Família > Agenda Família > Atividades nas Férias

Férias de Natal em Serralves

De 18 de dezembro a 3 de janeiro há um vasto conjunto de atividades, dirigidas a várias faixas etárias, dos 4 aos 12 anos, nas Férias de Natal em Serralves!

Como habitualmente, Serralves propõe também um programa para ajudar a preencher as férias de Natal dos mais novos.

Este programa procura motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a criatividade, tendo como ponto de partida o contato com a arte e a natureza.

As oficinas têm um caráter lúdico e pretendem estimular a experimentação e a vivência em grupo.

Descubram também outras atividades giras, giras para ocupar as férias de Natal dos miúdos, seja em Lisboa, no Porto ou em todo o país!

Programa das Férias de Natal em Serralves:

Dos 4 aos 6 anos

Monstros de inverno 

Como serão os monstros de Inverno? Arrepiados pelo frio ou bolas peludas de cachecol?

Inspirados pelos pormenores escondidos do Parque de Serralves vamos construir um brinquedo de monstros baralhados, onde as cabeças, os troncos e as pernas se vão baralhando entre si criando outros monstros divertidos.

  • Conceção e Dinamização: Raquel Correia e Sónia Borges
  • 18 a 20 dezembro, 9h30-12h30

Natal com árvores

O Pinheiro de Natal enfeitado com bolinhas coloridas é uma das muitas tradições associadas a esta época festiva.  Mas será que árvores como o carvalho e o sobreiro, o plátano e o loureiro, também gostariam de fazer parte da tradição? Nesta oficina, vamos descobrir as muitas e diferentes árvores que existem no Parque de Serralves e, inspirados nas suas características, iremos “dar ramos à imaginação” e criar novas formas e feitios de viver o Natal com as árvores do Parque.

  • Conceção e Dinamização: Carlota Carqueja e Filipa Dias
  • 18 a 20 dezembro, 14h00-17h00

A árvore das estrelas

À volta da árvore, a família junta-se no Natal para partilhar a alegria.
Desde a raiz até às folhas, uma árvore é toda ela feita de histórias, memórias e imaginação.
Vem sacudir os seus ramos, acariciar o seu tronco, recolher as suas folhas e frutos e construir novas histórias e encenações levando para casa as algibeiras cheias de fantasia e tesouros da Natureza. Estes serão os melhores presentes que poderás oferecer no dia de Natal àqueles de quem mais gostas e a melhor recordação de um Natal passado em harmonia com a Natureza.

  • Conceção e Dinamização: Isabel Bessa e Mariana Moranduzzo
  • 23 a 27 dezembro, 9h30-12h30

Ao ritmo das cores

De que cor é o vento? A que cheira o amarelo? A que sabe o azul? Será que o vermelho é áspero ou macio? Já pensaste de onde surgem as cores que nos rodeiam? Nesta oficina vamos descobrir as suas formas, sentidos e sabores, através de exercícios de pintura, projeção sobreposição e construção de uma instalação para uma experiência de imersão cromática.

  • Conceção e Dinamização: Inês Soares e Raquel Correia
  • 23 a 27 dezembro, 14h00-17h00

InventArte

Os artistas gostam muito de inventar novas maneiras de trabalhar. Alguns desenham de pernas para o ar, pintam de olhos tapados ou usam a música para colorir. Nesta oficina vamos descobrir vários artistas contemporâneos e procurar novas maneiras de desenhar e inventar a nossa própria obra de arte.

  • Conceção e Dinamização: José Costa Raquel Correia
  • 30 de dezembro a 3 de janeiro, 9h30-12h30

Entre os animais?

Neste Natal vamos prestar atenção aos animais que vivem na Quinta! Fazer amigos entre os animais será o princípio chave para conhecermos melhor quem aqui vive: os burros, as ovelhas, as galinhas, o porco, as vacas, a égua e muitos outros. Vamos descobrir como são, como se comportam, o que comem, onde vivem…
Teremos tempo para preparar os petiscos que mais gostam e partilhar. Tantas experiências que nos ajudarão a criar histórias e a imaginar sem fim!

