Pequeno manual antirracista, título do programa das Férias da Páscoa 2024, parte da máxima «todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos», inscrita há 75 anos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Vamos pensar o respeito pela diversidade humana e cultural, a solidariedade. Aceitam o desafio?
As férias escolares são uma ótima oportunidade para visitar outros espaços onde a aprendizagem se encontra com a diversão. O programa de Férias do Museu de Lisboa oferece quatro dias de atividades no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, ocupados com oficinas, passeios e visitas. São momentos de diálogo, descoberta e aventura, em que os mais novos veem o Museu com outros olhos.
Curiosos? Desvendamos mais um pouco!
«Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos». 75 anos depois desta frase ficar inscrita na Declaração Universal dos Direitos Humanos, será que se aplica, de facto, no dia a dia?
Pensar os valores fundamentais da igualdade, da liberdade e da solidariedade, olhar para as mais variadas formas que o preconceito ainda assume em situações banais do nosso quotidiano é o ponto de partida para estas Férias da Páscoa!
Através de oficinas e prática teatral, vamos pensar o respeito pela diversidade humana e cultural, a solidariedade. Com recurso à Declaração Universal dos Direitos Humanos e às histórias que nos contam muitas das peças da coleção do Museu, vamos sensibilizar as crianças e os jovens para o exercício de uma cidadania defensora dos direitos humanos e promotora da inclusão, combatendo quaisquer formas de racismo e discriminação.
No final, pretende-se apoiar os jovens na definição de estratégias específicas para identificação de práticas de prevenção e combate à discriminação racial nos vários espaços e tempos da sua vida, através da elaboração de um pequeno manual antirracista. Porque este é um combate diário e de todos.
PROGRAMA Férias da Páscoa no Museu de Lisboa
TODOS IGUAIS – 01 ABR – SEGUNDA-FEIRA
Um dia para aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a viver juntos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos serve de motor a várias dinâmicas de grupo para, de forma participativa e criativa, aprofundar os valores fundamentais da igualdade e da liberdade, reconhecendo que o preconceito assume as mais variadas formas e está patente nas situações mais banais do dia.
Início da atividade: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
Almoço: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
Fim da atividade: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
UMA CIDADE MULTICULTURAL – 02 ABR – TERÇA-FEIRA
Um dia para descobrir, através das coleções do Museu, como Lisboa foi sempre uma cidade diversa e plural, reconhecendo a contribuição de múltiplas culturas na construção social, económica, cultural desta cidade para onde migraram, à força ou por vontade própria, variadíssimas comunidades ao longo de séculos. Histórias difíceis cruzam-se com vozes dissonantes de resistência, dando a conhecer alguns protagonistas que marcaram percursos de luta, abrindo caminhos para a atualidade.
O programa do dia inclui, após o almoço e de acordo com as condições atmosféricas, um percurso desde o Palácio Pimenta até à Rua Dr. João Soares, via Jardim Mário Soares (Jardim do Campo Grande).
Início da atividade: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
Almoço: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
Fim da atividade: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
PRECONCEITO OU INCLUSÃO – 03 ABR – QUARTA-FEIRA
Determinados grupos da sociedade, pela sua origem étnica, orientação sexual, identidade de género, religião ou incapacidade, sentem o poder discriminatório de certas atitudes e expressões. Através de exercícios e oficinas de prática teatral, destinados a promover uma consciência inclusiva e responsável, confrontamo-nos com vários preconceitos que ainda imperam na nossa sociedade e que nos fazem comunicar e agir excluindo.
Início da atividade: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
Almoço: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
Fim da atividade: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS – 04 ABR – QUINTA-FEIRA
Os conceitos de direitos humanos, igualdade de género e interculturalidade contribuem para a tolerância, a não discriminação, o respeito pelo outro, a valorização da identidade pessoal e social de cada um, através do reconhecimento e da construção de um coletivo plural e diverso. Afinal, todos diferentes, mas todos iguais. Estas aprendizagens são reunidas, para no futuro colocar em prática, num pequeno manual, sob a forma de caderno, que pretende ser orientador para futuros cidadãos democráticos, participativos e humanistas.
Início da atividade: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
Almoço: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
Fim da atividade: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (Campo Grande)
Mais informação e inscrições
- Datas e Horário: 1—4 ABRIL | 9H30—17H30
- Idades: 8-14 anos
- Bilhetes: 54 € (4 dias) ou 18 € (1 dia)
- Mediante marcação: [email protected]
Os participantes devem trazer almoço e dois lanches, manhã e tarde.
O almoço não pode ser aquecido, deverá ser piquenique.
Recomenda-se ainda roupa e calçado confortáveis, uso de chapéu e casaco nas atividades de exterior.
Quais as melhores atividades nas férias da Páscoa 2025?
- Atividades nas Férias da Páscoa em Lisboa e Campos de Férias Páscoa em Lisboa
- Bootcamps de Programação em Lisboa no Campo de Ourique
- Férias de Páscoa Positivas em Algés
- Workshops Culinários nas Férias em Oeiras
- Férias da Páscoa divertidas com ginástica nas Laranjeiras
- Atividades nas Férias de Páscoa no Porto e Campos de Férias Páscoa no Porto
- Campos de Férias Páscoa 2025
- As melhores Colónias de Férias Portugal Verão 2025
Este artigo foi útil para si?