Família > Agenda Família > Atividades nas Férias

Férias da Páscoa com a Arrumar-a-rua

Arrumar-a-rua // Ciclo de oficinas de arquitectura para crianças

Ciclo de oficinas de arquitectura para crianças

Aproveitando as férias de Pascoa, o colectivo Arrumar-A-Rua junto com o espaço Aldeia apresenta um ciclo de oficinas de arquitectura conformado por três sessões de trabalho consecutivas.

Sendo que o espaço urbano é um elemento presente de um modo constante e inconsciente nas nossas vidas desde miúdos, acreditamos que é importante aproximar o mundo da arquitectura às crianças.

*OFICINA I – HISTORIA DE UMA CIDADE (dia 4 de Abril)

  • Duração: 2h00

A seguinte oficina vem propor a reflexão por parte de crianças sobre a cidade e os seus elementos. O workshop visa, por isso, criar, durante a sua hora e meia de duração, uma consciência sobre este entorno que nos rodeia desde a análise dos seus elementos. Que elementos estão presentes na configuração do espaço urbano? Qual é o seu modo de relacionar-se? Para responder estas perguntas iremos construir a nossa própria cidade e a sua história!

Conceitos clave: cidade, tipos de ruas, espaço público, espaço construido, maquete, escala

*OFICINA II – O MAIOR ARRANHA-CÉU DA CIDADE (dia 5 de Abril)

  • Duração: 1h30

Esta oficina lança o desafio de tentar arranhar o céu. Juntos iremos construir a torre mais alta nunca vista. Pouco a pouco, com plasticina e palitos, triângulo a triângulo iremos ganhando altura até chegar as núbeis! Teremos que ter cuidado, pois é fácil cair…

Conceitos clave: cidade vertical, arranha-céus, skyline, estrutura triangular.

*OFICINA III – HABITATS: O SER HUMANO E O MEIO (6 de Abril)

  • Duração: 2h00

Esta oficina nasce com o objectivo de explorar como o ser humano utiliza os recursos naturais que tem mais próximos para criar o seu lugar de habitação, trabalhando a relação do lugar com a arquitectura tradicional. Que é o que liga os igloos, com os tippis e as casas de terra? Partindo de materiais naturais que encontram-se a nossa volta iremos criar a nossa própria arquitectura natural!

Conceitos clave: habitats, recursos naturais, paisagem, arquitectura vernacular.

INSCRIÇÕES:

  • Número de crianças: 5 mín. / 10 máx.
  • Miúdos de 5 a 10 anos
  • Para formalizar a inscrição, enviar e-mail para [email protected] com o nome e idade da criança assim como o workshop (referência: Oficina I, Oficina II, Oficina III) ao qual pretende-se inscrever.
  • O pagamento será feito no local no primeiro dia de assistência.

PREÇO:

  • 1 oficina – 10€
  • Pack 3 oficinas – 24€