  • Conceção e Dinamização: Dina Marques e Maria João Mata
  • 30 de dezembro a 3 de janeiro, 14h00-17h00

Dos 6 aos 9 anos

Kit de Natal

Como será um kit de Natal? Terá a forma de uma mala ou de uma caixa? De um saco, de um gorro ou de uma meia? O que poderá transportar esse kit? Estrelas, luzes, desejos, postais de Natal, histórias, música, docinhos? Nesta oficina vamos, com criatividade, magia e sonho, e diversos materiais, construir e personalizar o teu kit, e colocar lá dentro tudo o que mais gostas para festejar, com muita alegria o Natal. E como se trata de um kit tão especial terá um manual de instruções igualmente especial, desenhado e apresentado por cada um dos seus autores criativos.

  • Conceção e Dinamização: Dina Marques e Maria João Mata
  • 18 a 20 de dezembro, 9h30-12h30

Super-mega-visão

A partir da obra de Olafur Eliasson, em exposição no Museu e no Parque de Serralves, vamos trabalhar a alteração e a perceção do espaço através da instalação, da cor, do plano e da forma. Vamos erguer paredes, sobrepor cores, texturas e transparências, desenhar tridimensionalmente e, quem sabe, até construir labirintos usando elementos naturais. No fim, temos até uma máquina de fumo para nos perdermos neste lugar intersideral!

  • Conceção e Dinamização: Constança Araújo Amador e Inês Soares
  • 18 a 20 de dezembro, 14h00-17h00

CASAróis e ABRIGuiços

Uma bolota? Eu gostava de viver neste lugar!
Nesta oficina vamos cruzar casas e caracóis, abrigos e ouriços, criando assim casaróis, abriguiços ou outros lugares imaginários!
Partindo de um elemento natural vamos construir formas para habitar, como exercício de observar, questionar e construir.

  • Conceção e Dinamização: Andreia Coutinho e Sofia Santos
  • 23 a 27 de dezembro, 9h30-12h30

A que sabe o Natal?

Para sabermos a que sabe o Natal, reparar e saborear algumas deliciosas receitas de doces saudáveis é o desafio, onde não vão faltar as bolachas de gengibre, o bolo rainha e o tronco de Natal! Nos entretantos vamos passear e conhecer o Parque de Serralves, cumprimentar árvores muito especiais e muito importantes, o pinheiro manso, a nogueira e outras tantas que nos dão os seus frutos e que sempre lembram as cores do Natal.

  • Conceção e Dinamização: Dina Marques e Filipa Dias
  • 23 a 27 de dezembro, 14h00-17h00

Do velho vida nova

Caixas enfeitadas, embrulhos diversos, fitas, cartões e embalagens de todos os tamanhos e formas fazem as delícias da celebração do Natal. Adorados e estimados à primeira vista, perdem de imediato todo o seu valor depois que revelam os seus conteúdos. Mas terá mesmo que ser assim? Quantos kg de lixo poderíamos poupar se lhes déssemos vida nova? Com materiais típicos desta quadra natalícia desafiamos-te a recolher, e trazer, todos os desperdícios da tua celebração de Natal. Vamos dar-lhes novos usos e transformá-los em esculturas e criações artísticas. Inicia o ano novo com engenho e criatividade e vem procurar soluções para reduzir o impacto ambiental e construir um futuro mais sustentável. Vida nova para o novo ano!

  • Conceção e Dinamização: Anabela Pereira e Mariana Moranduzzo
  • 30 de dezembro a 3 de janeiro, 9h30-12h30

Nota: Os participantes deverão trazer para a oficina os seus próprios desperdícios resultantes do Natal: caixas, embrulhos, fitas, papel, garrafas de plástico, rolos, embalagens, etc.

Tenho uma nuvem no bolso!

Quantos sonhos cabem numa nuvem? Quantas nuvens cabem debaixo da minha almofada? Posso levá-las no bolso? A partir da instalação, escultura expandida, transparência, sobreposição e ilusão de ótica, vamos construir sonhos e capturar nuvens em três experiências escultóricas diferentes.

  • Conceção e Dinamização: Patrícia do Vale e Raquel Correia
  • 30 de dezembro a 3 de janeiro, 14h00-17h00

Dos 9 aos 12 anos

1+1=4

Nesta oficina seremos cientistas que trabalham em grupo para entender a natureza e a arquitetura do pensamento. A natureza é arquiteta? Conseguimos realmente pensar em grupo? A partir de uma lógica geométrica e metafórica iremos explorar conceitos como sinergia e entropia e aplicá-los em construções de grupo. Com ferramentas de arquitetura, design, ciência e engenharia vamos materializar o potencial do nosso pensamento!

