As Férias da Páscoa são no Museu do Oriente! Vamos descobrir tradições ocidentais e orientais ligadas à primavera e às colheitas e estimular a criatividade com conceitos e palavras novas 🙂
Manhãs divertidas com desafios de escrita para despertar a curiosidade e a imaginação dos mais novos. Porque ler e escrever pode e deve ser divertido!
Quando as crianças pensam em Páscoa pensam logo em caça aos ovos de chocolate…mas, se é a galinha que põe ovos, porque é que foi o coelho que ficou associado à Páscoa?
Nesta oficina de escrita criativa vamos descobrir tradições ocidentais e orientais ligadas à primavera e às colheitas e estimular a criatividade com conceitos e palavras novas, sempre de forma divertida!
O dragão, o elefante e o coelho são os protagonistas das férias da Páscoa no Museu do Oriente. Entre 3 e 5 de abril, crianças dos 4 aos 6 e dos 7 aos 10 estão convidadas a conhecer estes animais, as suas lendas e importância em diferentes países da Ásia. Também durante estes dias uma oficina de escrita criativa abre caminho para explorar novas palavras e ideias, através das tradições ligadas à Primavera e à Páscoa.
No dia 3 de Abril, o dragão faz uma visita ao Museu do Oriente. Apesar de incompreendido por uns e venerado por outros, pode ser este “um animal assustadoramente bom?”. Acredita-se que, além de símbolo do Imperador na China, este seja também dotado de poder, riqueza, dignidade e sabedoria, trazendo, por isso, boa sorte a todos.
Do mitológico ao real, o elefante impressiona e cativa, pelo seu tamanho, olhos pequeninos e tromba sui generis. A sua força fez com que chegasse a ser usado como transporte, animal de carga e até na guerra. Na oficina de dia 4 de Abril, os mais novos vão poder descobrir tudo sobre o “Elefante: um animal sagrado” e o seu simbolismo a Oriente.
Entre os animais mitológicos e sagrados, destaca-se um terceiro mais pequeno, muitas vezes protagonista de lendas orientais. Na oficina “O Coelho que vive na lua”, que acontece no dia 5 de Abril, as crianças são desafiadas a observar e a contemplar aquilo que as rodeia, ficando a conhecer o motivo de existirem tantas lendas dedicadas a este simpático animal.
A Ocidente, também o coelho ganha protagonismo na Páscoa. Numa altura que é, para os mais novos, sinónimo de ovos de chocolate, onde entra o coelho na história? Dedicada às crianças dos 8 aos 13 anos, na oficina de escrita criativa há tradições Ocidentais e Orientais ligadas à primavera e às colheitas para descobrir ao longo de três dias. Nesta sessão, coloca-se a imaginação à prova ao mesmo tempo que se exploram novas palavras.
Inscrições aqui!
A lotação é limitada, corram para garantir o vosso lugar! 🙂
Quais as melhores atividades nas férias da Páscoa 2025?
- Atividades nas Férias da Páscoa em Lisboa e Campos de Férias Páscoa em Lisboa
- Bootcamps de Programação em Lisboa no Campo de Ourique
- Férias de Páscoa Positivas em Algés
- Workshops Culinários nas Férias em Oeiras
- Atividades nas Férias de Páscoa no Porto e Campos de Férias Páscoa no Porto
- Campos de Férias Páscoa 2025
- As melhores Colónias de Férias Portugal Verão 2025
Como celebrar a Páscoa em Família?
- O que é a Páscoa e como explicá-la às crianças?
- História do Coelho da Páscoa: conheçam a lenda!
- Amêndoas da Páscoa: onde comprar e como fazer!
- Ovo da Páscoa: onde comprar (e como fazer) o mais delicioso!
- Atividades nas Férias da Páscoa: como ocupar os miúdos nas férias da Páscoa?
- Os melhores Campos de Férias Páscoa 2025 e ATLs na Páscoa 2025
- Os Melhores Colónias de Férias Páscoa 2025!
- Descubram o que fazer na Páscoa para celebrar a data em família
- Trabalhos Manuais da Páscoa
- Livros da Páscoa
- 5 Ideias e Jogos de Páscoa para um domingo divertido!
- Receitas da Páscoa Portuguesas como:
- Folar da Páscoa: espreitem esta receita rápida e deliciosa
- Entradas para o almoço da Páscoa e outras receitas para a Ementa da Páscoa!
- Bolo da Páscoa caseiro ou Swedish Visiting cake
Levei o meu filho a uma das oficinas que a Mafalda Cordeiro deu na livraria Tigre de Papel e ele gostou bastante. Não queria ir e resistiu porque preferia ficar a jogar no telemóvel mas foi e vinha todo entusiasmado a contar o que tinham feito. Vou inscrever nestas férias do museu. Recomendo