Festival Artes à Rua em Évora - Pumpkin.pt

Festival Artes à Rua em Évora

Evento expirado

De 28 de julho a 14 de agosto, os espaços públicos de Évora acolhem 52 espectáculos gratuitos!

Após dois anos de interregno, o festival Artes à Rua está de regresso e retoma os já habituais diálogos interculturais: a música, a dança, o teatro, a performance, o circo contemporâneo e as artes visuais fazem parte do programa que de 28 de julho a 14 de agosto anima o espaço público da cidade de Évora com um total de 52 espectáculos.

A programação resulta, em parte, de residências artísticas que unem artistas eborenses e criadores de várias disciplinas e nacionalidades. Destes encontros, assentes no respeito pelas diferenças sociais, étnicas, sexuais, religiosas ou estéticas de cada um, que fazem do Artes à Rua um lugar de Paz, nasceram dois espectáculos que são
estreias absolutas
nesta quarta edição:

REVOADA, o espectáculo de abertura que terá lugar no dia 28 de julho, pelas 21h30, é um exemplo da diversidade gravada no ADN do festival. Num encontro entre o Alentejo e a África Austral, a cantora moçambicana Lenna Bahule, e músico alentejano da Raia, eborense por adopção, António Bexiga, viajam no tempo e no espaço, unindo sons, histórias, memórias e tradições numa apresentação de voz, cordas, corpo e chão.

A segunda estreia resulta de uma residência artística que une Soukaina Fahsi e os Cantares de Évora com direção artística de Carlos Menezes, compositor e músico de Estremoz, eborense de adopção. A magrebina de El Jadida, em Marrocos, e o grupo dedicado ao Cante Alentejano, Património Imaterial da Humanidade, darão expressão a um encontro entre as sonoridades sufi do Magreb e as polifonias modeladas no trabalho duro nos campos do Alentejo no dia 13 de agosto, também às 21h30.

Para além das residências artísticas, há muito para ver e ouvir no Artes à Rua 2022.

Para os mais novos, o dia 31 de julho é dedicado às preocupações ambientais e inclui a oficina Além Risco, sobre as alterações climáticas, e um concerto do – agora quarteto – Mão Verde, com Capicua, Pedro Geraldes, Francisca Cortesão e António Serginho.

E como nem só de música vive o Artes à Rua, no dia 4 de agosto, o Coreto Con(Vida), um espectáculo dirigido por Cláudia Nóvoa, enche o espaço do coreto com músicos, equilibristas, acrobatas e malabaristas e com a poesia de Eugénio de Andrade e Fernando Pessoa.

A 12 de agosto, Na Rua, da associação cultural Útero, reflete sobre a cidade, a intimidade e as emoções numa performance teatral.

A instalação coloratorum elementa tubulosae (elementos tubulares coloridos) de Anabela Calatroia permanecerá no jardim público até dezembro, lembrando, entre outras coisas, a importância das Artes e da Cultura para encher de cor a vida de quem com elas se cruza.

Para as famílias, destacamos:
31 de julho

11H00 | Oficina – Alterações climáticas por Além Risco | Jardim Público – Parque Infantil

Sinopse: Alterações climáticas trocadas por miúdos. Breve conversa entre crianças e adultos seguida de pequeno um passeio termográfico pelo Parque Infantil.

21H30 | Mão Verde II (Música) | Jardim Público

Depois de alguns anos em dupla – com Capicua e Pedro Geraldes -, a Mão Verde tornou- se um quarteto. Francisca Cortesão e António Serginho acrescentam instrumentos e voz, e, agora em banda, as canções antigas desdobram-se em novas possibilidades.

Agora, em palco e com um novo disco, são quatro gomos da mesma laranja. Com guitarra, baixo, bateria, teclados, percussão e vozes, teremos um espetáculo que se quer ainda mais dançável e participado.

Mão Verde convida verdes e maduros a dançar como se ninguém estivesse a ver, enquanto aprendem mais sobre as ervas, as borboletas, a fruta da época e tudo o que tem a ver com a natureza. 

5, 6 e 7 de agosto
TEM GRAÇA – Festival Internacional de Mulheres Palhaças (integrado no festival Artes à Rua 2022)

O Artes à Rua é um projeto da Câmara Municipal de Évora, cidade candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027, com programação de Luís Garcia.

Consultem a programação completa.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<