Família > Agenda Família > Atividades nas Férias

Férias com Emoção – Alexandra Barros

Férias com Emoção

Ateliers para Crianças e Adolescentes

Nesta altura do ano, em que crianças e adolescentes se encontram de férias, os pais queixam-se muitas vezes de não saberem como ocupar os filhos enquanto estão a trabalhar.

Este ano resolvi lançar as Férias com Emoção, que serão ateliers em pequeno grupo com o objetivo de partilhar experiências e sentimentos, com vista à regulação emocional, que hoje em dia parece ser um desafio para os nossos pequenos.

Não se tratam de grupos terapêuticos, pelo que se tem alguma preocupação mais específica com o/a seu/sua filho/a, deverá considerar a possibilidade de agendar uma consulta. Nestas Férias com Emoção, o objetivo é mais preventivo.

Sempre defendi que a prevenção é a chave do equilíbrio, pelo que o objetivo destes ateliers assenta na saúde e na prevenção, o que não invalida que não possam ser detetados sinais de preocupação que mereçam atenção noutro contexto.

Ou seja, da mesma forma que há, por exemplo, diversas alternativas desportivas e artísticas, mais viradas para a atividade física, as Férias com Emoção serão um espaço de atividade psicológica!

Serão desenvolvidos dinâmicas de grupo e realizados jogos que visam o equilíbrio e o bem-estar emocional, incentivando a capacidade de estar com o outro, de ouvir, de dar e receber, de respeitar, de partilhar e colocar-se no lugar do outro.

Dividi estes ateliers por idades:

*STOP (Sente-Tenta-Observa-Partilha): Dos 8 aos 11 e dos 12 aos 14 anos
Funcionarão dois dias por semana (2ª e 4ª), em ateliers de 2h. Vão realizar-se jogos e dinâmicas de grupo com o objetivo de:
-Partilhar experiências e sentimentos através da palavra, do gesto e do desenho;
-Treinar a atenção e a impulsividade;
-Aprender técnicas de relaxamento.

STOP 8-11 anos: 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de Julho das 9h às 11h
STOP 12-14 anos: 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de Julho das 14h30 às 16h30
Valor: 200€
Máximo 5 crianças por grupo

*Conversas de Adolescentes: dos 14 aos 18 anos
Funcionarão uma vez por semana (4ª feira), em ateliers de 2h. Através de um mote lançado por mim, promover-se-á uma conversa que flua livre e espontaneamente sobre os temas que ocupam a adolescência. Não havendo temas obrigatórios, esperamos conseguir debater alguns dos desafios mais frequentes:
– Lidar com o corpo
– A aceitação, os amigos e os namoros
– Já não sou uma criança, mas ainda não sou um adulto e os meus pais são uma seca!
– A independência
– Os consumos e outras tentações
– O futuro: as escolhas vocacionais e profissionais
– A crise existencial

12, 19 e 26 de Julho das 11h às 13h
Valor: 150€
Máximo 8 adolescentes

Informações e Inscrições: abarros.psicologia@gmail.com
Prazo para inscrição: Sábado, 8 de Julho