Família > Agenda Família > Música, Teatro e Filmes

Festival Curtinhas no Curtas Vila do Conde

Curtinhas 2018

O Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema está de regresso e traz o Curtinhas ao colo!

“The Incredibles 2: Os Super-Heróis” abre secção dedicada aos mais novos, no primeiro dia do festival, a 14 de julho. À imagem das edições anteriores, o festival dedica uma parte da programação aos mais novos.

Nesta 26ª edição do festival, a projeção de “The Incredibles 2: Os Super-Heróis” marca a abertura do Curtinhas. Depois do mega sucesso em 2004, o festival apresenta a tão aguardada sequela de “The Incredibles”, que traz de volta a família dos super-heróis mais populares da história do cinema, com o selo de garantia dos estúdios Pixar.

Curtinhas 2018 - Incredibles

Minifestival dentro do festival, no Curtinhas as crianças aprendem a ver e a fazer cinema. Além de uma competição de filmes, esta secção, onde crianças e os adolescentes são o público a conquistar, inclui ainda um espaço infantil, aberto durante todo o festival, e várias oficinas em torno do cinema e de experiências científicas para diferentes idades, que decorrerão a 15 e 21 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

Em 2018, o festival apresenta ainda uma festa dedicada aos mais novos, intitulada “Há Festa na Selva”, que terá lugar a 22 de julho, no último dia do festival.

A competição Curtinhas, dividida em três escalões etários – para maiores de 3, 6 e 10 anos – apresenta uma seleção de curtas-metragens oriundas de vários países.

Estas sessões são uma oportunidade para pais e crianças se juntarem em torno das imagens em movimento. Muitas vezes os filmes exibidos são compostos por várias camadas de leitura e complexidade o que permite que abranjam quer os mais novos, quer os mais velhos.

Os bilhetes para as sessões de cinema do Curtinhas custam entre 2,00 e 3,50 euros. O júri da competição é composto por crianças entre os 8 e os 12 anos, que decidem, em conjunto, o melhor filme a concurso. Na cerimónia de encerramento, será esse grupo a entregar o Prémio MAR Shopping ao realizador do filme vencedor.

Para além destas sessões, o Curtinhas integra um espaço infantil onde decorrem oficinas e outras atividades lúdicas e pedagógicas, enquanto os pais poderão assistir às sessões em sala. Nesse espaço, as crianças ficam acompanhadas por monitores e desenvolvem um conjunto de atividades relacionadas com as imagens em movimento.

Pelo sétimo ano consecutivo, o MAR Shopping Matosinhos associa-se ao Curtinhas como patrocinador exclusivo desta secção. Este minifestival surge na sequência do trabalho desenvolvido regularmente pela Curtas Metragens CRL, desde 2005, através de atividades organizadas pela equipa do serviço educativo da Solar – Galeria de Arte Cinemática e do projeto Animar.

Em antecipação à 26ª edição do Curtas Vila do Conde, o MAR Shopping Matosinhos recebe, a 7 de julho, o Workshop “Papertoys”, das 11h00 às 12h30 e das 14h30 às 16h00, no Piso 0 (corredor de moda infantil). A participação é gratuita e assegurada por ordem de chegada. O workshop destina-se a crianças entre os 4 e os 9 anos.

O 26º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que decorre entre 14 e 22 de julho, tem o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual, do programa MEDIA/Europa Criativa e de vários parceiros imprescindíveis à realização do festival, incluindo o MAR Shopping Matosinhos, patrocinador exclusivo da secção Curtinhas.

  • Preço: Desde: 4,00€ | Free-Pass: 50,00€

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *