Férias de Verão em Serralves! - Pumpkin.pt

Férias de Verão em Serralves!

Evento expirado

Férias em Serralves é um programa de oficinas de teor lúdico-pedagógico dirigido a crianças e jovens entre os 4 aos 9 anos de idade.

Em contacto com o Museu de Arte Contemporânea, com o Parque e com a Quinta, as crianças são convidadas a explorar estes espaços através do seu envolvimento em atividades que valorizam a curiosidade e a criatividade, a experimentação e a vivência em grupo.

Este Campo de Férias, que se desenvolve ao longo de uma semana (manhãs e/ou tardes), propõe desafios no âmbito das artes plásticas, das ciências experimentais, do movimento e da expressão. As Oficinas Temáticas compreendem sessões sequenciais com a duração de 3 horas ao redor de um tema nuclear comum entre Artes e Ambiente. Estas oficinas contemplam ao longo de cada semana um conjunto diversificado e transversal de experiências que permitem às crianças o contacto e a participação ativa com conteúdos emergentes, no âmbito da ecologia, das artes e da cultura.

Férias recheadas de experiências incríveis que lhes ficarão na memória!

Quem é quem na Quinta

Numa visita à Quinta do Parque de Serralves vamos apresentar-te o Amadeu e o Mirandês – os nossos burros, as vacas e as ovelhas, as galinhas pedrês portuguesa, a porca bísara, que são alguns dos animais que coabitam na Quinta. Explorar os seus hábitos e gostos é um convite para os conheceres melhor e juntos construirmos laços e proximidades.

Conceção e Dinamização: Carla Borges e Isabel Rodrigues

Inscrever – 26 a 30 julho, 14:00-17:00

Inscrever – 23 a 27 de agosto, 14:00-17:00

Em modo árvore

As árvores são um elemento fundamental do meio natural, enquanto fonte de alimento e de abrigo para inúmeros seres vivos, fonte de oxigénio e regulação do clima, contribuindo para a formação dos solos e diminuição do seu risco de erosão.

Quer nos meios rurais, quer urbanos, as árvores assumem uma importância singular na estruturação da paisagem. São quem melhor exprime e comunica as estações do ano, quem nos dá sombra nos dias quentes de verão e nos abriga da chuva durante o inverno. Mas as árvores não são todas iguais! Distinguem-se por características muito particulares e à semelhança das pessoas, criam laços e conexões para a vida. Explorar o seu valor nas suas diversas dimensões e características é um convite para o mundo das árvores do Parque.

Conceção: Carlota Carqueja

Dinamização: Andreia Machado e Carlota Carqueja

Inscrever – 02 a 06 agosto, 09:30-12:30

Tracejados e Zig-Zags

Quanto mede o nosso mundo? E que marcas deixamos nele? Será que dança pode ser uma unidade para o medir? Através do conhecimento do nosso corpo podemos tornar visíveis os percursos que são invisíveis e fazer com que os nossos amigos sejam extensões de nós mesmos! Nesta oficina vamos refletir sobre a relação entre o nosso corpo e os espaços que nos rodeiam. Usando o desenho e exercícios performativos vamos dançar e aprender mais sobre o modo como ocupamos o mundo!

Conceção: José Costa

Orientação: José Costa e João Almeida e Silva

Inscrições Encerradas – 02 a 06 de agosto, 14:00-17:00

Inscrever – 09 a 13 de agosto, 09:30-12:30

Inscrever – 16 a 20 de agosto, 14:00-17:00

Inscrever – 30 de agosto a 03 de setembro, 14:00-17:00

In situ

O Parque de Serralves é palco para a intervenção artística de inúmeros artistas que exploram, sentem e refletem sobre o valor paisagístico e ecológico do espaço natural. Esta oficina é um convite à intervenção artística coletiva na Natureza, cabendo ao grupo explorar os lugares escondidos do Parque e a plasticidade dos materiais orgânicos e deixar a sua marca e intervenção, transfigurando criativamente o lugar. Juntos, vamos conhecer o movimento Land Art e refletir sobre a interação entre o Homem e o que o rodeia, onde o processo criativo se revela como experiência e oportunidade para ampliar o conhecimento sobre o mundo natural e explorar a biodiversidade existente.

Conceção: Mariana Moranduzzo

Dinamização: Mariana Moranduzzo e Dina Marques

Inscrever – 09 a 13 de agosto, 14:00-17:00

Corpo Ação!

O nosso corpo é uma máquina onde a energia circula de forma constante. Desde o ar que inspiramos e expiramos, o bater do coração, o sangue que circula, o movimento dos alimentos pelo corpo… é uma aventura de “combustível” que nos regenera a todo o momento. Numa analogia com a Natureza, reparamos que a energia flui, a matéria se recicla e tudo se transforma. E nesta vibração, vamos explorar a nossa energia corporal e interligá-la com as energias da Natureza. Estás pronto? Liga o turbo e Ação.

Conceção: Maria Mata

Dinamização: Maria Mata e Isabel Bessa

Inscrever – 16 a 20 de agosto, 09:30-12:30

Paisagem Portátil!

O que cabe dentro numa pequena caixa portátil? Montes e vales, bosques, matas, campos e montanhas. Guardam-se cheiros e sons. Cabe um passeio, um mergulho e o deslumbramento de uma surpresa atrás da folhagem. Dentro de uma caixa, cabem até os nossos desejos e projetos de intervenção na paisagem. Vamos observar, sentir e interpretar a paisagem, explorar os diferentes habitats e a sua biodiversidade e descobrir no Parque de Serralves os pontos de interseção entre arquitetura, arte e natureza, pôr em ação uma máquina mágica de encolher e construir memórias tridimensionais das paisagens que experienciámos e que nos acompanharão em qualquer espaço ou lugar.

Conceção: Mariana Moranduzzo

Dinamização: Mariana Moranduzzo e Andreia Machado

Inscrever – 23 a 27 de agosto, 09:30-12:30

Sol Cozinheiro

O Sol é a principal fonte de energia do nosso planeta Terra, uma energia renovável e inesgotável à escala temporal dos seres humanos. A oficina convida ao conhecimento e exploração dos diversos engenhos, os fornos, que utilizam a energia solar para cozinhar alimentos de uma forma segura, saudável e eficiente, um contributo para a sustentabilidade do planeta. Se nos tornarmos bons cozinheiros, teremos oportunidade para experimentar os nossos petiscos.

Conceção: Dina Marques

Dinamização: Dina Marques e Maria Mata

Inscrever – 30 de agosto a 03 de setembro, 09:30-12:30

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<