uma caça aos fósseis no Forte do Beliche. Entre as novidades deste ano encontra-se uma forte presença das artes, com variadíssimas sessões de fotografia (de aves noturnas a aves em voo, e de técnicas de campo a fotografia de estrelas) e de ilustração (desde esboços no campo a ilustrações com esferográfica).

Outro dos pontos altos do evento é a componente do convívio entre participantes, que tem vindo a tomar cada vez mais relevância, sendo o festival já o ponto de encontro anual de muitos amigos e companheiros que têm o gosto em comum pelas aves e natureza.

Tal como tem vindo a acontecer nas últimas edições, o Festival de Observação de Aves em Sagres incluirá também atividades dirigidas aos mais novos – dos bebés aos adolescentes.

Festival de Observação de Aves de Sagres- sensibilização ambiental

Não se esqueçam de dar um olhinho no Programa do Festival de Observação de Aves em Sagres, que tem imensas atividades para o resto da família, com preços muito especiais para os participantes no Festival.

A família Pumpkin experimentou fazer um passeio de kayak pela costa – vale mesmo a pena pelo passeio, pela simpatia da equipa e pelo muito que aprendemos!

Festival de Observação de Aves de Sagres- atividades no mar

 

Outra atividade que recomendamos é descobrir a paisagem Museu da Paisagem de Vila do Bispo com a ajuda da App Bispo GO. A app tem 5 rotas temáticas para descobrir – mas também podem criar a vossa própria rota e descobrir os tesouros escondidos no território de Vila do Bispo.

App Bispo GO é também um jogo que permite ganhar pontos e capturar objetos escondidos na paisagem – e os míudos adoram. Por cada objetivo descoberto recebem um prémio!

A app é uma experiência digital gratuita que permite visitar, explorar e sentir as paisagens naturais e culturais no território do concelho de Vila do Bispo, e ainda permite tirar selfies comestas molduras giríssimas:

Festival de Observação de Aves de Sagres- app BispoGo

 

Festival de Observação de Aves em Sagres – Informações úteis

Onde Ficar

Feita a inscrição no Festival, é preciso encontrar onde ficar. Também aí a organização pode ajudar: os seus parceiros oferecem descontos até 15% para participantes do Festival.

Como chegar:

O ponto de encontro é no Forte do Beliche. É aí o secretariado do Festival e onde pode levantar a sua pulseira de participante. É também aqui o local de início de muitas das atividades.
A partir do centro de Sagres, seguir as indicações para o Cabo de São Vicente. O Forte fica a meio do caminho (3km desde Sagres), do lado esquerdo.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *