O Museu de Lisboa apresenta uma nova exposição de longa duração do piso térreo do Palácio Pimenta! - Pumpkin.pt

O Museu de Lisboa apresenta uma nova exposição de longa duração do piso térreo do Palácio Pimenta!

A nova exposição de longa duração do Museu de Lisboa é um convite para uma Viagem ao interior da cidade, que revela a evolução de Lisboa desde o Paleolítico.

Com dez mil miniaturas de edifícios que se estendem por mais de dez metros de comprimento e por quatro metros de largura, a Maqueta de Lisboa anterior ao Terramoto de 1755, uma das peças mais emblemáticas do acervo do Museu de Lisboa, volta a estar disponível ao público após obras de renovação do edifício e da museografia do Palácio Pimenta (Piso 0).

A nova exposição

A nova exposição de longa duração do Museu de Lisboa é um convite para uma Viagem ao interior da cidade, que revela a evolução de Lisboa desde o Paleolítico, há mais de cem mil anos, quando os primeiros habitantes chegaram a este território, até ao esplendor que a cidade atingiu no reinado de D. João V (r. 1706 – 1750).

O percurso, organizado de forma cronológica, desvenda diferentes etapas do desenvolvimento urbano e da ocupação do território, complementadas por aspetos da vida quotidiana, importantes marcos arquitetónicos, artísticos e arqueológicos.

Como complemento a este percurso, a exposição apresenta uma área específica dedicada à importância da cerâmica na construção e na identidade de Lisboa, tão presente em artefactos antigos encontrados em escavações arqueológicas, como em revestimentos cerâmicos de edifícios públicos e privados.

O discurso expositivo sobre a história da cidade terá, em breve, continuidade no piso 1 do Palácio Pimenta, após a realização das respetivas obras.

Mais Informações:

A nova exposição de longa duração abre ao público a 9 de junho e vai contar com um programa paralelo de visitas orientadas e atividades para famílias.

Viagem ao interior da cidade – 1.ª Parte

Local: Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Campo Grande, 245. 1700-091 Lisboa

Contactos: 217 513 200 | [email protected]

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<