Família > Agenda Família > Música, Teatro e Filmes

Festival Curtinhas no Curtas Vila do Conde

Curtinhas

O 25º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que decorre entre 8 e 16 de julho e onde se insere o Curtinhas, programa dedicado às Crianças!

O Curtinhas, o mini-festival dentro do festival vai contar,  com uma competição de curtas-metragens, vários ateliers e o Espaço Infantil Brincar ao Cinema, onde os pais poderão deixar as crianças enquanto assistem às sessões.

Este festival dedicado a crianças e jovens, arranca com o filme Gru – O Maldisposto 3, no sábado, 8 de julho, às 15:30, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

Para além do habitual filme de abertura, o Curtinhas voltará a apresentar a competição de curtas-metragens. Em várias sessões de cinema, divididas em três escalões etários (para maiores de 3, 6 e 9 anos), será exibida uma seleção de filmes provenientes de todo o mundo que abordam, de forma lúdica mas educativa, temas tão importantes como a amizade, as etnias, o amor e a guerra.

Nesta competição, o próprio júri é composto por um grupo de crianças que, em conjunto, decide qual o filme vencedor e entrega o Prémio Curtinhas MAR Shopping na Cerimónia de Encerramento.

Os bilhetes para as sessões de cinema do Curtinhas custam entre 2,00 e 3,50 euros.

Durante os nove dias do festival, o Curtinhas disponibiliza o Espaço Infantil Brincar ao Cinema, onde os pais poderão deixar as crianças em tarefas educativas relacionadas com a imagem em movimento enquanto assistem às sessões de cinema.

Este espaço receberá, também, três ateliers: uma Kids Jam Session, onde os participantes poderão encarnar uma estrela de rock enquanto exploram diferentes instrumentos musicais; um Workshop de Teatro de Papel, em que os mais novos serão convidados a construir réplicas de cenários e marionetas de teatro; e um Atelier de Marionetas, no qual duas cineastas darão a descobrir o cinema de animação através da criação e animação de personagens para um pequeno filme.

Fora da secção Curtinhas, mas a pensar igualmente na formação de públicos e na partilha do gosto pelo cinema entre pais e filhos, o Curtas Vila do Conde apresenta, também no dia 8 de julho, um filme-concerto para toda a família.

Atlantic Coast Orchestra, conduzida pelo maestro Luis Miguel Clemente, vai interpretar uma banda sonora original, para o clássico mudo de Buster KeatonThe General (Pamplinas Maquinista), projetado em simultâneo.

A comédia de 1926, realizada e protagonizada por Keaton, é um dos clássicos mais divertidos do cinema mudo.

Em antecipação à 25ª edição do Curtas Vila do Conde, o MAR Shopping recebe, no próximo sábado, 1 de julho, o Workshop “O meu primeiro Caleidoscópio”, das 11h00 às 12h30 e das 14h30 às 16h00, no Piso 0 (corredor de moda infantil). A participação é gratuita e assegurada por ordem de chegada.

Além de sessões de cinema escolhidas a dedo para o público mais novo (dividido por segmentos até aos 3, 6 e 9 anos), há uma competição de filmes (em que o júri é também composto por crianças), um Espaço Infantil e oficinas práticas de cinema.

ESPAÇO INFANTIL BRINCAR AO CINEMA

  • PARA CRIANÇAS DOS 4 AOS 12 ANOS
  • 8 a 16 de julho, 14:30-23:30
  • Teatro Municipal de Vila do Conde – Salão Nobre

Neste espaço infantil terão lugar diversas atividades para crianças dos 4 aos 12 anos, permitindo aos espectadores do festival assistir às sessões, sabendo que em simultâneo os seus filhos usufruem de um lugar de diversão e aprendizagem, sob a orientação de uma equipa de formadores. Este espaço terá, num horário coincidente com o das sessões de cinema, uma programação permanente constituída por ateliers de curta duração, visionamento de filmes e realização de outras atividades em torno da imagem em movimento.

KIDS JAM SESSIONS

  • 8 de julho, 14h30h-15h30h / 17h15h-19-15h
  • 9 de julho, 14h30-17h30
  • Formadores: Kids Jam Sessions
  • Preço: Gratuito
  • Local: Salão Nobre – Piso 2

Palco! Luz! Música! Queres fazer parte de uma banda? Vem à Kid Jam Session e podes ser uma estrela do rock! As Kids Jam Sessions são sessões práticas de exploração e desenvolvimento da criatividade, através da utilização de instrumentos musicais.

TEATRO DE PAPEL

  • 15 de julho, 10h30-12h30
  • Inscrições: máximo 10 crianças (a partir dos 6 anos, as crianças deverão ser acompanhadas de um adulto)
  • Formadores: Equipa do Teatro de FormasAnimadas
  • Preço: 5 euros por criança
  • Local: Salão Nobre – Piso 2
  • Observações: Esta atividade implica o manuseamento de tesouras e colas

Neste workshop de Teatro de Papel, orientado pela equipa do Teatro de Formas Animadas, os mais novos são convidados a entrar no mundo da criação teatral através da construção de réplicas dos cenários e marionetas que fazem parte do espetáculo Cindy. Destinada a pais e filhos, esta oficina apela ao desenvolvimento dos sentidos, da criatividade e da experimentação.

CONSTRUÇÃO DE MARIONETAS E ANIMAÇÃO

  • 16 de julho, 10h30-13h
  • Inscrições: máximo 10 crianças (a partir dos 6 anos, as crianças deverão ser acompanhadas de um adulto)
  • Formadores: Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues
  • Preço: 5 euros por criança
  • Local: Salão Nobre – Piso 2

As marionetas de animação são bonecos que se movimentam, e como tal, devem ser pensados dessa forma na sua construção. Tragam as vossas ideias para as materializar em personagens! Na primeira parte desta oficina serão construídas as marionetas, para serem animadas através da técnicas de stop-motion na segunda parte, e desta forma
fazermos um pequeno filme em conjunto.

Inscrições para o e-mail animar@curtas.pt

Mais Informações, no Programa do Festival Curtinhas.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.