A Feira do Livro de Lisboa 2024 está de volta no Parque Eduardo VII entre os dias 29 de maio e 16 de junho com milhares de livros e atividades para as crianças
A Feira do Livro de Lisboa está de volta: de 29 de maio e 16 de junho vão poder descobri-la no Parque Eduardo VII nos seus horários de abertura.
Voltam as atividades gratuitas para as crianças, com horas do conto e jogos planeados para todos os fins de semana, e a iniciativa Acampar com Histórias com o apoio da McDonalds – vejam a programação infantil da Feira do Livro de Lisboa 2024.
Destacamos a presença de Andy Lee e Rocio Bonilla na Feira do Livro: Os populares autores de “Não Abras Este Livro” e “De Que Cor é Um Beijinho?” vão marcar presença na Feira do Livro deste ano. Não percam a oportunidade conhecer Andy Lee no dia 30 de maio e Rocio Bonilla no dia 1 de junho.
Agenda para famílias na Feira do Livro de Lisboa
Feira do Livro de Lisboa 2024 – Programação Infantil
A programação infantil da Feira do Livro de Lisboa é fantástica e conta com imensas atividades: podem ver todas as atividades infantis no site da Feira do Livro.
A Feira do Livro de Lisboa vai retomar a iniciativa Acampar com Histórias, que permite a crianças entre os oito e os 10 anos (mediante inscrição e com um custo de 18,5€) dormirem no Parque Eduardo VII na envolvência da literatura e longe dos equipamentos eletrónicos.
Esta ação vai ter seis sessões (sextas, sábados e vésperas de feriado) e tem capacidade para 25 crianças/noite. Um regresso daquela que é a quinta edição desta iniciativa, realizada em parceria com a McDonald’s, e que foi interrompida durante a pandemia.
O PNL – Plano Nacional de Leitura também volta a marcar presença na Feira do Livro de Lisboa com uma série de iniciativas na Casa da Leitura da PNL.
Destaca-se o Consultório de Leitura, onde são dadas sugestões de leitura de acordo com o perfil dos leitores, três sessões de Clube de Leitura com Inês Maria Meneses, Gisela Casimiro e João Tordo, Clube de Leitura em Família (Oficinas com Inês Vila) e uma sessão de Ler e Conversar com Música – inspirada no sucesso do Reading Rythms em Nova Iorque – que o público da Feira do Livro pode experimentar num ambiente informal, de conversa, música e leituras.
Famílias com bebés são bem vindas na Feira do Livro de Lisboa
Este ano, a Feira do Livro está ainda mais amiga das grávidas e famílias com bebés! Porque as famílias são uma parte importante dos visitantes, além do horário ajustado, este ano a Feira vai contar com a ajuda do Centro do Bebé, especialistas no apoio à parentalidade e acompanhamento desde a gravidez à primeira infância, para criar espaços de apoio às famílias.
Situado junto à entrada Sul da Feira, as famílias encontram um espaço confortável onde os pais podem dar a papa, aquecer a comida do bebé, mudar a fralda ou amamentar. O segundo espaço encontra-se no topo norte da Feira com condições para amamentação e fraldário.
Doe os seus livros
O pavilhão “Doe os seus Livros” também está de volta: uma ação desenvolvida em parceria com o Banco de Bens Doados, que conta com mais de 264 mil livros angariados desde 2015, na qual os visitantes podem doar, todos os dias, os livros que já não precisam a crianças apoiadas por instituições da ENTRAJUDA, dando continuidade à promoção da leitura entre os mais jovens
Hora H:
Oportunidade única para ter acesso a uma seleção de livros * com descontos mínimos de 50% em títulos publicados fora das limitações da Lei do Preço Fixo do Livro.
A Hora H funciona de segunda a quinta-feira, na última hora da Feira, i.e., das 21h00 às 22h00 **.
* Somente nos participantes aderentes, em livros escolhidos e devidamente identificados por cada participante. Consulte a lista de aderentes.
** Dias feriado: 30 de maio, 10 de junho e 13 de junho, não há Hora H. Dia véspera de feriado: 12 de junho, a Hora H mantém-se na última hora da Feira, no caso, entre as 22h00 e as 23h00.
Horários da Feira do Livro de Lisboa 2024
- Segunda a Quinta feira: 12h00 às 22h00
- Sexta feira: 12h30 às 23h00
- Sábados: 10h00 às 23h00
- Domingo: 10h00 às 22h00
Horários Especiais:
- 29 de maio: 12h00 às 23h00
- 30 de maio: 10h00 às 22h00
- 10 de junho: 10h00 às 22h00
- 12 de junho: 12h00 às 23h00
- 13 de junho: 10h00 às 22h00
Mapa da Feira do Livro
Poderão consultar e descarregar o Mapa da Feira do Livro de Lisboa 2024.
Onde fica a Feira do Livro de Lisboa?
Parque Eduardo VII, Lisboa
Feira do Livro inclusiva, acessível e prática
A Feira do Livro de Lisboa tem como objetivo tornar o evento num espaço cada vez mais acessível. Neste sentido, foram introduzidas várias melhorias nas rampas de acesso a vários equipamentos, reforçou-se a oferta de casas de banho adaptadas.
Da mesma forma, o site da Feira tem uma área específica sobre acessibilidade com toda a informação útil: transportes públicos, locais de estacionamento, entradas e acessos, localização das casas de banho adaptadas e programação acessível (com uma agenda específica dos eventos com Língua Gestual Portuguesa).
Numa parceria com a ColorADD, a Feira do Livro de Lisboa disponibiliza nesta edição o “alfabeto das cores” permitindo assim que daltónicos consigam identificar/localizar os diferentes espaços da Feira. Desta forma, os símbolos ColorADD vão poder ser encontrados no mapa de localização, nas placas de sinalética ou mesmo a designação das praças onde decorrem os eventos culturais.
Ao nível dos serviços prestados aos visitantes, a Feira do Livro de Lisboa apresenta este ano um serviço de bengaleiro que permite não só guardar os casacos como também as compras na Feira, mas também o carregamento de telemóveis ou a expedição de livros por correio.
Como chegar à Feira do Livro de Lisboa?
Estações de Metro:
Marquês de Pombal ou Parque
Carris:
207 | 711* | 712* | 720 | 723* | 726 | 727 | 732 | 736 | 738 | 744 | 746* | 748* | 753* | 783
Carro:
Vindo da A1 – Na 2ª Circular sair para Campo Grande. Seguir em direção ao Marquês de Pombal
Vindo da A5 – Seguir em direção ao Marquês de Pombal.
Vindo da A2 SUL – Saída Marquês de Pombal
Aproveitem, o sol vai acompanhar-vos! 🙂
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- 14 sítios para visitar em Lisboa com miúdos que não podem perder!
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Boa tarde, não tive oportunidade de “Doar Livros” durante a Feira do livro de Lisboa. Gostava de saber se ainda vou a tempo de fazer a doação e, onde posso entregar os diversos livros que tenho para doar. Obrigado
Olá! Obrigado pela sua pergunta e desculpe pelo atraso de resposta. Pode ver aqui o processo de oferecer livros como recebido pelas bibliotecas de Lisboa:
Quanto à oferta de livros, a Rede de Bibliotecas de Lisboa aceita ofertas de documentação excluindo:
· Manuais escolares;
· Cassetes vídeo e áudio;
· Documentos fotocopiados;
· Documentos riscados, danificados ou em mau estado;
· Documentos com conteúdos desatualizados.
A RBL reserva para si o direito de dispor das ofertas do modo considerado mais conveniente, podendo estas ser, ou não, integradas na sua coleção.
A documentação que aceitamos e que não seja integrada no nosso fundo documental será encaminhada para oferta a outras instituições ou enviados para a reciclagem.
Caso esteja interessada em efetuar a sua oferta teremos todo o gosto em recebe-la.
As nossas instalações funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30 na seguinte morada:
Impasse A à Rua do Chibuto, 3 C,
1800 – 421 Lisboa
Tel.: 21 850 40 20
(próximo do cemitério dos Olivais)
Eu estarei lá como autora do livro infantil A Gata Mimi vai de Férias a Paris no dia 09/09, pelas 18h, no stand da Cordel D’Prata em representação da personagem da verdadeira Gata Mimi com 17 anos e a quem dedico a obra:) Venham conhecer o livro!
Votos de sucesso, Ana!
Beijinhos abobrinhas 🙂
Bom dia!
Gostaria de entrar junto ao Auditório Nascente da Feira do Livro (por motivos de dificuldades de mobilidade).
Como se chama a rua onde o táxi deverá parar?
Muito obrigada.
Maria Eduarda Correia
Olá, Maria Eduarda.
Imaginamos que seja na Alameda Cardeal Cerejeira, junto ao Miradouro do Parque Eduardo VII, visto ser a rua mais próxima do Auditório Nascente de acordo com o mapa.
Beijinhos e boa feira!