  • Conceção e Dinamização: João Almeida e Silva e José Costa
  • 18 a 20 de dezembro, 9h30-12h30

Oh, Oh, Oh… Está alguém na toca?

O inverno está a chegar e os pequenos mamíferos reforçam os seus esconderijos. O que farão o esquilo saltitante, a toupeira escavadora ou o espinhoso ouriço-cacheiro para se protegerem do frio? Vem até ao Parque de Serralves descobrir os diferentes habitats de alguns micromamíferos, a sua morfologia, os seus hábitos e como constroem as suas tocas e secretamente vem ajudar-nos a deixar-lhes uma pequena surpresa de Natal!

  • Conceção e Dinamização: Anabela Pereira e Isabel Bessa
  • 18 a 20 de dezembro, 14h00-17h00

Onde pára a mala de Natal?

escolher? É necessário pensar na mala, atendendo às necessidades de cada espécie e às vontades de cada um. O que levar?
É claro que, num mundo de tráfego considerável, por vezes, as malas perdem-se, trocam-se… e como será viver o Natal com uma mala que não é a nossa?

  • Conceção e Dinamização: Carlota Carqueja e Maria João Mata
  • 23 a 27 de dezembro, 9h30-12h30

Pedra. Papel. Tesoura.

Tendo como ponto de partida os materiais do jogo Pedra, Papel e Tesoura vamos brincar a um outro jogo, o da autorrepresentação. O que pode uma pedra contar sobre quem eu sou? De que modo as minhas mãos podem transformar o mundo? Em quantos objetos me consigo encontrar? Transformando pedras, papéis e desenhando com tesouras, vamos deixar pistas sobre nós mesmos numa instalação que assinale a nossa presença no espaço. Afinal, através da arte eu posso deixar a minha marca no mundo, posso até tornar-me pedra, papel e tesoura!

  • Conceção e Dinamização: Filipa Godinho e Inês Lopes
  • 23 a 27 de dezembro, 14h00-17h00

Planeta Desenho

Chegamos ao Planeta Desenho! Nesta oficina, partimos em busca de novas formas de desenhar. Como verdadeiros exploradores, deixamos de lado os lápis e as borrachas e vamos descobrir como revelar desenhos invisíveis, como desenhar com todo o nosso corpo, como erguer o Desenho para fora do papel e expandi-lo para o espaço! No fim, um livro-objeto vai guardar todas as nossas experiências, e só nós saberemos o que descobrimos neste mundo de infinitas possibilidades.

  • Conceção e Dinamização: Inês Soares e Patrícia do Vale
  • 30 de dezembro a 3 de janeiro, 9h30-12h30

Na Rota dos Gigantes Verdes

Veneradas desde a antiguidade pela sua cor sempre verde e grandiosidade, as plantas coníferas, entre outras de folha persistente, exibem um bonito destaque durante a estação fria, ao longo de grandes extensões de floresta. Partindo da tradição da árvore de Natal, alusiva às capacidades protetoras que se atribuíam a estas árvores, desafiamos-vos a explorar este mundo mágico, e a construir bonitas criações e representações inspiradas nas suas múltiplas formas e texturas, folhas, frutos, cascas, e na sua característica cor verde com que se revestem ao longo de todo o ano.

  • Conceção e Dinamização: Anabela Pereira e Filipa Dias
  • 30 de dezembro a 3 de janeiro, 14h00-17h00

Informações Úteis

Inscrições:

Na Receção do Museu: de 2ª a domingo, no horário de funcionamento.
Online: www.serralves.pt

Tarifário:

  • Inscrição 1 oficina, 3 dias – 50 €/criança
  • Inscrição 2 oficinas, 3 dias, com Almoço – 120€/criança

Almoço:

Acesso:

A entrada para todas as oficinas é feita pela Rua Bartolomeu Velho, 141.

Aproveitem para passear em família:

– A Wonderland Lisboa tem entrada livre! Preparados para andar na Roda Gigante?

– A Óbidos Vila Natal está de volta e promete um dia mágico!

Perlim: saibam tudo sobre o maior parque temático de Natal do país

Onde está o Pai Natal? Descubram todos os sítios!

– Descubram pistas de gelo com muita aventura para este Natal! Atrevem-se?

– Vivam o Natal em família: são muitas as atividades para fazer com os miúdos no mês de Dezembro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *