Fábricas das Artes do CCB em Fevereiro - Pumpkin.pt

Fábricas das Artes do CCB em Fevereiro

Chegou mais um mês e a Fábrica das Artes do CCB traz uma programação divertida e diversificada para toda a família.

Estar em casa com crianças é estar sempre a pensar no que fazer a seguir para que eles se entretenham. Nada temam! A Fábrica das Artes do CCB traz uma programação cheia de coisas giras para fazerem com os abobrinhas.

Fábrica das Artes do CCB em Fevereiro

A Tartaruga e o Menino do Mar – Um espetáculo de Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho

Uma criação de Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho a partir de um conto de tradição oral recolhido em Cabo Verde. A narrativa oral, a ilustração imersiva e a ciência aliam-se nesta criação para todos os públicos.

Oportunidade única para ver este espetáculo, de 16 de fevereiro até 31 de março, no Ticketline Live Stage.

Este espetáculo tem um Jogo-Atlas associado que pode ser descarregado e impresso em casa para jogar em família.

No Fundo Portugal é Mar – Visita Virtual

A instalação vídeo No Fundo Portugal é Mar, de Graça Castanheira, está agora disponível em versão virtual.

Criada com base em imagens cedidas pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), esta exposição utiliza vídeos captados por mergulhadores e pelo ROV Luso, um robô telecomandado que desce a seis mil metros de profundidade.

Muito embora seja popular a expressão «ponta do icebergue» para indiretamente referir a parte que não é visível, o certo é que sabemos pouco sobre as realidades submergidas do território. O que esta instalação se propõe fazer é imergir, viver abaixo da linha de água durante o tempo em que é percorrida por quem a visita.

Um movimento exploratório pelo território marítimo português.

Ciclo Festa de Desaniversário: Programação digital e presencial a propósito dos clássicos de Lewis Carroll

Festa de Desaniversário toma os clássicos de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, para cruzar a criação artística com a filosofia e, através deles, trazer para o jogo criativo as problemáticas contemporâneas que daí emergem. Num mundo impossível de levar a sério, a imaginação oferece-se como ponto de fuga ao confinamento; entre jogos de linguagem que consagram o absurdo e a formulação de perguntas verdadeiras que se repetem sempre; na alucinação do conhecimento e nas qualidades múltiplas do tempo, viajamos nelas; nas fronteiras do real, do estrangeiro e do político…

Indagações de Alice: Entrevistas em vídeo | Programação digital (27 de Janeiro a 3 de Março, todas as quartas-feiras, um vídeo novo)

Como parte da programação digital deste ciclo  apresentamos quatro entrevistas, em seis partes, com pensadores de vários campos do conhecimento que se relacionam com as obras de Lewis Carroll.

  • 27 de Janeiro: Margarida Vale de Gato | Tradutora
    • Durante o processo de criação do seu espetáculo São Horas de Já, os atores Catarina Rôlo Salgueiro e Vasco Batista entrevistam Margarida Vale de Gato, tradutora de Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, para satisfazer todas as curiosidades quanto ao que é, afinal, ser tradutor.
  • 3 Fevereiro: Yasser Omar | Professor e investigador de Física Quântica – 1ª Parte
    • Durante o processo de criação do seu espetáculo Quem És Tu, os atores Raquel Oliveira e José Leite entrevistam Yasser Omar, professor e investigador de Física Quântica do Instituto Superior Técnico, para satisfazer todas as curiosidades quanto ao que é, afinal, a realidade.
  • 10 de Fevereiro: Yasser Omar | Parte 2: Tempo
  • 17 de Fevereiro: Vasco Jesus | Matemático
  • 24 de Fevereiro: Walter Omar Kohan | Filósofo | Parte 1
  • 3 de Março: Walter Omar Kohan | Filósofo | Parte 2

Alice por Cuca Monga – Audiolivro | Programação digital – A partir de 5 de Fevereiro e até 16 de Julho, um capítulo novo todas as sextas-feiras.

Uma edição especial de Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, de Lewis Carroll, em formato de audiolivro. Acompanhados por música original do Conjunto Cuca Monga, os atores do ciclo Festa de Desaniversário dão vida às duas grandes obras que deram o mote a esta programação dedicada aos universos de Alice e seus companheiros de aventuras. Uma celebração da leitura em todas as suas formas.

Disponível no Spotify.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *