Férias de Verão no Museu do Oriente - Pumpkin.pt

Férias de Verão no Museu do Oriente

Evento expirado
Férias de Verão no Museu do Oriente

Oficinas temáticas, repletas de aventuras por terra e mar, viagens musicais, jogos tradicionais, figuras históricas e heróis lendários é a sugestão do Museu do Oriente para entreter os mais novos nestas férias de Verão.

Percorrendo o Oriente em busca de desafios e descobertas, os mais novos vão aprender a construir marionetas e papagaios de papel chineses, ouvir lendas japonesas, conversar com animais mágicos e viajar no tempo para, a cada dia, viver uma nova aventura.

Divididos em dois períodos, de segunda a sexta-feira, de 18 a 29 de Julho e de 16 a 26 de Agosto, os programas foram pensados para crianças dos 4 aos 6 anos (entre as 10.00 e as 12.30) e dos 7 aos 10 (das 14.30 às 17.30).

Para as crianças dos 4 aos 6 anos, estão pensadas as oficinas:

PÁSSAROS DE MIL CORES!

Seres fantásticos que unem a terra ao céu! Tantas, de tantas cores e feitios! Vivemos rodeados por elas e, muitas vezes, sem por isso dar! Falemos de aves! Aves reais e míticas as que nos porão, para o ar, a olhar! Escuta! Parece que, do seu ninho, nos estão a chamar…

HÁ MÚSICA NO MUSEU!

Sabias que na China e no Japão o silêncio entre as notas musicais é tão importante como a própria melodia? E, que, na Índia, existe um cântico especial chamado mantra usado para ajudar à concentração e meditação? Numa viagem repleta de sons descobriremos como pode ser surpreendente a diversidade musical que existe a Oriente.

MARIONETAS, FANTOCHES E Cª LDA

Um texto. Uma personagem. Uma tela. Tu! Eis que reunimos todos os elementos para que marionetas, e fantoches “ganhem vida” nas nossas mãos. Vem vê-las sorrir, chorar, correr, brincar e outras tantas coisas mais. Só precisam de ti para surgirem.!

UMA HISTÓRIA DO JAPÃO

Viajar até tempos passados, visitar regiões longínquas, conhecer diferentes culturas e apaixonarmo-nos por personagens fantásticas, é tudo o que um livro, com as suas singulares páginas, pode proporcionar. Nesta oficina o destino é o Japão e o protagonista é Momotaro – o menino pêssego.

AQUI HÁ GATO!

Ao nosso colo se aninham, se de nós decidem gostar. São gatos! Misteriosos animais esses sobre os quais vos vamos falar. Sagrados no Egipto, no Japão podem a sorte chamar. Por muitos apreciados, são vários os que, neste dia vão estar: Kitty, Garfield, Tom, o das botas e Manekineko, convidados de excelência, será que a ronronar se porão? Um Gato em Origami aprenderás a fazer!

AO SOM DO ROUXINOL

Já ouviste cantar o rouxinol? Conta-nos Hans Christian Andersen, um escritor dinamarquês, que em tempos idos, na China, existiu um rouxinol com um canto tão maravilhoso, capaz até de curar o próprio imperador. Vem descobrir como tal aconteceu e, quem sabe, não despertarás também para os gorjeios de um passarinho.

1001 HISTÓRIAS

Será mesmo verdade que, na antiga Pérsia, uma linda jovem de seu nome Sherazade conseguiu, noite após noite, contar um total de mil e um contos? A história do pequeno corcunda, de Ali Bábá e os 40 ladrões, de Simbá, o marinheiro, ou de Aladino e a lâmpada mágica, são apenas algumas das muitas histórias por si inventadas para entreter o rei Shariar.

CHAPÉUS HÁ MUITOS!

De diferentes épocas, com formas e materiais variados, que informações nos pode dar um chapéu? Conseguimos adivinhar a sua época ou quem o usa? Um samurai, o capitão de uma nau, um chinês ou um tailandês. Em cada cabeça, que chapéu podemos encontrar? Pelo Oriente vamos viajar, para vários chapéus observar…

AS CORES DO PAPAGAIO

Sabias que, apesar de hoje ser muito popular em todo o mundo, o papagaio de papel terá surgido na China há mais de dois mil anos? Conta-se até que terá sido utilizado pelo próprio exército, em operações militares, para comunicar, sinalizar e recolher informações. Vem pintar o teu próprio papagaio!

O SOL!

Que trabalho este o do Sol que, sem feriados nem descanso, a todos deve aquecer, os vegetais ajudar a crescer e, até o dia fazer nascer! Esta estrela luminosa jamais poderá desaparecer pois, se isso acontecer, como conseguiremos viver? Viajaremos até à Terra do Sol Nascente para conhecer o que aconteceu quando Amaterasu – a Deusa do Sol – muito triste, numa gruta, se decidiu esconder!

E para as crianças dos 7 aos 10 anos:

EM BUSCA DO TESOURO PERDIDO

Percorrendo rotas desconhecidas, qual valente explorador, criaturas exóticas terás de enfrentar e lendas de culturas ancestrais vais ter de desbravar! Tudo no admirável mundo do Museu do Oriente… O rumo certo terás de tomar e, com auspícios divinos contar para, finalmente, o valioso tesouro encontrar.

UN BEL DÌ VEDREMO

Sabes quem foi Giacomo Puccini? Um compositor de origem italiana que, tal como muitos outros ocidentais, se deixou encantar pelo exotismo do Oriente. A ópera Madama Butterfly é disso exemplo. Ouvidos atentos? Ao som de belíssimas árias, melodiosos duetos e maravilhosos coros, conheceremos a história da japonesa Cio-Cio San.

APANHA-ME SE PUDERES!

Escritor do best-seller do século XVI, traduzido em mais de cinco línguas em número só inferior às traduções da Bíblia, Fernão Mendes Pinto deixou-nos um vivo testemunho das aventuras vividas a Oriente. Viajante camaleónico que de pirata se fez espião, de prisioneiro se fez escravo para hoje ser herói. Hasteemos a bandeira pois espera-nos uma viagem longa, cheia de perigos e imprevistos.

SER GANDHI!

Já ouviste falar de Mahatma Gandhi? Vem descobrir este que foi um dos maiores símbolos da não-violência, tendo inspirado grandes figuras como Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela. Gandhi dizia “Sê a mudança que queres ver no mundo!” – preparado para este encontro?

ORIENT’ARTE!

São várias as artes do Oriente que te ensinaremos em tardes que, decerto, serão animadas. Origami, furoshiki, rangoli, recortes de papel e outras, às tuas mãos chegarão. A todos poderás impressionar quando, amigos e família encontrares este Verão!

PALAVRAS DE CÁ, PALAVRAS DE LÁ…

Palavras de cá que se tornaram de lá! Palavras de lá que viajaram até cá! Vem descobrir as rotas das palavras e surpreender-te com uma “sopa de letras” em que todos meteram a colher. Com adivinhas, jogos de mímica e interpretação muito nos divertiremos nesta oficina.

VIAGEM MUSICAL À CHINA!

Viajar até Pequim; conhecer a princesa Turandot, pintar um fantástico cenário e imaginar todo um guarda-roupa, ao som de árias, duetos e coros é o que te propomos nesta oficina.

ARMADURAS PARA GUERREIROS

Quem eram os samurais? Como se vestiam? Qual o seu código de honra para com o Imperador?

QUEM FOI BUDA?

Esta é uma história que começa na Índia e que continua pelo resto do mundo! Sabias que Buda significa “iluminado”? Vem descobrir por que razão um príncipe chamado Sidarta Gautama, a tudo renunciou, para viver em meditação. Ficarás a saber que muitas pessoas, pelo mundo fora, passaram a tentar viver seguindo os seus ensinamentos, tal foi a força da sua mensagem.

JOGOS TRADICIONAIS ORIENTAIS

São vários os jogos a que nos habituámos a jogar, mas que, de longe vieram. Sabias que grande parte dos jogos e brinquedos nasceu na Ásia? Atribui-se a Gautama Buda (século VI ou V a.C.) uma lista de entretenimentos comuns (na Brahmajala Sutta). Trata-se da mais antiga lista escrita de jogos e brinquedos asiáticos, alguns deles ainda hoje reconhecíveis.

Nos primeiros fins-de-semana de Julho, o Museu do Oriente organiza ainda a oficina “Histórias com… Feltro – A Árvore” para ‘dar vida’ a uma antiga lenda oriental – no dia 3 de Julho, para crianças maiores de cinco anos – e “Tanabata, o Festival das Estrelas”, sobre um dos eventos mais populares do Japão – no dia 9 de Julho, para crianças entre os 7 e os 12 anos.

Mais informações no site de Museu de Oriente:

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<