A Festa do Cinema Francês em 2022 percorre em 10 cidades em Portugal entre 26 de outubro até 20 de novembro e com programação especial do CineJovem com filmes para crianças e famílias
Dedicada a uma das mais ricas e vivas cinematografias do mundo, a Festa do Cinema Francês regressa ao grande ecrã, depois de duas últimas edições feitas sob condições restritas, para a sua 23ª edição.
De 26 de outubro a 20 de novembro a Festa vai apresentar mais de 80 filmes, de diferentes géneros e estilos cinematográficos, programados em diferentes secções, e percorrer 10 cidades portuguesas.
Uma vez mais, a Festa do Cinema Francês conta com o CineJovem, uma secção dedicada às famílias, composta por oito longas-metragens de ficção, animação, documentário e um clássico da cinematografia francesa, que serão apresentados durante os fins-de-semana da Festa.
Sessões planeadas de CineJovem 2022
As sessões CineJovem vão ter lugar nas seguintes cidades: Lisboa, Oeiras, Coimbra, Porto, Évora, Faro, Funchal e Viseu. Validem a programação por cidade pare escolher os filmes de CineJovem que não querem perdere
- Lisboa: Programação
- 26 de outubro a 6 de novembro: Cinema São Jorge
- 2 a 30 de novembro: Cinemateca Portuguesa
- 8 a 11 de novembro: Cinema NOS Amoreiras
- Oeiras: Programação
- 27 a 30 de outubro: Auditório Municipal Eunice Muñoz
- 17 a 20 novembro: Cinema NOS
- Coimbra: Programação
- 26 a 29 de outubro: Teatro Académico de Gil Vicente
- Porto. Programação
- 7 a 12 de novembro: Teatro Municipal do Porto – Rivoli
- 10 ao 15 de novembro: Trindade
- 17 a 20 de novembro: Cinema NOS Alameda
- Évora.
- 17 a 20 de novembro: Cinema NOS Évora Plaza
- Viseu
- 17 a 20 de novembro: Cinema NOS Fórum Viseu
- Faro
- 17 a 20 de novembro: Cinema NOS Fórum Algarve
- Funchal:
- 17 a 20 de novembro: Cinema NOS Fórum Madeira
Se gostam de filmes vejam também:
- Filmes de animação românticos para ver no Dia dos Namorados
- Filmes de Halloween infantil e juvenil para ver com as crianças (sem sustos!)
- Filmes de Natal infantil para encantar as crianças
Programação CineJovem da Festa do Cinema Francês 2022
De Louis Malle, realizador que vai ser alvo de uma restrospetiva na Cinemateca Portuguesa, a Festa do Cinema Francês programa para os mais novos Adeus Rapazes, um belo filme de 1987 que arrecadou o Leão de Ouro no Festival de Veneza desse ano, cuja ação se situa na Europa fustigada pelo nazismo. Também Adeus Senhor Haffmann, realizado em 2022 por Fred Cavayé, aborda a perseguição ao povo judeu em Paris dos anos 40 do século passado.
O Menino Nicolau – A Felicidade Não Pode Esperar, que ganhou o Prémio de Melhor Filme no Festival de Annecy, o maior festival de cinema de animação do mundo, vai ser apresentado pela primeira vez no nosso país. O filme é uma deliciosa história sobre os criadores da icónica personagem O Menino Nicolau, ou seja, os ilustradores Jean-Jacques Sempé, falecido no passado mês de agosto, e René Goscinny. À medida que a sua narrativa avança, a pequena personagem entra no estúdio dos criadores, interpelando-os com muito humor.
Também de animação é o filme As Aventuras de Lia, sobre uma perspicaz jovem órfã, que vive nas ruas da Cidade da Névoa e que na companhia das suas três doninhas de estimação, vai viver uma série de peripécias.
Ainda na secção CineJovem é apresentado o documentário Ser e Ter de Nicolas Philiberto, uma oportunidade para ver ou rever este filme de 2002 sobre o professor primário Georges Lopez, um modelo de sensibilidade e compreensão a lidar com crianças.
Há ainda uma segunda oportunidade para ver Fahim, um filme sobre um rapaz oriundo do Bangladesh, que se muda para França e que, para obter asilo político, a sua única opção é tornar-se campeão de França no xadrez e que conta com a participação de Gérard Depardieu. Das obras mais recentes, Edmond, uma comédia histórica sobre o escritor Edmond Rostand que em dezembro de 1897 começa a escrever a peça em que ninguém acredita e para a qual tem apenas o título: “Cyrano de Bergerac”.
Por fim, O Meu Verão em Provença de Christophe Barratier uma adaptação da obra “Tempo dos Segredos” (terceiro volume das “Memórias de Infância”) do escritor francês Marcel Pagnol (1895-1974).
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- Museus gratuitos aos domingos: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?