Família > Agenda Família > Festivais, Mercados e Outras atividades

FEST – Festival Novos Realizadores

Espaço pensado para as famílias e para os mais novos, o FESTinha sai reforçado nesta edição que celebra os 15 anos do FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema.

Dedicando-se há 10 anos à exposição dos trabalhos de cineastas cujo trabalho se foca nos mais novos, há cerca de 5 anos o FESTinha começou a contar não só com a exibição de filmes, mas também com uma parte competitiva, onde o júri é formado por crianças e jovens de diferentes idades. É hoje uma secção completa e de identidade renovada que se divide em 3 escalões: Sub-10, Sub-14 e Sub-18.

Secção de Sub-10

Para a edição deste ano, em destaque, na secção de Sub-10, Julia Ocker, realizadora cujo corpo de trabalho em torno do quotidiano dos animais tem vindo a garantir-lhe presença nos mais diversos festivais mundias. Ainda na secção de Sub-10, diretamente da Austrália, destacamos o filme Lost & Found, uma animação diferente com protagonistas feitos de lã, que tem como mensagem o valor da amizade.

Secção de Sub-14

Na secção de Sub-14, destaque a Don’t Feed These Animals, uma animação portuguesa que conta a história de um coelho bipolar a viver num laboratório com uma fixação por cenouras. Num estilo cartoonesco, os realizadores portugueses revelam-se fortemente inspirados no universo dos Looney Tunes e de Dexter’s Laboratory. Também merecedora de atenção é a curta-metragem de ficção Blooming que aborda a primeira menstruação de uma jovem.

Secção de Sub-18

Para os mais velhos (Sub-18), o FEST preparou a exibição de três longas-metragens em competição, com histórias vindas de Itália, Estados Unidos e Canadá, num conjunto de filmes que abordam temas como a fidelidade, sobre a complexidade da adolescência e os perigos das redes sociais, num cocktail de comédia, drama e documentário.

FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema

O FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema está de regresso a Espinho entre os dias 24 de Junho a 1 de Julho, para uma nova edição que junta o novo cinema mundial a um vasto programa de indústria, destinado a curiosos, alunos e profissionais da área.

A programação completa será anunciada no início de Junho.

Também lhe pode interessar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *