A Associação dos Arqueólogos Portugueses dá-lhe as boas-vindas à 5ª edição da Festa da Arqueologia, um evento trienal de divulgação da atividade arqueológica nacional.
Este ano a Festa da Arqueologia coincide com as comemorações dos 45 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974, que serviram de mote para escolha do tema central: Revoluções & Resistências – das Origens à Revolução Industrial.
A História é feita de momentos que revolucionaram a Vida Humana: revoluções na alimentação, revoluções no modo de entender o mundo, revoluções na organização social, revoluções nas técnicas e no saber…
Mas também é feita de movimentos de resistência – tentamos manter antigas práticas e religiões, alcantilamo-nos em fortalezas frente ao invasor, recuperamos o passado para que seja transmitido.
Todos estes processos de Revolução e de Resistência, recorrentes desde a Pré-História até à Época Contemporânea, ficam de algum modo marcados no registo arqueológico.
Aparecem-nos num novo artefacto que convive com os mais antigos, num novo tipo de construção que esconde os traços da que antecedeu, ou em marcas de uso e de vivência que indicam ao arqueólogo quem eram e como viviam as sociedades humanas do passado.
Festa da Arqueologia:
Na Festa da Arqueologia leva o mundo de descoberta e conhecimento à sociedade.
Para isso a organização e as instituições participantes prepararam um programa, com várias atividades interativas de conteúdo científico e de difusão dos objetivos, métodos e ferramentas da Arqueologia – participe e junte-se à festa!
Vejam aqui o programa completo.
Mais Informações:
Datas: 25, 26 e 27 de Abril
Acesso: Entrada Livre
Local: Museu Arqueológico do Carmo
Horário: das 10h às 18h
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Lisboa – O que fazer em Lisboa com crianças?
- Viagens que inspiram pela arte: o roteiro Pumpkin pela arte de Portugal
- 5 dicas para aproveitar uma visita em família a um museu
Este artigo foi útil para si?