Festa da Primavera em Guimarães - Pumpkin.pt

Festa da Primavera em Guimarães

Evento expirado
Festa da Primavera em Guimarães

No domingo 26 de março, a Horta Pedagógica de Guimarães recebe mais uma Festa da Primavera, com – concertos, oficinas, palestras, concursos, exposições, workshops e muito mais.

No domingo 26 de março, a Horta Pedagógica de Guimarães recebe mais uma Festa da Primavera, organizada anualmente pelo Laboratório da Paisagem, com o apoio do Município de Guimarães – este ano, também em parceria com a Tempo Livre.

Showcookings, um holograma e um workshop de fotografia de vida selvagem. Estas são apenas algumas das sugestões da edição do evento deste ano

Depois do anúncio do espetáculo de Nina Toc Toc, que se irá realizar no Multiusos de Guimarães, no dia 25, já está disponível a programação completa da edição de 2023 do evento, que tem como mote o incentivo à adoção de uma alimentação mais saudável e mais sustentável.

O recinto estará dividido em 10 espaços, com atividades variadas e para todos os gostos – concertos, oficinas, palestras, concursos, exposições, workshops, entre outros -, a decorrer de forma simultânea, ao longo dos dois dias.

A Festa da Primavera – organizada anualmente pelo Laboratório da Paisagem, com o apoio do Município de Guimarães, e que conta, nesta edição, com a parceria da Tempo Livre – acaba de sofrer uma alteração de programação, devido às condições meteorológicas apontadas para este fim de semana. O evento, que terá lugar na Horta Pedagógica de Guimarães, realizar-se-á apenas no domingo, dia 26 de março.

Num esforço da organização, a grande maioria das atividades programadas para sábado, vão realizar-se no domingo, mantendo-se assim as mais de 30 sugestões, distribuídas por vários espaços e pensadas para toda a família. Recorde-se que a Festa da Primavera 2023 tem como mote “Alimentação Saudável e Sustentável”. Sublinhe-se, ainda, que o espetáculo de Nina Toc Toc, integrado no programa do evento, não sofreu alterações e irá realizar-se este sábado, tal como anunciado previamente. O concerto decorre às 17h00 e os bilhetes, disponíveis entre os 15 e os 25 euros, estão à venda nos locais habituais.

Aprender a comer de forma sustentável e a fotografar a vida selvagem

Uma das prioridades da Festa da Primavera 2023 é alertar para a questão do desperdício alimentar. Para tal, o certame destaca a atividade “360.come”. Trata-se de uma casa que, no seu interior, integra um holograma, através do qual os visitantes podem encontrar informação, de forma inovadora e didática, sobre esta questão.

O espaço “Ciência” também vai proporcionar momentos pedagógicos para todas as idades, como o workshop de iniciação à fotografia de vida selvagem. O momento vai decorrer no domingo (26 de março), às 9h30, e terá uma breve parte teórica com uma introdução à fotografia de vida selvagem, onde serão abordados os parâmetros básicos, métodos e técnicas e princípios de ética. Depois, os participantes terão a oportunidade de colocar em prática algumas das técnicas aprendidas, procurando na Horta Pedagógica, e área envolvente, “modelos fotográficos animais”. A participação é gratuita, mas requer inscrição até 24 de março.

Para os que quiserem incorporar práticas mais sustentáveis na cozinha, não faltará inspiração com dois showcookings de duas referências gastronómicas vimaranenses: no primeiro dia do evento, às 15h30, com António Loureiro (chef do restaurante A Cozinha, com uma estrela Michelin), e depois, no domingo, às 11h00, com a equipa do restaurante Cor de Tangerina.

No segundo dia da Festa da Primavera, as famílias serão também desafiadas a participar num concurso gastronómico, formato “MasterChef”, conduzido pelo chef Tiago Silva. Ainda no domingo, no espaço “Piquenique”, os participantes serão, eles próprios, os chefs na preparação de uma sopa comunitária, para a qual são convidados a contribuir, também, com os ingredientes necessários. Este espaço, uma verdadeira praça de alimentação ao ar livre, será ocupado por food trucks, que incluem um restaurante ambulante de crepes confecionados na hora e um forno solar de pizza.

Uma outra oportunidade para participar no evento – e, simultaneamente, para ajudar no combate ao desperdício alimentar – é o passeio de bicicleta “Pedalar para Alimentar”, promovido pela Erdal, no qual cada inscrito deverá levar um bem não perecível, a doar posteriormente à Refood Guimarães.

A associação – dedicada à recolha de alimentos que iriam para o lixo e, consequentemente, à sua redistribuição por aqueles que mais precisam – terá uma banca no “Mercadinho”, um espaço destinado à venda de produtos biológicos e locais.

Animação para toda a família com espetáculo de Nina Toc Toc

Nesta edição, a Festa da Primavera vai também chegar ao Multiusos de Guimarães, local que recebe o espetáculo de Nina Toc Toc, a 25 de março, às 17h00. Alinhando-se com a restante temática do evento, o espetáculo tem como intuito sensibilizar os mais novos para temas como a reciclagem, a amizade e o respeito pela diferença. Os bilhetes (dos 15 aos 25 euros) podem ser adquiridos através do site do Multiusos de Guimarães: https://multiusosdeguimaraes.pt/events/nina-toc-toc/.

Para além deste espetáculo, os visitantes da Festa da Primavera vão poder assistir a outros momentos musicais. Ao longo dos dois dias, e com o intuito de animar o ambiente da Horta Pedagógica, o evento contará com a presença do Grupo Folclórico da Corredoura, da Academia de Bailado de Guimarães e da Orquestra das 11, que terá a participação especial de seniores da UNAGUI.

Ainda com os mais pequenos em mente, terão lugar, no espaço “Diversão”, atividades interativas e educativas, como o “Quiz da Fruta” ou o “Jogo da Glória da Alimentação”. Nos dois dias do evento, as famílias que visitem o certame podem também disfrutar da hora do conto – uma iniciativa da Biblioteca Municipal Raul Brandão -, a decorrer no espaço “Leitura”. Finalmente, às 17h00, de 26 de março, uma flash mob dinamizada pelo grupo Guimagym vai fechar a Festa da Primavera deste ano com muita energia.

A entrada na Festa da Primavera é gratuita.

O programa completo poderá ser consultado neste link.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<