Família > Agenda Família > Festivais, Mercados e Outras atividades

Festival APROXIMA-TE! – Semana da Educação Patrimonial

De 23 a 26 de Novembro, o Centro Cultural de Belém recebe o Festival APROXIMA-TE! – Semana da Educação Patrimonial.

O APROXIMA-TE! é um festival pioneiro que agrega, em 4 dias, a oferta existente no campo da educação patrimonial e artística, com ações dirigidas às famílias, escolas e profissionais do setor.

Propõe trazer sons, expressões e toques ao usufruto do património e da cultura e apresentar um património “fixe de ser curtido”, que os miúdos inequivocamente abracem:

  • Juntando, num só espaço, necessidades efetivas das escolas e dos educadores do ponto de vista da agregação e disponibilização de informação sobre a oferta educativa
    existente nesta área;
  • Criando um espaço de discussão com casos internacionais que contribuam para a reflexão e a ação estratégica sobre o campo da educação patrimonial;
  • Fazendo acompanhar estas valências de um momento de usufruto do património, de experimentação, de descoberta, de gozo, de entretenimento por parte das famílias e dos miúdos.

A Educação Patrimonial é a crença que é possível transmitir às crianças e aos jovens a dimensão profundamente instrutiva associada ao património, seja ele edificado, imaterial, natural, científico, artístico ou literário… No fundo, a tudo aquilo que caracteriza a identidade de um país e, consequentemente, o diferencia dos outros.

É levar as crianças a perguntar. A questionar-se. A descobrir o que é a diversidade, tanto nas coisas como nas pessoas, compreendendo consequentemente o conceito de “pertença” ou, num discurso de matriz mais filosófica, de “Humanidade”: as crianças e os jovens pertencem de facto a um legado comum que é peça-chave na garantia da construção de um futuro melhor.

A Educação Patrimonial tem assim por objetivo estabelecer uma ponte sólida entre as crianças, os jovens e o património cultural herdado. O adjetivo “sólido” reporta não somente a construção desta relação mas, também, à sua sustentabilidade futura: importa que perdure, que seja regular, que seja partilhada, que cresça com disponibilidade para novos usufrutos, roupagens e utilizadores – “On ne connait que les choses que l’on apprivoise” nas palavras do Petit Prince de Saint-Exupéry.

Para que possa planear a sua visita e atividades de interesse, consulte o programa completo para as famílias, do Festival Aproxima-te de 2017!

Fique também a perceber o que o Aproxima-te tem para oferecer este ano:

  • Preço: Desde 3,00 €

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.