Família > Agenda Família > Música, Teatro e Filmes

Fada Juju e a Festa dos Sentidos – Musical amigo da Inclusão

Fada Juju e a Festa dos Sentidos – Musical amigo da Inclusão

Fada Juju e a Festa dos Sentidos – Musical amigo da Inclusão

A partir de 22 de Outubro a Fada Juju está de volta ao Teatro Villaret e traz a palco a Festa dos Sentidos. Este musical e peça de tratro do Plano 6 tem como ideia promover a inclusão!

A Fada Juju é uma jovem fada, iniciante nas artes dos sonhos. Apesar da sua vontade e dedicação ela não consegue descobrir qual a sua verdadeira vocação e, consequentemente, qual a sua verdadeira função na comunidade das fadas.

A Fada Juju é muito alegre e bem disposta… mas também muito distraida, o que só dificulta a dita tarefa. Ela só consegue ser vista por quem acredita em fadas e a Noa, a sua melhor amiga, acredita, e por isso já passaram grandes e bons momentos juntas a magicar.

Por obra do destino Juju vai conhecer também a Margarida, o Tomás e o Gaspar. A Margarida não consegue andar. Ela tem uma cadeira de rodas. A mais gira das redondezas! E tem também o sorriso mais bonito do mundo!

O Tomás nasceu cego e um dos seus maiores desejos é descobrir como são as cores do arco-íris. E o Gaspar, que é surdo, sente-se muitas vezes sozinho e sem amigos e o seu maior sonho é um dia ser actor.

Este quinteto vai derrubar barreiras, medos e preconceitos. Juntos vão celebrar a vida e as diferenças, numa verdadeira festa dos sentidos.

Esta é uma aventura cheia de emoções que envolverá o público numa teia mágica de amor e igualdade. Um espectáculo inclusivo, com muita música, que saberá tocar o coração de todos! 

Inclusão e a arte​

Educar para a inclusão é uma tarefa com a qual muitos pais, educadores e professores se deparam em casa, na sala de aula e nos momentos de lazer.

A cultura pode – e deve – ser um motor de educação e de sensibilização para que todos – crianças e adultos – possam tomar consciência da diferença, aceitá-la e respeitá-la.

 

A língua gestual permite-nos aceder a uma forma diferente de representar o mundo que nos rodeia – e isto também é válido para quem ouve.  A riqueza daquilo que se pode dizer através de um gesto pode ser um admirável mundo novo para quem desconhece esta língua, sejam miúdos ou graúdos.

Permitir a TODAS as crianças – ouvintes, surdos, cegos, deficientes motores, portadores de doenças raras – momentos de diversão e de aprendizagem, nos dias de hoje, é  formar  os adultos que, amanhã, vão encarar a diferença de uma forma  natural.

Falar de inclusão é, no fundo, falar de humanidade, de respeito e sobretudo de olhar sem rótulos perante aqueles que são diferentes de nós. Uma peça de teatro, ao proporcionar diferentes formas de comunicação – a música, o gesto, a cor – tranforma-se certamente numa experiência envolvente e marcante, por nos incluir a todos. 

 


 

Ficha Artística

  • Elenco: Paula Teixeira, Daniel Cerca Santos, Filipa Duarte, Rebeca Reinaldo, Tony Weaver
  • Autoria: Ana Rangel e João Ascenso baseado nos livros “Som das Cores”, “Amizade sobre Rodas” e “Fada Juju “Uma escola mágica” de Paula Teixeira
  • Encenação: João Ascenso
  • Músicas Originais: Dino Rodrigues
  • Tema: “O Mundo das Fadas”, “ABC” e “Juju, onde estás tu” – Letra: Paula Teixeira, Música: Simon Wadsworth. “Som das Cores” – Letra Paula Teixeira, Música: Paula Teixeira e Jaume Pradas. “som do Coração” – Letra: Paula Teixeira e Dino, Música: Dino e Jaume Pradas.

Plano 6

Comprar agora

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.