Família > Agenda Família > Ciência, Ambiente e Tecnologia

Festival de Observação de Aves e atividades da Natureza em Sagres

Festival de Observação de Aves

Prontos para migrar até Sagres? De 10 a 13 de outubro não deixem de visitar o Festival de Observação de Aves em Sagres!

De 10 a 13 de outubro o Festival de Observação de Aves em Sagres está de volta à Vila de Sagres com atividades para toda a família.

Quatro dias, centenas de aves nos céus, cerca de 200 atividades por várias zonas da Vila são a receita deste festival dedicado à natureza, que no ano passado trouxe a Sagres várias centenas de apaixonados pela natureza e pelas aves. Descubra tudo sobre o Festival.

A família Pumpkin e as suas abobrinhas participaram na edição do ano passado e adoraram!

Festival de Observação de Aves de Sagres- jogos com sensibilização

Vila do Bispo e Sagres são localidades com um charme inegualável, e durante estes dias ganham ainda mais vida e torna-se no ponto de encontro da biodiversidade e dos amantes da natureza.

O festival, que vai na sua 10ª edição, conta mais uma vez com a Câmara Municipal de Vila do Bispo como entidade organizadora e com o envolvimento da Associação Almargem e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Mas o festival não tem apenas as aves como atrativo e, mais uma vez, terá um programa de atividades diversificado, cobrindo temáticas como arqueologia, geologia, história, flora, mamíferos marinhos, e muito mais.

Podem descobrir como as tradições e a conservação de natureza podem ser aliadas, num passeio com um pastor e um guia local. E para ajudar a descontrair, podem dar um passinho de Biodanza ou ter uma verdadeira conversa de esplanada com um especialista, na sessão “Cerveja, tremoços e aves”.

Conheça o programa e faça já a vossa inscrição

Festival de Observação de Aves de Sagres

Para além das já habituais sessões de observação de aves em terra e no mar, haverá sessões de captura de traças, passeios para observar baleias e golfinhos e até uma caça aos fósseis no Forte do Beliche. Entre as novidades deste ano encontra-se uma forte presença das artes, com variadíssimas sessões de fotografia (de aves noturnas a aves em voo, e de técnicas de campo a fotografia de estrelas) e de ilustração (desde esboços no campo a ilustrações com esferográfica).

Outro dos pontos altos do evento é a componente do convívio entre participantes, que tem vindo a tomar cada vez mais relevância, sendo o festival já o ponto de encontro anual de muitos amigos e companheiros que têm o gosto em comum pelas aves e natureza.

Tal como tem vindo a acontecer nas últimas edições, o Festival de Observação de Aves em Sagres incluirá também atividades dirigidas aos mais novos – dos bebés aos adolescentes.

Destacamos as atividades infantis, com inscrição obrigatória, mas de participação gratuita 🙂

Este ano muitas das atividades para crianças têm uma nova casa: o Pavilhão Multiusos de Sagres. Aqui poderão, por exemplo, lançar os dados no Jogo da Berlenga.

Entre as atividades concebidas especialmente para os mais novos há também percursos pedestres para descobrir a natureza à volta do Forte do Beliche, e uma caça aos fósseis. E toda a família pode descansar as pernas numa viagem de comboio guiada por um historiador, ou repousar a mente numa introdução à meditação.


Festival de Observação de Aves de Sagres - atividades para crianças

10 de Outubro:

  • Borboletices
  • Introdução à Meditação Transcendental

11 de Outubro:

  • Sandcity Fiesa
  • Passeio e piquenique de Babywearing
  • Limpeza de Praia – Baleeira
  • Introdução à Meditação Transcendental
  • Birdwatchers às aranhas

12 de Outubro:

  • Sabichões da Natureza
  • Se eu fosse uma abelha…
  • Borboletices
  • Jogo da Glória Gigante das Berlengas
  • Introdução à Meditação Transcendental
  • Caça aos fósseis no Forte

13 de Outubro:

  • Limpeza de Praia – Tonel
  • Sabichões da Natureza
  • Invertebrados procuram-se
  • Introdução à Meditação Transcendental

Festival de Observação de Aves de Sagres- sensibilização ambiental

Não se esqueçam de dar um olhinho no Programa do Festival de Observação de Aves em Sagres, que tem imensas atividades para o resto da família, com preços muito especiais para os participantes no Festival.

A família Pumpkin experimentou fazer um passeio de kayak pela costa – vale mesmo a pena pelo passeio, pela simpatia da equipa e pelo muito que aprendemos!

Festival de Observação de Aves de Sagres- atividades no mar

 

Outra atividade que recomendamos é descobrir a paisagem Museu da Paisagem de Vila do Bispo com a ajuda da App Bispo GO. A app tem 5 rotas temáticas para descobrir – mas também podem criar a vossa própria rota e descobrir os tesouros escondidos no território de Vila do Bispo.

App Bispo GO é também um jogo que permite ganhar pontos e capturar objetos escondidos na paisagem – e os míudos adoram. Por cada objetivo descoberto recebem um prémio!

A app é uma experiência digital gratuita que permite visitar, explorar e sentir as paisagens naturais e culturais no território do concelho de Vila do Bispo, e ainda permite tirar selfies comestas molduras giríssimas:

Festival de Observação de Aves de Sagres- app BispoGo

 

Festival de Observação de Aves em Sagres – Informações úteis

Onde Ficar

Feita a inscrição no Festival, é preciso encontrar onde ficar. Também aí a organização pode ajudar: os seus parceiros oferecem descontos até 15% para participantes do Festival.

Como chegar:

O ponto de encontro é no Forte do Beliche. É aí o secretariado do Festival e onde pode levantar a sua pulseira de participante. É também aqui o local de início de muitas das atividades.
A partir do centro de Sagres, seguir as indicações para o Cabo de São Vicente. O Forte fica a meio do caminho (3km desde Sagres), do lado esquerdo.

Datas e horários:

10 a 12 de outubro, das 8h00 às 19h00
13 de outubro, das 8h00 às 17h00

 

 

Também lhe pode interessar:

Comprar agora

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *