Férias de Verão em Serralves! - Pumpkin.pt

Férias de Verão em Serralves!

Serralves Atividades Verão 2022

Férias em Serralves é um programa de oficinas de teor lúdico-pedagógico dirigido a crianças e jovens entre os 4 aos 9 anos de idade.

Em contacto com o Museu de Arte Contemporânea, com o Parque e com a Quinta, as crianças são convidadas a explorar estes espaços através do seu envolvimento em atividades que valorizam a curiosidade e a criatividade, a experimentação e a vivência em grupo.

Este Campo de Férias de Serralves, que se desenvolve ao longo de uma semana (manhãs e/ou tardes), propõe desafios no âmbito das artes plásticas, das ciências experimentais, do movimento e da expressão. As Oficinas Temáticas compreendem sessões sequenciais com a duração de 3 horas ao redor de um tema nuclear comum entre Artes e Ambiente. Estas oficinas contemplam ao longo de cada semana um conjunto diversificado e transversal de experiências que permitem às crianças o contacto e a participação ativa com conteúdos emergentes, no âmbito da ecologia, das artes e da cultura.

Conhece os diferentes temáticas e ateliers para crianças de 4 até 6 anos.

Pode encontrar mais informação sobre os campos de férias de Serralves para crianças de 4-6 anos no site de Serralves.

Viagens cá dentro e lá fora: 11 a 15 de julho, 9h30-12h30

Sabias que em Serralves existem árvores de todo o mundo? De Portugal e de Espanha, do Japão, da China, da Califórnia, do Brasil, e de tantas outras zonas do planeta?

Tendo como ponto de partida as árvores do Parque Serralves, propomos-te uma viagem, cá dentro e lá fora, para conhecer os locais e ecossistemas de onde estas espécies são nativas, explorar as suas caraterísticas e revelar alguns dos seus segredos.

Viajas connosco?

Conceção e dinamização: Carlota Carqueja e Dina Marques

Da Natureza às Coleções: 11 a 15 de julho, 14h00-17h00

Queres alimentar a curiosidade com todos os seres que habitam o Parque de Serralves?

Vem conhecer, selecionar, organizar, guardar características da biodiversidade do Parque e construir memórias! Juntos vamos explorar alguns dos métodos e técnicas usados pelos cientistas para observar e classificar a vida que nos rodeia.

Esta oficina é para ti!

Conceção e dinamização: Andreia Machado e Teresa Silva

Quanto mais olho mais consigo ver! 18 a 22 de julho, 9h30-12h30

O Parque de Serralves comunica através de unidades únicas de paisagem que revelam uma grande diversidade e riqueza.

Mas será que estamos preparados para vivenciar esta obra-prima? Reconhecer a sua existência e deixarmo-nos envolver por ela?

As paisagens que nos rodeiam passam muitas vezes despercebidas no nosso dia a dia. No Parque, vamos abrandar o ritmo, dar tempo para observar, desfrutar e sentir o valor que a paisagem tem nas nossas vidas.

Conceção e dinamização: Andreia Machado e Carlota Carqueja

Insetos, para que vos quero! 18 a 22 de julho, 14h00-17h00

Os insetos estão por toda parte! Podes vê-los no teu jardim, nas árvores e até mesmo no teu quarto! Eles podem ser úteis, como as abelhas, ou irritantes (para ti) como os mosquitos. Mas são todos importantes! Os insetos formam o maior grupo de animais da Terra e nesta oficina vamos explorar o seu mundo: como são; onde vivem; o que comem; qual o seu papel no ecossistema; e como comunicam entre si. Com lupas, vamos percorrer o Parque de Serralves e observar os insetos mais fascinantes, bem como desvendar os seus segredos!

Conceção e dinamização: Dina Marques e Teresa Silva

Vida em movimento! 25 a 29 de julho, 9h30-12h30

Será que uma árvore se lembra que já foi semente? Será que a borboleta se lembra que já foi lagarta? Os seres vivos passam por diferentes fases de desenvolvimento e estão em constante transformação ao longo dos seus ciclos de vida.

A Vida é movimento!

Vamos levar-te a conhecer o fascinante mundo da metamorfose e dos ciclos de vida! Para melhor compreender estes movimentos, vamos animar estas extraordinárias transformações e construir vários mecanismos óticos precursores do cinema.
Conceção e dinamização: Dina Marques e Mariana Moranduzzo

Um jardim, uma história: 25 a 29 de julho, 14h00-17h00
Os jardins são tão fascinantes e misteriosos que muitas vezes assumem o estatuto de obra de arte. As plantas que neles habitam, tornam-se personagens que, com a passagem do tempo, contam muitas histórias. Cada uma destas personagens tem um percurso de vida cheio de riqueza de formas, cores e aromas que vamos descobrir. Observar, sentir e experienciar as qualidades sensoriais e estéticas únicas dos jardins de Serralves é o desafio que te propomos. Cada dia um jardim e em cada jardim muitas descobertas!
Conceção e dinamização: Andreia Machado e Carlota Carqueja

Reunião de aves: 01 a 05 de agosto, 9h30-12h30

Pelos céus, aves sobrevoam o horizonte e, asas, nas sombras, se afiguram. Pelo silêncio do canto do cuco adormecido, uma agitação envolve o mistério.

Está marcada a reunião anual das aves.

Aqui, será debatida a sustentabilidade das espécies e a sua sobrevivência. Espera-se uma deliberação equilibrada. Mas na ata…o que consta para assinar é….

Shiu! Pé ante pé, vamos ouvir e decifrar o evento do ano: a Reunião das Aves.

Conceção e dinamização: Carlota Carqueja e Maria Mata

Fábulas da Floresta Verde: 01 a 05 de agosto, 14h00-17h00

Tendo como ponto de partida a biodiversidade do Parque Serralves, vamos, entre passeios e brincadeiras ao ar livre, conhecer as árvores do Parque e dar asas à nossa imaginação para construir o Reino da Floresta Verde.

Um Reino repleto de árvores fantásticas, grandes e pequenas e algumas com super poderes.

Este é o Reino de um povo muito especial, o povo sempre em pé. Um povo de gigantes que parecem silenciosos e que são verdadeiros guardiões das florestas.

Queres fazer parte deste Reino e partilhar da sua magia e ser, também tu, um guardião da floresta?

Conceção e dinamização: Andreia Machado e Dina Marques

Viagens no Parque para Corajosos! 08 a 12 de agosto, 9h30-12h30

Preparado para partir? Todos a bordo!

No centro da cidade do Porto, o Parque de Serralves traz as maravilhas do jardim, do campo e da quinta até nós! Vamos lançar-nos numa viagem exploratória à descoberta da natureza do Parque! Nesta aventura será necessário um verdadeiro kit de sobrevivência para corajosos exploradores, onde as lupas, mapas e um diário de bordo não faltarão para registar e ilustrar todas as aventuras na quinta, horta, charcos, mata, jardins!

Juntos, vamos maravilhar-nos com os porquês da natureza!

Conceção e dinamização: Dina Marques e Mariana Moranduzzo

Do micro ao macro: 08 a 12 de agosto, 14h00-17h00

Invisível aos nossos olhos, uma “estranha” forma de vida acontece…

Na água, no solo, em nosso redor. Por onde andam essas vidas e como interagem?

Estás pronto para vestires o papel de um biólogo, super atento, com os teus sentidos amplificados?

Desafiamos-te a explorar o Parque com microscópios e lupas, espírito curioso e muita vontade de conhecer!,!

Conceção e dinamização: Andreia Machado e Maria Mata

O colecionador de coleções: 16 a 19 de agosto, 9h30-12h30

O mundo é apetecível e admirável, repleto de seres e novidades que despertam a nossa atenção. A admiração que dedicamos e a vontade de querer saber mais leva-nos a colecionar conhecimento. Através de uma viagem pelos primórdios do colecionismo e tal e qual um verdadeiro Darwin, vamos explorar e organizar coleções distintas, que nos aproximam da Natureza, da Arte e do Ser Humano, neste grandioso puzzle que é a Terra.

Tens mochila para esta aventura?

Conceção e dinamização: Anabela Pereira e Maria Mata

Land Art: raízes da Terra: 16 a 19 de agosto, 14h00-17h00

Num passeio pelo Parque a Natureza envolve-nos. Ela toma conta do nosso ser com as suas formas, cores e texturas. Os detalhes que descobrimos quando olhamos atentamente, despertam a nossa curiosidade e criatividade para tanto potencial!

O que podemos construir com uma folha? E se encontrarmos vinte folhas, o que podemos fazer? E com os ramos, as pinhas ou as bolotas?

Juntos, vamos conhecer a linguagem da Natureza e criar verdadeiras raízes com a Terra!

Conceção e dinamização: Andreia Machado e Marta Correia

Parque em Palco! 22 a 26 de agosto, 9h30-12h30

“O mundo inteiro é um palco”. Inspirados nas palavras de Shakespeare, vamos abraçar o Parque de Serralves e recriar uma peça teatral, onde todos são convidados a explorar o movimento, a voz e a relação com a natureza. No Parque de Serralves, a magia avança sobre os prados e as matas e transforma todos os recantos em palcos onde se ouve a natureza falar. Da grande biodiversidade do Parque, todos os seres vivos são chamados ao palco para ensaiar, enquanto uma plateia de libelinhas, abelhas, rãs e aves saltam e aplaudem ao rubro.
Conceção e dinamização: Mariana Moranduzzo e Maria Mata

Mundos ocultos: 22 a 26 de agosto, 14h00-17h00

Há um mundo que nos rodeia, que de nós se esconde e que está repleto de magia e de mistério.

Não são vegetais, nem são animais. Mas são seres vivos! Então o que serão?

O seu mundo é fantástico e cheio de conhecimento. Com uma grande diversidade, deslumbram-nos pelas suas formas e cores.

É o maravilhoso mundo dos Fungos!

Conceção e dinamização: Andreia Machado e Anabela Pereira

Partidas e chegadas!: 29 de agosto a 2 de setembro, 09h30-12h30

O mundo é o ponto de partida e o ponto de chegada. A Natureza institui-se como habitat natural e cultural e, como uma maestrina, marca o andamento do ritmo local.

O mundo é tão vasto! Somos cidadãos do mundo e trazemos sempre um bocadinho dele. A partir da observação e perceção do Parque, vamos partir à descoberta de sinais que nos transportem para diferentes pontos do globo terrestre.

Estás pronto para identificar e explorar este mundo que é o meu, o teu, o nosso?

Temos um passaporte especial para os viajantes!.

Conceção e dinamização: Dina Marques e Maria Mata

Uma viagem de sonho! 29 de agosto a 2 de setembro, 14h00-17h00

No Parque de Serralves há um universo inteiro para descobrir.

Podemos viajar sem sair do lugar, podemos viajar percorrendo os caminhos onde vivem diferentes espécies de animais e plantas.

Para onde vão as aves no outono? Que caminhos percorrem as formigas no verão?

Nesta viagem vamos explorar, criar, brincar e descobrir a natureza no Parque!

Conceção e dinamização: Carlota Carqueja e Marta Correia

Conhece os diferentes temáticas e ateliers para crianças de 6 até 9 anos.

Pode encontrar mais informação sobre os campos de férias de Serralves para crianças de 6-9 anos no site de Serralves.

Da Natureza às Coleções: 11 a 15 de julho, 9h30-12h30

Queres alimentar a curiosidade com todos os seres que habitam o Parque de Serralves?

Vem conhecer, selecionar, organizar, guardar características da biodiversidade do Parque e construir memórias!

Juntos vamos explorar alguns dos métodos e técnicas usados pelos cientistas para observar e classificar a vida que nos rodeia.

Esta oficina é para ti!

Conceção e dinamização: Andreia Machado e Teresa Silva

Viagens cá dentro e lá fora: 11 a 15 de julho, 14h00-17h00

Sabias que em Serralves existem árvores de todo o mundo? De Portugal e de Espanha, do Japão, da China, da Califórnia, do Brasil, e de tantas outras zonas do planeta?

Tendo como ponto de partida as árvores do Parque Serralves, propomos-te uma viagem, cá dentro e lá fora, para conhecer os locais e ecossistemas de onde estas espécies são nativas, explorar as suas caraterísticas e revelar alguns dos seus segredos.

Viajas connosco?

Conceção e dinamização: Carlota Carqueja e Dina Marques

À volta dos insetos: 18 a 22 de julho, 09h30-12h30

Que insetos conheces?

Sabias que, os insetos, são o grupo de animais mais abundante e diversificado que existe no nosso planeta? Talvez por isso, possas achar que todos os pequenos animais que observas no jardim, são insetos. O que têm em comum e como podemos distingui-los dos outros animais?

Não terem ossos, o corpo dividido em três partes etrês pares de patas são algumas das características comuns. Algunsalimentam-se do néctar docinho das flores e outros vivem em sociedade, como nós.

Vem explorar este fascinante mundo e conhecer a enorme variedade de insetos que habita o Parque de Serralves!

Conceção e dinamização: Filipa Dias e Paula Alves

Quanto mais olho mais consigo ver! 18 a 22 de julho, 14h00-17h00

O Parque de Serralves comunica através de unidades únicas de paisagem que revelam uma grande diversidade e riqueza.

Mas será que estamos preparados para vivenciar esta obra-prima? Reconhecer a sua existência e deixarmo-nos envolver por ela?

As paisagens que nos rodeiam passam muitas vezes despercebidas no nosso dia a dia. No Parque, vamos abrandar o ritmo, dar tempo para observar, desfrutar e sentir o valor que a paisagem tem nas nossas vidas.

Conceção e dinamização: Andreia Machado e Carlota Carqueja

Um jardim, uma história: 25 a 29 de julho, 9h30-12h30
Os jardins são tão fascinantes e misteriosos que muitas vezes assumem o estatuto de obra de arte. As plantas que neles habitam, tornam-se personagens que, com a passagem do tempo, contam muitas histórias. Cada uma destas personagens tem um percurso de vida cheio de riqueza de formas, cores e aromas por descobrir. Observar, sentir e experienciar as qualidades sensoriais e estéticas únicas dos jardins de Serralves é o desafio que te propomos. Cada dia um jardim e em cada jardim muitas descobertas!
Conceção e dinamização: Andreia Machado e Carlota Carqueja

Vida em movimento! 25 a 29 de julho, 14h00-17h00

Será que uma árvore se lembra que já foi semente?

Será que a borboleta se lembra que já foi lagarta?

Os seres vivos passam por diferentes fases de desenvolvimento e estão em constante transformação ao longo dos seus ciclos de vida.

A Vida é movimento!

Vamos levar-te a conhecer o fascinante mundo da metamorfose e dos ciclos de vida! Para melhor compreender estes movimentos, vamos animar estas extraordinárias transformações e construir vários mecanismos óticos precursores do cinema.
Conceção e dinamização: Dina Marques e Mariana Moranduzzo

Fábulas da Floresta Verde: 01 a 05 de agosto, 9h30-12h30

Tendo como ponto de partida a biodiversidade do Parque Serralves, entre passeios e brincadeiras ao ar livre, vamos conhecer as árvores do Parque e dar asas à nossa imaginação para construir o Reino da Floresta Verde.

Um Reino repleto de árvores fantásticas, grandes e pequenas e algumas com super poderes.

Este é o Reino de um povo muito especial, o povo sempre em pé. Um povo de gigantes que parecem silenciosos e que são verdadeiros guardiões das florestas.

Queres fazer parte deste Reino e partilhar da sua magia e ser, também tu, um guardião da floresta?

Conceção e dinamização: Andreia Machado e Dina Marques

Reunião de aves: 01 a 05 de agosto, 14h00-17h00

Pelos céus, aves sobrevoam o horizonte e, asas, nas sombras, se afiguram.

Pelo silêncio do canto do cuco adormecido, uma agitação envolve o mistério.

Está marcada a reunião anual das aves.

Aqui, será debatida a sustentabilidade das espécies e a sua sobrevivência. Espera-se uma deliberação equilibrada. Mas na ata…o que consta para assinar é….

Shiu! Pé ante pé, vamos ouvir e decifrar o evento do ano: a Reunião das Aves.

Conceção e dinamização: Carlota Carqueja e Maria Mata

Do micro ao macro: 08 a 12 de agosto, 9h30-12h30

Invisível aos nossos olhos, uma “estranha” forma de vida acontece…

Na água, no solo, em nosso redor. Por onde andam essas vidas e como interagem?

Estás pronto para vestires o papel de um biólogo, super atento, com os teus sentidos amplificados?

Desafiamos-te a explorar o Parque, com microscópios e lupas, espírito curioso e muita vontade de conhecer!!

Conceção e dinamização: Andreia Machado e Maria Mata

Viagens no Parque para Corajosos! 08 a 12 de agosto, 14h00-17h00

Preparado para partir? Todos a bordo!

No centro da cidade do Porto, o Parque de Serralves traz as maravilhas do jardim, do campo e da quinta até nós! Vamos lançar-nos numa viagem exploratória à descoberta da natureza do Parque! Nesta aventura será necessário um verdadeiro kit de sobrevivência para corajosos exploradores, onde as lupas, mapas e um diário de bordo não faltarão para registar e ilustrar todas as aventuras na quinta, horta, charcos, mata, jardins!

Juntos, vamos maravilhar-nos com os porquês da natureza!

Conceção e dinamização: Dina Marques e Mariana Moranduzzo

Land Art: Ao sabor da Natureza: 16 a 19 de agosto, 9h30-12h30

Já olhaste para uma nuvem e imaginaste a que se assemelha a sua forma?

Já observaste a copa de uma árvore e pensaste: “que bela obra de arte”?

A Natureza é artista e constrói com criatividade! Nela encontras a inspiração e o cenário perfeito para dar asas à tua imaginação e tendo o Parque de Serralves como tela, observar as folhas, os ramos, os frutos e as flores é o mote para construirmos em conjunto.

Conceção e dinamização: Andreia Machado e Filipa Dias

O colecionador de coleções: 16 a 19 de agosto, 14h00-17h00

O mundo é apetecível e admirável, repleto de seres e novidades que despertam a nossa atenção. A admiração que dedicamos e a vontade de querer saber mais leva-nos a colecionar conhecimento. Através de uma viagem pelos primórdios do colecionismo e tal e qual um verdadeiro Darwin, vamos explorar e organizar coleções distintas, que nos aproximam da Natureza, da Arte e do Ser Humano, neste grandioso puzzle que é a Terra.

Tens mochila para esta aventura?

Conceção e dinamização: Anabela Pereira e Maria Mata

Mundos ocultos: 22 a 26 de agosto, 9h30-12h30

Há um mundo que nos rodeia, que de nós se esconde e que está repleto de magia e de mistério.

Não são vegetais, nem são animais. Mas são seres vivos!

Então o que serão?

O seu mundo é fantástico e cheio de conhecimento ecom uma grande diversidade, deslumbram-nos pelas suas formas e cores.

É o maravilhoso mundo dos Fungos!

Conceção e dinamização: Andreia Machado e Anabela Pereira

Parque em Palco! 22 a 26 de agosto, 14h00-17h00

“O mundo inteiro é um palco”.

Inspirados nas palavras de Shakespeare, vamos abraçar o Parque de Serralves e recriar uma peça teatral, onde todos são convidados a explorar o movimento, a voz e a relação com a natureza. No Parque de Serralves, a magia avança sobre os prados e as matas e transforma todos os recantos em palcos onde se ouve a natureza falar.

Da grande biodiversidade do Parque, todos os seres vivos são chamados ao palco para ensaiar, enquanto uma plateia de libelinhas, abelhas, rãs e aves saltam e aplaudem ao rubro.
Conceção e dinamização: Mariana Moranduzzo e Maria Mata

Atenção! Insetos por todo o lado: 29 de agosto a 2 de setembro, 9h30-12h30

O grupo dos insetos é um dos mais abundantes no nosso planeta.

Dentro do botão de uma rosa no Roseiral, na casca de uma árvore na Mata, debaixo de uma pedra na Horta ou nos charcos, podemos encontrar insetos por todo o lado no Parque!

Mas será que são todos iguais? Nesta oficina convidamos-te a explorar as suas características e algumas curiosidades sobre estes pequenos grandes animais!

Conceção e dinamização: Carlota Carqueja e Filipa Dias

Partidas e chegadas! 29 de agosto a 2 de setembro, 14h00-17h00

O mundo é o ponto de partida e o ponto de chegada. A Natureza institui-se como habitat natural e cultural e, como uma maestrina, marca o andamento do ritmo local.

O mundo é tão vasto! Somos cidadãos do mundo e trazemos sempre um bocadinho dele. A partir da observação e perceção do Parque, vamos partir à descoberta de sinais que nos transportem para diferentes pontos do globo terrestre.

Estás pronto para identificar e explorar este mundo que é o meu, o teu, o nosso?

Temos um passaporte especial para os viajantes!

Conceção e dinamização: Dina Marques e Maria Mata

Informações Úteis sobre as Férias de Verão no Serralves

Mais informação no site de Serralves

INSCRIÇÕES
• Online, em www.serralves.pt

• Na Receção do Museu: de 2ª a domingo, no horário de funcionamento;

• Por referência de multibanco.

A inscrição está sujeita a confirmação mediante vagas existentes. No caso de não haver vagas, a devolução do valor pago será realizada no prazo máximo de três semanas após o envio, pelo participante, do IBAN.

DESISTÊNCIAS
A desistência de uma atividade deve ser realizada com uma antecedência mínima de 48 horas. Não são efetuadas devoluções após este período.

As devoluções relativas a desistências serão realizadas no prazo máximo de três semanas após o envio, pelo participante, do IBAN.

INDICAÇÕES
O Serviço Educativo assegura o acolhimento das crianças inscritas nas Oficinas temáticas a partir das 8h30 da manhã e ao final da tarde, das 17h00 às 18h00. A partir das 9h20 e das 13h50 as crianças devem ser entregues diretamente nas salas de atividades. Os responsáveis pelas crianças, que têm oficina apenas de manhã, devem vir buscá-las até às 13h00. Os responsáveis pelas crianças, que têm oficina à tarde, devem vir buscá-las até às 18h00.

A receção/entrega das crianças é feita na Quinta de Serralves, com acesso pela Rua Bartolomeu Velho, 141.

As atividades são concebidas em função das faixas etárias, pelo que é fundamental que os limites de idade sejam respeitados.

Os participantes devem trazer roupa e calçado confortável e adequado. Outras informações mais específicas são indicadas na respetiva atividade.

Os programas incluem lanche a meio da manhã e/ou tarde.

As Oficinas compreendem sessões sequenciais com a duração de 3 horas cada.

TARIFÁRIO OFICINAS TEMÁTICAS
Inscrição 1 semana (1 oficina, 4 dias) – 95€/criança
Inscrição 1 semana (2 oficinas, 4 dias, sem almoço incluído) – 180 €/criança

Inscrição 1 semana (1 oficina, 5 dias) – 115€/criança
Inscrição 1 semana (2 oficinas, 5 dias, sem almoço incluído) – 220 €/criança

CONDIÇÕES E DESCONTOS

• Pagamento no ato de inscrição.

• O tarifário prevê 10% desconto portadores de cartão Amigo Família.
Lotação máxima: 15 criançasA aceitação de inscrições com este serviço será feita por ordem de chegada.

ACESSO
A entrada para todas as oficinas é feita pela Rua Bartolomeu Velho, 141.

Lotação máxima: 12, 15 ou 18 crianças (conforme proposta educativa).

A aceitação de inscrições com este serviço será feita por ordem de chegada.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<